Exmos. Senhores,
Venho por este meio expressar a minha profunda insatisfação com o serviço prestado e a qualidade do veículo adquirido. Comprei um Passat ano 2015 que deveria ter sido entregue em fevereiro, mas devido a problemas na caixa de direção, o carro só me foi entregue em 27 de abril de 2024.
Em menos de 15 dias, o veículo começou a apresentar erros no controle de estabilidade (ESC), no AUTO HOLD, no indicador de controle dos pneus e no Parkpilot. Devido a esses problemas, utilizei o carro apenas em deslocações pequenas e essenciais, pois os erros comprometeram seriamente a segurança do carro. No dia 27 de junho, o carro foi entregue para reparo.
No dia 22 de agosto, houve uma tentativa de entrega do carro após supostos reparos, mas os mesmos problemas persistiram, como se nunca tivessem sido corrigidos. O carro só me foi entregue novamente no dia 27 de setembro. O carro ficou parado por alguns dias e, ao sair com ele em um dia de chuva, não houve tração, resultando em um despiste numa rotunda. Felizmente, não estava em alta velocidade e não havia carros atrás de mim, evitando um acidente grave.
Relatei o ocorrido ao estande e fui a uma loja de pneus, onde me informaram que os pneus traseiros têm baixa aderência em condições de chuva e os pneus dianteiros são antigos (fabricados em 2020) e apresentam desgaste irregular. Foi sugerido verificar o alinhamento do carro e trocar todos os pneus, já que os dianteiros estão desgastados e os traseiros não possuem aderência suficiente. Foi considerado mais seguro cruzar os pneus, colocando os traseiros na frente, mesmo sendo antigos, pois ainda têm maior aderência.
Relatei tudo isso ao estande Edax, que ofereceu um valor de 101.90€ a título de cortesia, o que considero insultuoso, e posteriormente argumentaram que eu teria percorrido 5700 km com o carro, apesar de ter explicado que só fiz percursos curtos.
Hoje, 22/10/2024, ao levar o carro à inspeção, foi verificado que o mesmo está desalinhado, o que é curioso, pois o carro supostamente teve problemas na caixa de direção e foi arranjado. Os pneus dianteiros (antes traseiros) têm a numeração errada. Ao entrar em contacto com o pós-venda do estande, fui tratado de maneira extremamente rude e me foi informado que só poderiam enviar os pneus por correio ou dariam o valor oferecido anteriormente, mas eu teria que arcar com o restante do valor, e que não fariam mais nada.
Expliquei que dependo do carro para transportar uma pessoa doente e cadeirante e não posso ficar sem ele, mas mesmo assim me disseram que não podiam fazer nada. Ofereci um orçamento de 75 euros por pneu (totalizando 150€ pelo par) e que abririam a oficina especialmente para me atender, mas minha oferta foi recusada. Ainda insinuaram que eu teria trocado os pneus, alegando que o carro foi entregue com os pneus corretos.
Aguardo uma resolução urgente e adequada para o problema.
Cumprimentos.