SATA e GROUNDFORCE, venho por este meio proceder a uma reclamação, na sequência das seguintes situações:No dia 16.Jul.23, eu com o meu marido e nossas duas cadelas tínhamos voo marcado LISBOA-PICO(S40141) para 07:45. Para depois apanhar barco SÃO ROQUE-VELAS(S.Jorge) às 11:15.Eram 6h da manhã estávamos no aeroporto para fazer check-in. Tudo corria normalmente até que a funcionária da TAP, que efetuava o check-in perguntou se estávamos informados q tínhamos de efetuar um pagamento de 25€ por cada animal. Eu respondi q ñ tinha sido informado de tal e q isso nunca tinha acontecido em 3 anos q efetuamos esta mesma viagem com estes mesmos animais. Q sempre foi descontado o peso das cadelas e caixas de transporte nos kgs de bagagem q temos direito (23kgs p passageiro). A funcionária disse q as normas, tinham mudado em Janeiro e q passaria a ser responsabilidade do passageiro informar-se dessas alterações. Ao q questionei:então se foram mudadas em Janeiro, eu que comprei os bilhetes de avião online em Março e liguei para o apoio ao cliente da Sata para efetuar a reserva das cadelas também em Março e nas várias chamadas efetuadas, porque é que NUNCA ninguém mencionou q as normas tinham sido alteradas? Ao que a assistente de terra respondeu que ñ sabia porque ñ tinha sido passado essa informação e que agora cada passageiro continuava a ter direito a 23 kgs ms q apenas poderia levar 1volume, tendo ele ou ñ 23kgs. Neste momento,ñ se trataria de pagar ou ñ, mas sim da falha de comunicação para cm os clientes. Nesse momento também nos foi dito que teríamos de ir pagar os ditos 50€ ao balcão da Sata e depois regressar ao balcão de check-in para que 1 assistente disponível nos fosse acompanhar à entrega dos animais. Ora bem, em pleno aeroporto, com 2 animais dentro de transportadoras a ladrar às 6h da manhã, a pessoa quer é despachar o check-in para embarcar para as quase 2 semanas de férias na terra natal. Sim pq eu sou açoriano e apenas tenho 2 semanas de ferias consecutivas por ano que me permitam ir a casa ver os meus pais, em São Jorge. De salientar, que neste processo todo, a responsável de check-in, ou seja, lá como é designado esse posto, também ela da TAP, andou de cara trancada como se estivesse pronta a atacar quem lhe atravessasse na frente durante o seu turno, ou ainda, como se tivesse sido forçada a acordar a um Domingo de manhã demasiado cedo para ir trabalhar. Lá fomos fazer o pagamento e dpois voltámos ao balcão para o funcionário disponível ir connosco entregar os animais. Efetuámos a passagem pela segurança, tudo tranquilo. Entretanto fomos à casa de banho e quando chegámos à porta de embarque, fomos logo recebidos com “a porta de embarque fechou às 7:25” (eram 7:30) e nós completamente sem reação ao ouvir esta frase, vinda pela dita cuja responsável de check-in/embarque com quem já nos tínhamos cruzado anteriormente, só me saiu da boca “mas nós temos as nossas cadelas lá dentro”. Ao que a senhora responde imediatamente sem olhar-nos na cara e continuando a fazer o que estava a fazer, sem dar importância à situação “sim eu sei, mas já foram retiradas do avião junto com a mala, dirijam-se a zona de perdidos e achados porque estarão em breve lá para vos serem entregues”.Estava a senhora responsável e mais 3 funcionárias da TAP. Não houve um ui nem um ai da parte das outras funcionárias. Olhámos para o relógio e eram 07:30. ATENÇÃO… ERAM 07:30… FORAM 5 MINUTOS de atraso. Eu bloqueado estava com toda a situação porque jamais pensei que isto nos fosse acontecer e o meu marido estava “petrificado”, uma vez que toma medicação para viajar e a esta hora já estava a fazer efeito. Mesmo assim conseguiu perguntar “Em 5 minutos que estamos atrasados, conseguiram tirar os animais e a mala do avião?!?!”. Ao que foi novamente respondido “dirijam-se à zona de entrega de malas para a entrega destas”. Sabemos que há procedimentos que são cumpridos na porta de embarque e gostaríamos de saber a que horas foram fechadas as listas de passageiros do voo.Esta senhora nem sequer teve em consideração os animais, que decerto saberá que ñ é fácil viajar com animais em caixas, mais ainda àquela hora da manhã. E agora sabemos que essa responsável poderia ter ligado para mais 2 responsáveis para tentar a nossa entrada na aeronave. CLARAMENTE QUE FOI MÁ VONTADE DA FUNCIONÁRIA E FALTA DE EMPATIA. Esta senhora ao dizer-nos isto e nós sem conseguir reagir de volta o suficiente, fomos logo embora sem argumentar mto, pq agora a nossa maior preocupação era ir buscar os animais, “que deveriam estar quase na zona de bagagem fora de formato para serem levantadas”. Decerto que o voo saiu atrasado porque depois de ela nos ter comunicado estas informações, 5 minutos depois da porta de embarque ter fechado, relembro 5 MINUTOS, é que devem ter ido tirar as cadelas e mala de dentro do avião. Gostaríamos também de saber a que horas saiu o voo em questão. DEMORÁMOS CERCA DE 2 HORAS E 30 MINUTOS PARA REAVER AS NOSSAS CADELAS E MALA.Entretanto, nestas 2 horas e 30 minutos tivemos de tentar remarcar as viagens e fazer o pedido de entrega dos animais e mala, que é só mt mal-organizado. Demorámos tanto tempo para reaver as nossas cadelas e a mala quanto o tempo de viagem entre Lisboa-Pico. Vergonhoso! Assim sendo questiono, O QUE ERA PREFERIVEL… DEIXAR-NOS ENTRAR NA AERONAVE APESAR DO ATRASO DE 5 MINUTOS (causado pelo pagamento extra no check in) OU TER O AVIAO SAÍDO ATRASADO E CAUSAR TODA ESTA CONFUSÃO TANTO PARA NÓS CLIENTES, QUANTO PARA FUNCIONARIOS DE MALAS E AFINS?!?Não terá sido mesmo má vontade dessa funcionária? Mas não ficamos por aqui…Já no balcão da SATA, ao tentar reagendar os voos (conseguimos logo reaver os 50€ pagos pelos animais) apenas tinham disponível a opção Lisboa-Faial no dia 18 de Julho, mas apenas para mim e meu marido. Para levarmos as cadelas só a partir de dia 24 de Julho (e nós com regresso a 29 de Julho). Aparentemente não haveria espaço para os animais no dia 18 pois havia um excesso de malas nesse vo