Problemas com intervenção de reparação de sensor de gases NOX fraudulento
Problema identificado:
OutroReclamação
D. C.
Para: SEAT PORTUGAL
O meu nome é David Campos e falo na qualidade de proprietário de uma carrinha Seat Alhambra com a matricula 87-PC-79. Falo nos termos de cliente insatisfeito com o desenrolar de uma situação extremamente desagradável. Fui um dos inúmeros clientes contemplado com uma unidade automóvel que necessitou de rectificação, forçada em abono da verdade, do sistema fraudulento de gases implementado e comercializado pela Vossa marca. Nessa qualidade de cliente OBRIGADO a rectificar esse problema, na injusta medida em que se não o fizesse o meu carro não poderia ter uma Inspecção Periódica Obrigatória por lei, válida ficando impedido de circular legalmente. Venho por isso expor o seguinte. Reitero, para além de ser alheio a este fenómeno causado pela Vossa atitude pouco ética de comercializar carros adulterados, peço que designem especifica e concretamente a Vossa qualificação em primeiro lugar quanto à Vossa responsabilidade na medida e dimensão disto mesmo. O que se passou e até que ponto vai a Vossa responsabilidade? Desde que procedi à rectificação com a operação feita nas Vossas instalações existe uma luz acesa que persiste em não apagar. Sempre que me desloquei às Vossas instalações rectificavam a luz mas ela acendia passado uma centena de Km acendia . Na minha ultima deslocação em Janeiro de 2020 na JOP, no Porto, para efectuar a revisão dei conta de que desejava ver a situação resolvida em definitivo visto que o carro ia estar disponível para esse efeito. Afirmaram que gastaram 3 horas extras a dar conta do problema e a saná-lo. Sai da Oficina com a luz acesa igualmente. Disponibilizei novamente o carro no dia seguinte a ter saído da revisão e fui informado que a unidade de arrefecimento do Adblue estava a necessitar de reparação. Pediram pela peça mais de 400€ (mais mão de obra. Que não foi orçamentada). Obviamente não aceito ser penalizado em sede de um defeito que surge na imediata sequência de uma intervenção para rectificar algo (que acredito igualmente estar ao abrigo dos 2 anos de garantia contra defeitos de fabrico) alheio à minha vontade e sobre a qual, mantenho, fui obrigado a fazer. Assim sendo e dado que fui contactado a dar conta de que a marca não iria comparticipar nesta reparação, como de resto é óbvio que deve ser da inteira e exclusiva responsabilidade do problema que subsiste desde a intervenção de rectificação da emissão de gases. Necessito da rápida resolução deste problema que resulta directamente de uma intervenção penalizadora e/ou mal executada.
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SEAT PORTUGAL
Para: D. C.
Processo n.° PR00006766Matrícula: 87-PC-79Chassis: VSSZZZ7NZFV506561Exmo. Senhor David Alexandre Selas Campos,Fazemos referencia à sua reclamação datada de 04 de fevereiro de 2020, apresentada por apresentada por correspondencia eletrónica, a qual mereceu a nossa melhor atenção.Antes de mais, gostaríamos de agradecer a sua preferencia pela marca SEAT e assegurar-lhe que os nossos Clientes são a nossa prioridade número um, e, como tal, a sua opinião é importante para nós.Em primeiro lugar, cumpre-nos esclarecer que a medida técnica implementada nos veículos com motores a diesel do tipo EA189 (vulgo 'Acção de Servico 23S1') foi aprovada pelas autoridades competentes para o efeito e consiste numa actualização de software. Segundo as referidas autoridades, esta medida técnica não acarreta quaisquer efeitos adversos.Nesse sentido, a SEAT convidou todos os seus clientes a agendar uma marcação com um SEAT SERVICE autorizado, para que fosse, completamente livre de custos, implementada a medida técnica.Para esclarecimentos adicionais sobre o tema, por favor, consulte as perguntas e respostas sobre 'MEDIDA DE REFORÇO DA CONFIANÇA DA SEAT' disponíveis para consulta em www.seat.pt.Em segundo lugar, após análise e estudo do caso, verificámos que o seu veículo automóvel foi objeto da referida medida técnica (actualização do respectivo software) e que a mesma foi realizada com sucesso.Confirmámos também que a implementação da medida técnica não deu causa a qualquer problema mecânico. Com efeito, a 'luz acesa que persiste em não apagar' regista um código de avaria diferente, sendo o mesmo indicador de que a avaria está relacionada com a Unidade Arrefecimento Adblue, a qual carece de substituição com vista à resolução do problema.Assim, SEAT confirma o diagnóstico realizado pela oficina autorizada SEAT, a qual providenciou por uma célere análise e resposta ao cliente, no sentido de que esta avaria não está relacionada com a actualização do software do seu veículo automóvel.Portanto, não se relacionando a avaria com a actualização do respectivo software e, por conseguinte, com a Medida de Reforço de Confiança, os custos inerentes à necessária reparação (i.e. substituição da Unidade Arrefecimento Adblue) são da responsabilidade do proprietário do veículo.Esta conclusão está ainda confirmada pelo facto de o seu veículo automóvel já não se encontrar dentro do prazo de garantia de fábrica.Aproveitamos a oportunidade para apresentar os mais respeitosos cumprimentos.Atenciosamente,SEAT-Responde[Descrição: Descrição: 1]T+351 808 202 150seat-responde@seatportugal.ptSEAT Portugal.Edificio Expo 98,Av D.João II,Lote 1.07.2.1 - 5°Piso1998-014 Lisboawww.seat.ptwww.cupraofficial.ptPlease consider the environment before printing this email Condições gerais
D. C.
Para: SEAT PORTUGAL
Boa tarde É com perplexidade que recebo a resposta que além de tardia faz razia dos factos inegáveis mas proponho de novo uma re-analise para esclarecimento e devida assumpção da responsabilidade que Vos pertence total e cabalmente. Isto como demonstração de boa vontade. A saber:1º) Se os clientes fossem a Vossa prioridade não comercializavam carros com emissões adulteradas sem se responsabilizarem pelos efeitos negativos que existem em TODOS os clientes que tenho contactado e estão sobejamente insatisfeitos para com esta atitude digna.  Executaram a intervenção, sobre a qual vocês não assumiram o papel mitigador que deveria seria Vossa obrigação. Negar este facto demonstra o Vosso empenho em fugir ao facto de que como marca ERRARAM, fugindo agora de qualquer responsabilidade. Isto não é uma opinião. É um facto irrefutável. A menos que tenham como provar o contrário. Para cada cliente que vocês encontrarem satisfeito arranjo-vos 10 insatisfeitos. Quem ganha com isto? O cliente não é certamente como aludem.2º) Não me queixo dos custos da operação que foi gratuita (que grande favor que prestam ao mercado com essa "operação"). Em que é que fui beneficiado já agora? Que medida de reforço de confiança é esta onde se inibem da responsabilidade?3º) A seat "convidou" os clientes a fazer a intervenção (insistem em manter a farsa então?) e a legislação OBRIGOU a essa mesma operação sob o risco a que o carro ficar ilegal por falta da Inspecção Obrigatória Periódica (IPO). Qual a alternativa ao Vosso convite? Expliquem-me que convite é este? Não há argumento, hermenêutica, interpretação ou outro facto qualquer que não seja a pura e simples obrigatoriedade de a realizar ou ficar sem o carro.  Demonstrativo da Vossa verticalidade mais uma vez. 4º) A intervenção foi aprovada pelas autoridades competentes que vocês enganaram previamente em paridade de circunstancias com o cliente? Onde está aqui o beneficio para o principal prejudicado, o cliente?5º) Novo azar do cliente/prejudicado que o sistema de aquecimento de Adblue como menciona na resposta dada, aparecesse no dia da  "Vossa amistosa intervenção" (podia ter acontecido noutra altura mas coincidiu na altura da Vossa intervenção), tendo obrigado a duas deslocações expressas às instalações da JOP onde escamotearam mais uma vez fazendo um "reset", apagando a luz mas não resolvendo a razão do problema. Problema que passado mais uma centena de km aparecia de novo. Em momento algum foi mencionado, apresentado problemas com o aquecedor do "Adblue". Este aparece no dia seguinte à revisão em Fevereiro e em que não mencionaram nada relacionado com esse problema, contudo quando apresentei reclamação por não terem sanado o problema da luz no DIA SEGUINTE (ver as datas da revisão e da apresentação do problema do "Adblue" como alude). Somente sob a coação de responsabilização é que aparece! Então o carro vai à revisão onde está declarado que há uma luz acesa, nada é diagnosticado e no dia seguinte mediante reclamação já há um problema no Adblue? Que tipo de nome carece este serviço? O mesmo epíteto da Vossa operação. FRAUDE. Aqui os azares pendem sempre para o lado do cliente. São vocês que adulteram, é a lei que exige a intervenção e ainda tem o topete de não se responsabilizarem e quererem reforçar a confiança?.... 6º) Que tipo de garantia é que menciona por ultimo? Exige-se uma explicação sobre o que considera garantia, pois foi me garantido pela marca que o carro estava dentro da legalidade e não estava. Foi-me garantido que a intervenção não teria efeitos adversos e até agora prova-se o contrário. A única coisa que tenha garantida é um problema por resolver e a marca a escamotear a verdade (mais uma vez) e a fugir aos apuros a que votou os legítimos e prejudicados proprietários dos veículos fraudulentamente comercializados. Resumo: Exijo a imediata reparação para evitar ida para as instâncias competentes pois serão a única alternativa e final para resolução deste problema causado, por uma fraude cometida pela Vossa marca com efeitos nefastos nos veículos e nas respectivas peças.
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