Abaixo está transcrito email enviado a Medicare em 06/08/2025 e até hoje não respondido:
Venho, por este meio, exigir o cancelamento imediato do contrato associado ao meu NIF, Contrato n.º45100308122
uma vez que:
- O serviço foi-me vendido por telefone, sem que me fosse apresentado ou assinado qualquer contrato escrito;
- As informações transmitidas foram enganosas e muito diferentes do serviço efetivamente prestado, tais como: disseram que eu teria direito a vários procedimentos dentários gratuitos, liguei em diversas clínicas filiadas e todas apenas davam descontos, nenhuma limpeza dentária consegui marcar, quando entrei em contato com a Medicare, depois que o plano já estava ativo me disseram que as clínicas só faziam "limpeza básica" - algo que nem sei ao certo o que significa, pois a limpeza dentária é um procedimento padrão esse termo "limpeza básica" apenas ouvi do atendimento da Medicare após eu reclamar da dificuldade de agendar uma limpeza e nem está tal limpeza básica consegui de forma gratuita.
Também me disseram que toda a mensalidade que eu pagasse voltaria como um crédito de pontos de valor correspondente para fazer compras em mercados( como o exemplo dado pela vendedora "se paga 20 euros terá o equivalente em pontos para compras em mercados, ou seja o gasto que o senhor tiver pagando o convênio é convertido em crédito para comprar em mercados" coisa essa que nunca ocorreu pois os pontos gerados por pagamento dão direito a descontos variáveis de acordo com o estabelecimento e nunca equivalente ao que se paga mensalmente.
Utilizei o convênio apenas por dois meses e efetuei o pagamento de ambos, após além da insatisfação com o serviço prestado e com as informações enganosas, fiquei desempregado e ainda continuo na mesma situação, logo, não faz sentido ficarem me cobrando por algo que não tenho usado e nem usarei pois a forma como me foi vendido o convênio está em desencontro com a verdade.
- Não foi respeitado o meu direito à informação, conforme previsto no Decreto-Lei n.º 24/2014 e na Lei de Defesa do Consumidor.
Informo que não autorizo qualquer renovação automática, prevista para outubro de 2025, e que não reconheço qualquer fidelização válida.
Solicito confirmação por escrito do cancelamento, e a cessação de todas as cobranças indevidas e ligações inoportunas de cobrança que venho recebendo.
Caso não haja resposta no prazo de 10 dias úteis, farei reclamação formal na DECO e no Livro de Reclamações Eletrónico.
Com os melhores cumprimentos,