Exmos. Senhores,
Venho por meio desta formalizar uma reclamação contra a TAP Air Portugal, referente às falhas ocorridas na minha viagem de São Paulo ao Porto, em janeiro de 2025, associadas à reserva QF42XB e à nova reserva N5QZU3.
No momento da reserva, em maio de 2024, foi solicitado e confirmado que os assentos estariam adequados para viajar com um bebé de 19 meses utilizando uma cadeirinha, conforme as normas de que tal seja posicionada junto à janela. No voo de ida, tudo correu bem.
No entanto, na viagem de volta, enfrentamos sérios transtornos devido a erros da equipe da TAP:
No check-in no aeroporto de São Paulo, fomos informados de que os assentos atribuídos não eram junto à janela, inviabilizando o uso da cadeirinha do bebé. Quando mencionamos que, por isso, despacharíamos a cadeirinha, o atendente apenas concordou de bom grado, sem oferecer a troca de assentos ou alertar sobre qualquer problema adicional com a reserva.
Já no portão de embarque, fomos contatados pela supervisora, que informou que precisaríamos retornar ao balcão para corrigir a reserva do bebé ou seríamos impedidos de embarcar. Com pouco tempo, tivemos que atravessar novamente todos os controles de segurança e imigração, o que foi extremamente desgastante, especialmente com um bebé.
No balcão, a supervisora desculpou-se pelo erro do atendente - que deveria haver trocado os assentos -, mas afirmou que precisaríamos pagar uma nova reserva (N5QZU3).
Contactei a TAP sobre o caso, que afirmou que faria o "reembolso do bilhete original que não foi utilizado". No entanto, recebi apenas 9,79 euros de reembolso, um valor desproporcional considerando que a reserva original do bebé (ida e volta) ultrapassava os €800. A TAP não explicou de forma transparente como esse valor foi calculado.
Diante disso, exijo:
- O reembolso adequado da reserva QF42XB, não utilizada na viagem de retorno;
- Um esclarecimento detalhado sobre o cálculo do reembolso concedido;
- O ressarcimento pelos transtornos causados, incluindo o erro na marcação de assentos e o desgaste de ter que retornar ao check-in sob ameaça de perder o voo.
Cumprimentos.