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Qualidade do serviço de fornecimento de energia elétrica

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

C. P.

Para: Yes energy

12/12/2021

Fiz já uma reclamação na ERSE e, depois de email recebido da parte da empresa, em que esta alegava que as condições de potência elétrica eram as adequadas (por o responsável não ter percebido o teor da minha reclamação), respondi a esse email com os seguintes esclarecimentos:Como entendo ter sido claro na minha reclamação, o problema não está na potência contratada (6,9 kVA: o kVA é uma unidade útil neste contexto, mas no Sistema Internacional de unidades a unidade da grandeza potência é o watt, de símbolo W), mas na tensão, cuja unidade no Sistema Internacional de unidades é o volt, de símbolo V.De facto, e de acordo com os técnicos que se deslocaram à minha residência, a leitura de rede indicava um valor de tensão (ou diferença de potencial - d.d.p.) de cerca de 30 V (30 volt) abaixo do que é exigível (230 V).Acrescento que a tensão de 230 V deve ser mantida em permanência pelo distribuidor de eletricidade, uma vez que as oscilações de tensão para além dos limites regulamentares podem provocar avarias no equipamento elétrico da habitação.Mais ainda, sei que, no caso de a frequência das interrupções do fornecimento e a sua duração ultrapassarem os limites previstos no Regulamento da Qualidade de Serviço, o consumidor (eu) tem direito a uma compensação, a solicitar junto do seu distribuidor.Reitero que ainda continuo com o mesmo problema, que impede que eu possa ligar vários aparelhos elétricos em simultâneo (pois o quadro dispara, por a tensão ser abaixo do exigível). Esta situação é ainda mais grave pelo facto de estarmos quase no inverno e as temperaturas serem bastante baixas. Basta ligar a placa elétrica, para cozinhar, e os aparelhos de ar condicionado, que as lâmpadas começam a diminuir o brilho, sendo que várias já fundiram (se não desligar, entretanto, alguns aparelhos elétricos, o quadro dispara e fico sem luz). Os técnicos que estiveram em minha casa referiram que o sistema de apoio à minha zona habitacional tem de ser reforçado, pois foi instalado para um número de habitações bastante inferior aos que agora existem na minha área de residência (sendo que a minha casa é das mais afastadas desse centro de alta tensão).Isto é inaceitável e receio que, no inverno, a situação se agrave ao ponto de ter de escolher entre dispor de energia para cozinhar ou para manter a casa aquecida, o que não é aceitável pelo que todos pagamos e no séc. XXI.Agradeço o apoio de V. Exas., pois desde o email recebido da YesEnergy (grupo Enforcesco, S.A.), no dia 29 de novembro, não mais fui contactado e a situação os problemas permanecem.

Mensagens (1)

Yes energy

Para: C. P.

13/12/2021

Exmos. senhoresA Enforce, SA e a Enforcesco são empresas do mesmo grupo, mas com atividades comerciais distintas.Dado o teor da mensagem, pressupomos que se queiram dirigir à Enforcesco.Para tal, deverão faze-lo pelos contactos indicados em www.yesenergy.pt.Votos de Boas Festas, Ana Bárbara Dept. Administrativo e Financeiro[rodape enforce]


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