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Problemas com intervenção de reparação de sensor de gases NOX fraudulento

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

D. C.

Para: SEAT PORTUGAL

04/02/2020

O meu nome é David Campos e falo na qualidade de proprietário de uma carrinha Seat Alhambra com a matricula 87-PC-79. Falo nos termos de cliente insatisfeito com o desenrolar de uma situação extremamente desagradável. Fui um dos inúmeros clientes contemplado com uma unidade automóvel que necessitou de rectificação, forçada em abono da verdade, do sistema fraudulento de gases implementado e comercializado pela Vossa marca. Nessa qualidade de cliente OBRIGADO a rectificar esse problema, na injusta medida em que se não o fizesse o meu carro não poderia ter uma Inspecção Periódica Obrigatória por lei, válida ficando impedido de circular legalmente. Venho por isso expor o seguinte. Reitero, para além de ser alheio a este fenómeno causado pela Vossa atitude pouco ética de comercializar carros adulterados, peço que designem especifica e concretamente a Vossa qualificação em primeiro lugar quanto à Vossa responsabilidade na medida e dimensão disto mesmo. O que se passou e até que ponto vai a Vossa responsabilidade? Desde que procedi à rectificação com a operação feita nas Vossas instalações existe uma luz acesa que persiste em não apagar. Sempre que me desloquei às Vossas instalações rectificavam a luz mas ela acendia passado uma centena de Km acendia . Na minha ultima deslocação em Janeiro de 2020 na JOP, no Porto, para efectuar a revisão dei conta de que desejava ver a situação resolvida em definitivo visto que o carro ia estar disponível para esse efeito. Afirmaram que gastaram 3 horas extras a dar conta do problema e a saná-lo. Sai da Oficina com a luz acesa igualmente. Disponibilizei novamente o carro no dia seguinte a ter saído da revisão e fui informado que a unidade de arrefecimento do Adblue estava a necessitar de reparação. Pediram pela peça mais de 400€ (mais mão de obra. Que não foi orçamentada). Obviamente não aceito ser penalizado em sede de um defeito que surge na imediata sequência de uma intervenção para rectificar algo (que acredito igualmente estar ao abrigo dos 2 anos de garantia contra defeitos de fabrico) alheio à minha vontade e sobre a qual, mantenho, fui obrigado a fazer. Assim sendo e dado que fui contactado a dar conta de que a marca não iria comparticipar nesta reparação, como de resto é óbvio que deve ser da inteira e exclusiva responsabilidade do problema que subsiste desde a intervenção de rectificação da emissão de gases. Necessito da rápida resolução deste problema que resulta directamente de uma intervenção penalizadora e/ou mal executada.

Mensagens (2)

SEAT PORTUGAL

Para: D. C.

11/03/2020

Processo n.° PR00006766Matrícula: 87-PC-79Chassis: VSSZZZ7NZFV506561Exmo. Senhor David Alexandre Selas Campos,Fazemos referencia à sua reclamação datada de 04 de fevereiro de 2020, apresentada por apresentada por correspondencia eletrónica, a qual mereceu a nossa melhor atenção.Antes de mais, gostaríamos de agradecer a sua preferencia pela marca SEAT e assegurar-lhe que os nossos Clientes são a nossa prioridade número um, e, como tal, a sua opinião é importante para nós.Em primeiro lugar, cumpre-nos esclarecer que a medida técnica implementada nos veículos com motores a diesel do tipo EA189 (vulgo 'Acção de Servico 23S1') foi aprovada pelas autoridades competentes para o efeito e consiste numa actualização de software. Segundo as referidas autoridades, esta medida técnica não acarreta quaisquer efeitos adversos.Nesse sentido, a SEAT convidou todos os seus clientes a agendar uma marcação com um SEAT SERVICE autorizado, para que fosse, completamente livre de custos, implementada a medida técnica.Para esclarecimentos adicionais sobre o tema, por favor, consulte as perguntas e respostas sobre 'MEDIDA DE REFORÇO DA CONFIANÇA DA SEAT' disponíveis para consulta em www.seat.pt.Em segundo lugar, após análise e estudo do caso, verificámos que o seu veículo automóvel foi objeto da referida medida técnica (actualização do respectivo software) e que a mesma foi realizada com sucesso.Confirmámos também que a implementação da medida técnica não deu causa a qualquer problema mecânico. Com efeito, a 'luz acesa que persiste em não apagar' regista um código de avaria diferente, sendo o mesmo indicador de que a avaria está relacionada com a Unidade Arrefecimento Adblue, a qual carece de substituição com vista à resolução do problema.Assim, SEAT confirma o diagnóstico realizado pela oficina autorizada SEAT, a qual providenciou por uma célere análise e resposta ao cliente, no sentido de que esta avaria não está relacionada com a actualização do software do seu veículo automóvel.Portanto, não se relacionando a avaria com a actualização do respectivo software e, por conseguinte, com a Medida de Reforço de Confiança, os custos inerentes à necessária reparação (i.e. substituição da Unidade Arrefecimento Adblue) são da responsabilidade do proprietário do veículo.Esta conclusão está ainda confirmada pelo facto de o seu veículo automóvel já não se encontrar dentro do prazo de garantia de fábrica.Aproveitamos a oportunidade para apresentar os mais respeitosos cumprimentos.Atenciosamente,SEAT-Responde[Descrição: Descrição: 1]T+351 808 202 150seat-responde@seatportugal.ptSEAT Portugal.Edificio Expo 98,Av D.João II,Lote 1.07.2.1 - 5°Piso1998-014 Lisboawww.seat.ptwww.cupraofficial.ptPlease consider the environment before printing this email Condições gerais

D. C.

Para: SEAT PORTUGAL

24/03/2020

Boa tarde&#160&#201 com perplexidade que recebo a resposta que al&#233m de tardia faz razia dos factos ineg&#225veis mas proponho de novo uma re-analise para esclarecimento e devida assump&#231&#227o da responsabilidade que Vos pertence total e cabalmente. Isto como demonstra&#231&#227o de boa vontade. A saber:1&#186) Se os clientes fossem a Vossa prioridade n&#227o comercializavam carros com emiss&#245es adulteradas sem se responsabilizarem pelos efeitos negativos que existem em TODOS os clientes que tenho contactado e est&#227o sobejamente insatisfeitos para com esta atitude digna.&#160 Executaram a interven&#231&#227o, sobre a qual voc&#234s n&#227o assumiram o papel mitigador que deveria seria Vossa obriga&#231&#227o. Negar este facto demonstra o Vosso empenho em fugir ao facto de que como marca ERRARAM, fugindo agora de qualquer responsabilidade. Isto n&#227o &#233 uma opini&#227o. &#201 um facto irrefut&#225vel. A menos que tenham como provar o contr&#225rio. Para cada cliente que voc&#234s encontrarem satisfeito arranjo-vos 10 insatisfeitos. Quem ganha com isto? O cliente n&#227o &#233 certamente como aludem.2&#186) N&#227o me queixo dos custos da opera&#231&#227o que foi gratuita (que grande favor que prestam ao mercado com essa &quotopera&#231&#227o&quot). Em que &#233 que fui beneficiado j&#225 agora? Que medida de refor&#231o de confian&#231a &#233 esta onde se inibem da responsabilidade?3&#186) A seat &quotconvidou&quot os clientes a fazer a interven&#231&#227o (insistem em manter a farsa ent&#227o?) e a legisla&#231&#227o OBRIGOU a essa mesma opera&#231&#227o sob o risco a que o carro ficar ilegal por falta da Inspec&#231&#227o Obrigat&#243ria Peri&#243dica (IPO). Qual a alternativa ao Vosso convite? Expliquem-me que convite &#233 este? N&#227o h&#225 argumento, hermen&#234utica, interpreta&#231&#227o ou outro facto qualquer que n&#227o seja a pura e simples obrigatoriedade de a realizar ou ficar sem o carro.&#160 Demonstrativo da Vossa verticalidade mais uma vez. 4&#186) A interven&#231&#227o foi aprovada pelas autoridades competentes que voc&#234s enganaram previamente em paridade de circunstancias com o cliente? Onde est&#225 aqui o beneficio para o principal prejudicado, o cliente?5&#186) Novo azar do cliente/prejudicado que o sistema de aquecimento de Adblue como menciona na resposta dada, aparecesse no dia da &#160&quotVossa amistosa interven&#231&#227o&quot (podia ter acontecido noutra altura mas coincidiu na altura da Vossa interven&#231&#227o), tendo obrigado a duas desloca&#231&#245es expressas &#224s instala&#231&#245es da JOP onde escamotearam mais uma vez fazendo um &quotreset&quot, apagando a luz mas n&#227o resolvendo a raz&#227o do problema. Problema que passado mais uma centena de km aparecia de novo. Em momento algum foi mencionado, apresentado problemas com o aquecedor do &quotAdblue&quot. Este aparece no dia seguinte &#224 revis&#227o em Fevereiro e em que n&#227o mencionaram nada relacionado com esse problema, contudo quando apresentei reclama&#231&#227o por n&#227o terem sanado o problema da luz no DIA SEGUINTE (ver as datas da revis&#227o e da apresenta&#231&#227o do problema do &quotAdblue&quot como alude). Somente sob a coa&#231&#227o de responsabiliza&#231&#227o &#233 que aparece! Ent&#227o o carro vai &#224 revis&#227o onde est&#225 declarado que h&#225 uma luz acesa, nada &#233 diagnosticado e no dia seguinte mediante reclama&#231&#227o j&#225 h&#225 um problema no Adblue? Que tipo de nome carece este servi&#231o? O mesmo ep&#237teto da Vossa opera&#231&#227o. FRAUDE. Aqui os azares pendem sempre para o lado do cliente. S&#227o voc&#234s que adulteram, &#233 a lei que exige a interven&#231&#227o e ainda tem o topete de n&#227o se responsabilizarem e quererem refor&#231ar a confian&#231a?.... 6&#186) Que tipo de garantia &#233 que menciona por ultimo? Exige-se uma explica&#231&#227o sobre o que considera garantia, pois foi me garantido pela marca que o carro estava dentro da legalidade e n&#227o estava. Foi-me garantido que a interven&#231&#227o n&#227o teria efeitos adversos e at&#233 agora prova-se o contr&#225rio. A &#250nica coisa que tenha garantida &#233 um problema por resolver e a marca a escamotear a verdade (mais uma vez) e a fugir aos apuros a que votou os leg&#237timos e prejudicados propriet&#225rios dos ve&#237culos fraudulentamente comercializados. Resumo: Exijo a imediata repara&#231&#227o para evitar ida para as inst&#226ncias competentes pois ser&#227o a &#250nica alternativa e final para resolu&#231&#227o deste problema causado, por uma fraude cometida pela Vossa marca com efeitos nefastos nos ve&#237culos e nas respectivas pe&#231as.


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