Exmos. Senhores,
Recentemente arrendei um quarto que escolhi usando o filtro da plataforma para "overnight guests" (pernoite de visitantes ocasionais). O quarto é pequeno, a localização não é a ideal pois é uma área barulhenta e suja devida alto tráfego de turistas. Mas abri mão de conforto e preço pela possibilidade de receber visita para pernoite, pois toda a ideia é passar o Natal e Ano Novo com meu filho que estuda no Porto em Lisboa.
Apenas a pouco tempo da minha chegada, o proprietário apresenta o contrato e anuncia que não permitirá que eu receba meu filho, quando então já não é possível eu cancelar a reserva sem eu perder todo meu pagamento em taxas e primeiro mês (quase 700 euros). A única alternativa que ele me apresenta é assinar um contrato de cláusulas draconianas e ficar presa ao espaço por 4 meses em um quarto de baixa qualidade sem possibilidade de visitas, ou ainda pagar outro 100 euros a mais para que ele permita receber meu filho em um quarto ligeiramente melhor – mas ainda com a possibilidade contratual de ele proibir que meu filho me passe a noite de Natal. A forma como o recurso da Uniplaces foi usado, longe de ser uma garantia de receber pelo que se pagou, transforma-o em uma armadilha aos consumidores. O local arrendado deveria seguir as características anunciadas quando do arrendamento, ou ao menos, o contrato com suas limitações até então ocultas ser apresentado antes de completar os primeiros pagamentos.
Pedi ajuda a equipe de atendimento ao cliente da Uniplaces. Mas eles se eximiram que qualquer responsabilidade. Afirmaram não poder me repassar para outro imóvel, e que o senhorio era livre para modificar os dados sobre o uso do quarto como quisesse. Que não haveria nenhum tipo de estorno de qualquer pagamento. Estou com meu dinheiro preso, sem poder buscar outro quarto e se poder entrar no quarto já pago se não aceitar um contrato que me prende nele por quatro meses! (Que abrangem Natal e Ano Novo!) Estou presa em uma armadilha, que muito me prejudica. Importante notar que bastaria o senhorio declinar da reserva para que eu pudesse buscar outro local. Isso não o penaliza financeiramente, não prejudica a empresa Uniplaces, e resolveria ao menos em parte o problema, pois restaria a mim fazer uma nova busca para encontrar meu espaço.
Por outro lado, se ele não declinar a reserva, o que ocorre é que ele ainda leva 100% do pagamento, e não me dará acesso ao local! É uma chantagem com minha integridade física e material.
Uma armadilha para consumidores, com um combo de propaganda enganosa e abuso contratual em um sistema viciado que abre margem para abusos contra dos consumidores.
Cumprimentos, se cuidem viajantes, as informações sobre o local elencadas pelos filtros da Uniplaces não garantem que sua escolha será respeitada. Até então eu pensava que compensava pagar as taxas de serviço, mesmo sendo as mais altas do mercado, justamente por estas garantias.
Obrigada pelo espaço de denúncia.