back

Problemas com o envio de bagagem

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. E.

Para: SATA - AZORES AIRLINES

18/08/2023

No dia 16 de Setembro de 2022 reservei um bilhete de ida e volta na SATA de Lisboa para a Ilha das Flores nos Açores que me dava direito a uma bagagem de porão com 23kg, uma bagagem fora do formato, no meu caso um tubo de canas de pesca, e uma bagagem de mão, sem quaisquer custos adicionais, segundo a SATA me informou.No dia 9/01/2023, recebi novo bilhete electrónico onde o voo de Lisboa para Ponta Delgada, pois o voo tinha escala em Ponta Delgada, iria ser operado pela TAP, por isso, telefonei para a SATA a perguntar se as condições da bagagem se mantinham e informaram-me que na TAP a bagagem fora de formato era paga mas, atendendo a que eu não devia ser prejudicada por esta alteração que era da exclusiva responsabilidade da SATA, iriam pedir autorização a esta companhia e eu só teria de confirmar junto da TAP.Assim o fiz, foi-me confirmado telefonicamente pela TAP que poderia transportar toda a bagagem acima referida sem qualquer custo adicional.Posteriormente, num outro contacto com a SATA já me foi informado que como o voo era operado pela TAP teria de pagar 65 euros na altura em que fizesse o check-in, pela bagagem fora de formato.Uma semana antes do voo, voltei a telefonar para a TAP que me confirmou novamente a reserva da mesma bagagem sem qualquer custo adicional.No dia 25 de julho, quando cheguei ao aeroporto por volta das 6:30h e fui fazer o check-in mandaram-me dirigir ao balcão da SATA porque no meu bilhete estava confirmada toda a bagagem mas o tubo de pesca não tinha o custo associado e só poderia despachar este material após pagamento.No balcão da SATA disseram que o voo inicial era operado pela TAP logo estes é que teriam de fazer a cobrança. Regressei ao balcão do check-in onde já estava outro funcionário que me levou ao balcão da TAP e finalmente efectuei o pagamento.A funcionária do check-in colocou a etiqueta no tubo para eu posteriormente levar ao balcão da bagagem fora de formato e disse-me para despachar a mala noutro balcão, quando lá cheguei mandaram-me voltar para trás porque a mala não estava etiquetada.Regressei ao check-in para colocar a etiqueta na mala e a funcionária informou-me que tendo em conta as dimensões da mala e uma vez que eu já tinha o tubo, esta não podia ser enviada para o porão e teria de a levar comigo na cabine, respondi que esta continha material de pesca pelo que não poderia ir na cabine. Por especial favor, a funcionária colocou uma etiqueta na mala para esta poder seguir no porão. Chegados ao tapete para enviar a mala para o porão, não o fizeram e mandaram-me despachar a mala junto com o tubo na bagagem fora de formato.Ultrapassada a fila da bagagem fora de formato, receberam o tubo mas não aceitaram a mala porque faltava a assinatura de um termo de responsabilidade que teria de ser feita no balcão da TAP, felizmente apareceu um funcionário desta companhia que presenciou a assinatura deste documento e não foi necessário voltar ao balcão.Depois de tudo isto, para além de ter ficado a 2 minutos de perder o voo fiquei emocionalmente num estado lastimoso.Face ao exposto, venho reclamar do pagamento indevido dos 65 euros e dos danos morais causados pela forma como fui tratada em todo o processo.Olhão, 18 de agosto de 2023.Anaísa Maria Iria Lelo Estrela

Mensagens (1)

SATA - AZORES AIRLINES

Para: A. E.

22/09/2023

Exmo Srs,V/Ref: CPTPT01858058-23N/ ref: CAS-126685-L4X0T2Informamos de que estamos a analisar a ocorrencia e posteriormente contactaremos directamente com a passageira.Com cumprimentos,Serviço a Passageiros Customer CareDireção de Vendas and Marca, Marketing e Comunicação Sales and Brand, Marketing and CommunicationMorada Address: Rua Dr. José Bruno Tavares Carreiro, n 6 7º Piso9500-119 Ponta Delgada Açores PortugalAVISO DE CONFIDENCIALIDADEEsta mensagem e quaisquer ficheiros anexos a ela contêm informação confidencial e destinam-se a uso exclusivo a quem nela conste como destinatário. Podendo conter informação privilegiada, confidencial ou qualquer outro conteúdo protegido e impedido de ser revelado sob a lei aplicável.Caso não seja o destinatário desta mensagem, fica notificado de que qualquer utilização, distribuição, reencaminhamento ou outra forma de revelação a outrem, impressão ou cópia desta mensagem é expressamente proibida.CONFIDENTIALITY NOTICEThis e-mail, as well as any attachments, is intended only for the use of the individual or entity shown above as addressees. It may contain information which is privileged, confidential or otherwise protected from disclosure under applicable laws.If the reader of this transmission is not the intended recipient, you are hereby notified that any dissemination, printing, distribution, copying, disclosure or the taking of any action in reliance on the contents of this information is strictly prohibited------------------- Mensagem original ------------------- [s:www.deco.proteste.pt/~/media/aa08e4bbc7b641bca16054c1d9173084.png][s:www.deco.proteste.pt/~/media/aa08e4bbc7b641bca16054c1d9173084.png]


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.