Reclamação
K. S.
Para: CEAC - PPT4U Professional Personal Teacher
Venho por meio desta queixa, expor a forma como tem sido tratada uma causa que tenho com a escola Ceac, mal resolvida e de forma constrangedora. Ocorre que em dezembro de 2020 recebi a informação por uma amiga que a escola Ceac tinha cursos de nível 4 aceitos pelo Sef para autorização de residência para estudantes e, entrei em contato com a mesma pessoa que vendeu o curso à essa amiga, que também matriculou-se. Conversei com a pessoa chamada Manuela, que me foi muito prestativa porém omitiu o fato de que o ceac não tem todos os títulos que o sef reconhece para então nos reconhecer - alunos matriculados - como estudantes e dar-nos assim a autorização de residência. Esse foi o primeiro fato que me foi omitido.O segundo fato omitido foi o prazo que temos para cancelamento da matrícula caso tenhamos necessidade. Em nenhum momento desde o primeiro contato esse prazo nos é falado. Como descobri tudo isso? Quando fiz a matrícula no curso de Gestão de Empresas, estava mudando de morada e então fiquei sem internet até que fosse efetuada a transferência / mudança de morada e instalação dos serviços. Por essa razão mesmo em janeiro, ainda não havia entrado na plataforma e nem sequer começado o curso. Simultaneamente, veio novo lockdown e com isso perdi oportunidades de me colocar profissionalmente, também porque meus filhos voltaram a ficar em casa sem escola. Comuniquei ao curso que precisava cancelar minha matrícula porque era impossível manter o pagamento das mensalidades com mais um lockdown, crianças em casa... de forma transparente e humana expus minha situação e além do fato de que o curso não era aceito pelo sef. Fiz o primeiro contato pedindo o cancelamento com a pessoa de Manuela que me vendeu o curso. Após dois contatos amigáveis e sem nenhuma razão, ela me bloqueou no whatsapp. Este foi o meio pelo qual sempre nos comunicamos. Fui orientada por ela a procurar a escola e me passou o email. Uma pessoa de nome Luiz Fermino foi quem respondeu. Foi completamente insensível à situação exposta, beligerante e me constrangeu insinuando que eu assinei o contrato já sabendo que não tinha condições de pagar. O tal Sr. Luiz muito grosseiro, intransigente e parece não estar vivendo no mesmo momento de pandemia em que o mundo está, pois mostra-se completamente alheio ao universo de problemas financeiros e de desemprego a que estamos submetidos. Expliquei com transparência minha questão de falta total de condições e ele expôs que eu tinha apenas 14 dias para cancelar a matrícula e estava fazendo isso com 30 dias. Volto a frisar que nunca sequer acedi a plataforma. Nunca vi uma aula sequer e até hoje sigo assim. Havia possibilidade de um trabalho como cuidadora de idosos que não se efetivou também, pois havia até pensado em mudar o curso para a área de saúde caso me empregasse mas infelizmente não consegui. Já estou recebendo cobranças da mensalidade e nunca cursei. Mandei um último email ao tal Sr. Que muito mal representa a escola e sei financeiro, reforcei meu pedido de cancelamento, pedi clemência a ele, apelei à sua humanidade e nem sequer tive mais resposta. Sendo assim, deixo aqui o registro de que fui constrangida e sigo ai que parece a caminho de um litígio por falta de conscientização acerca do momento inigualável que o mundo está vivendo. Grata, Karla.
Mensagens (2)
CEAC - PPT4U Professional Personal Teacher
Para: K. S.
Bom dia,Sobre a reclamação supra referida deve ser publicada a resposta enviada à aluna nesta data:didactica@ceac.ptsent on today, 4:44 pm, read on today, 4:44 pmTo: k.andreasi@gmail.comCara KARLA ANDREA SILVA,Acusamos recepção da sua reclamação supra, que mereceu a nossa melhor atenção.Sobre o contrato assinado e a obrigação de pagamento1. No dia 18/12/2020 celebrou com a PPT4U um contrato de compra e venda de um curso de formação online de Gestão de Empresas2. O preço total de aquisição do referido curso foi de Eur2.016,00 (dois mil e dezasseis euros), conforme contrato de matrícula numerado 10990, do qual dispõe de um exemplar3. Relativamente ao preço referido no ponto anterior, a PPT4U concedeu uma facilidade de pagamento que lhe permitiria a liquidação do valor do ponto anterior em 36 prestações mensais e sucessivas de Eur56,00, com início em Fevereiro de 20214. Na data de outorga do supra referido contrato, foram devidamente explicadas pelo comercial que acompanhou a venda, todo o conteúdo e alcance das condições contratuais inerentes ao curso em causa, tendo assinado o respetivo Contrato de Matrícula, no qual declarou expressamente 'ter recebido um exemplar deste Contrato de Matrícula e ter tomado conhecimento e compreendido as Condições Gerais de Venda descritas no verso deste documento, que me foram devidamente explicadas pelo representante da PPT4U - Professional Personal Teacher, Lda.', tudo conforme contrato de matrícula5. Do contrato assinado resulta a obrigação de pagamento6. Do contrato assinado resultam AINDA deveres e obrigações para ambas as partes, incumbindo à CEAC a obrigação de prestar o serviço de apoio pedagógico, ao formando a obrigação de estudar e ao responsável pelos pagamentos a liquidação atempada do plano de mensalidades acordadasSobre as alegações feitas na sua reclamação7. "(...) omitiu o fato de que o ceac não tem todos os títulos que o sef reconhece para então nos reconhecer - alunos matriculados - como estudantes e dar-nos assim a autorização de residencia (...)": o representante da CEAC envolvido neste processo não afirmou em momento algum que o curso era aceite pelo SEF de resto o que o SEF aceita não são cursos, mas sim documentos comprovativos de frequencia de cursos escolares, universitários ou de formação profissional o que é sempre explicado aos nossos alunos é que com a inscrição é possível emitir um documento que comprove a inscrição e frequencia do curso da CEAC, cabendo depois ao SEF a decisão sobre se esse documento é ou não relevante para o processo de autorização de residencia do aluno8. "(...) O segundo fato omitido foi o prazo que temos para cancelamento da matrícula caso tenhamos necessidade. (...)"9. Nas condições gerais do Boletim de Matrícula, encontra-se explícito que 'O aluno tem o direito à livre resolução do presente contrato no prazo de 14 dias de calendário, sem necessidade de indicação de qualquer motivo', bem como fica regulado o formalismo da resolução 'A fim de exercer o seu direito de livre resolução, o aluno terá de comunicar, mediante carta registada com aviso de recepção enviada antes do decurso do prazo de livre resolução e dirigida à PPT4U - PROFESSIONAL PERSONAL TEACHER, Lda., Edifício BelaVista Office, Estrada de Paço de Arcos, n.° 66-66A, Sala 26, 2735-336 Cacém, a sua decisão de resolução do contrato'.Sobre a abertura da CEAC para a resolução deste processo10. A solicitação da aluna foi feita uma troca para o curso de Auxiliar de Saúde, mais consentâneo com as oportunidades de emprego que lhe estavam a surgir11. Foi feita uma redução de mensalidade para Eur40,00, durante 6 meses, o que representa um desconto temporário de cerca de 30% no valor da mensalidade12. O tempo de apoio pedagógico contratado pode ser utilizado pela aluna quando for mais oportuno realizar de forma consistente a formaçãoPara além destes passos, por iniciativa da CEAC, reiteramos que não se extingue a necessidade de cumprir o plano de mensalidades do seu contrato, pelo que será sempre necessário manter um pagamento regular mensal, ainda que de valor reduzido face ao contratado.Ficamos agora a aguardar a sua resposta.Para outras questões ficamos disponíveis pelo telefone 210 920 666 (dias úteis entre as 09:00 e as 22:00h) ou pelo correio electrónico: didactica@ceac.com.pt.Cumprimentos,A EQUIPA PEDAGÓGICA CEACLuis BonéEstrada de Paço de Arcos, n.° 66-66AEdifício BelaVista Office, Sala 31, 2735-308 CacémT: +351 210 920 666M: +351 933 593 962W: www.ceac.ptF: Siga-nos em: s:www.facebook.com/cursosceac/[assinatura_nova.png]AVISO DE CONFIDENCIALIDADEEsta mensagem e quaisquer ficheiros anexos contem informação privilegiada e confidencial, destinando-se exclusivamente aos respectivos destinatários. Os conteúdos da mesma não poderão ser disseminados, distribuídos ou copiados para terceiros sem autorização prévia do remetente. Se não é o seu destinatário ou se recebeu esta mensagem por motivo de erro, solicitamos que não faça qualquer uso ou divulgação do seu conteúdo e proceda à eliminação permanente desta mensagem e respetivos anexos.
K. S.
Para: CEAC - PPT4U Professional Personal Teacher
Muito bom dia. Mais uma vez recebo uma mensagem que é mero CTRL+C / CTRL+V para toda e qualquer situação que vocês encontram em nossas reclamações. Sigo afirmando que não tenho condições de arcar com o curso, entramos em lockdown mais uma vez, meus filhos estão em casa, sem frequentarem a escola, não consegui me colocar profissionalmente e desde janeiro tenho dito isso, comuniquei à empresa de forma transparente e se estamos em dificuldade para nos alimentar, não faz sentido que nos tornemos inadimplentes num curso que outrora fora desejado, mas infelizmente como tem acontecido desde 2020, o cenário nos obriga a declinar. Não há justificativa para que vocês se apoiem apenas num data de contrato e prazo de cancelamento (os 14 dias que vocês nunca nos elucidaram sobre), sendo que até a Presidência da República nos tem abonado e favorecido com seus decretos devido à pandemia. Que espécie de empresa é essa que se mostra completamente alheia e insensível ao contexto mundial que estamos vivendo? Não percebem que, ao invés de manter os alunos, estão nos fazendo formar uma imagem extremamente negativa da escola? Somos 5 amigos matriculados nestes cursos do CEAC e nós os 5 afirmamos que nunca nos foi dito que vocês não tinham todos os títulos exigidos pelo SEF e essa não é questão mais importante, o que é sério é nossa situação financeira imposta pela pandemia e que vocês insistem em não ver, como se vivessem em outro planeta. Uma escola negacionista que não tem percebido a urgência e seriedade do problema de sobrevivência que estamos enfrentando, principalmente como imigrantes. Sabendo também que somos nacionais de um outro país, deveriam PREOCUPAR-SE BASTANTE em nos explicar OS PRAZOS CONTRATUAIS, NO ATO DA ASSINATURA DO CONTRATO. Manuela, a representante comercial de vocês foi a mesma que fez a venda a Martha, minha amiga, Guilherme Marega, Marcos e Rodrigo, e todos afirmamos que o PRAZO QUE TEMOS PARA POSSIVEL CANCELAMENTO NUNCA FOI DITO. Vocês contam maliciosamente que as pessoas leiam aquelas letrinhas microscópicas no verso do contrato e contam também com nossa falta de conhecimento ainda das leis do país. Ao consultar uma advogada portuguesa, ela nos orientou acerca disso e não o CEAC. Ora, estou pedindo clemência para que vocês atendam meu pedido de cancelamento, como mãe de dois filhos que está em dificuldades extremas e desempregada. Tenho nível superior no Brasil, adoro estudar, desejei muito cursar o curso do CEAC mas não posso continuar e NUNCA SEQUER VI UMA AULA, NÃO USUFRUÍ DE NADA, APENAS RECEBI UM CADERNINHO PARA ANOTAÇÕES, QUE POSSO DEVOLVER. NÃO TENHO NENHUM MATERIAL DIDÁTICO, NUNCA ACESSEI O PORTAL DA ESCOLA. Por que se mostram tão irredutíveis? Isso é ausência total de humanidade. Ainda a respeito da falta de atenção ao prazo de cancelamento (14 dias), no próprio curso de Gestão de empresas que vocês ministram, existe uma premissa: se o cliente não compreendeu ou não sabe de uma informação, é UNICA E EXCLUSIVAMENTE RESPONSABILIDADE DE QUEM EMITIU A INFORMAÇÃO NO DIÁLOGO, A FALTA DE COMPREENSÃO E DE CONHECIMENTO SOBRE AQUELA MENSAGEM. Conteúdo da aula do CEAC: “A comunicação baseia-se em 4 princípios básicos: não existe a não – comunicação, toda comunicação implica um aspeto de conteúdo e outro de relação o último condiciona o primeiro o VERDADEIRO NÃO É O QUE TRANSMITE O EMISSOR, MAS SIM O QUE ENTENDE O RECETOR QUANDO O RECETOR INTERPRETA MAL UMA MENSAGEM, A REPSONSABILIDADE É SEMPRE DO EMISSOR. Ou seja, somos pelo menos 5 clientes que desconheciam o prazo, logo algum problema há com a comunicação e a forma como vcs estão vendendo a escola. Vocês deveriam frizar a informação e se certificar de que os clientes estão cientes desta importante informação haja visto que temos aqui mesmo neste site outros muitos clientes solicitando cancelamento e que, certamente, não conheciam o prazo também. Em resumo, preciso que cancelem minha matrícula. Estou sendo atendida por programa social para alimentar minha família, temos recebido doação de alimentos e não merecemos nos tornarmos inadimplentes por uma situação alheia à nossa vontade. Mais uma vez, reitero meu pedido de cancelamento, com boa fé e humanidade. Escolas lidam com pessoas, com material humano. Fui proprietária / diretora de uma escola de Educação Infantil no Brasil e jamais podemos estar insensíveis às condições sociais e econômicas que se impõem às famílias. Gestão escolar é diferente da gestão de uma empresa qualquer. E vocês deveriam saber disso. Mas estão agindo como se gerissem um talho. Nos ceifando, retalhando e atacando nossa moral, como se não quiséssemos continuar o curso por qualquer capricho. Minha razão de cancelamento é fidedígna e grave. É questão de sobrevivência, inclusive de duas crianças. Espero, sinceramente, ter como resposta o deferimento de meu pedido.Não há condição alguma de continuar matriculada, nem que vocês baixassem para 10 euros mensais as propinas. Difícil de compreender? Se você não tem alimentos, não tem como estudar. É algo óbvio que tenhamos que garantir o essencial.Desejo que isso seja resolvido de forma pacífica e sem mais constrangimentos.
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