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Problemas com contratos, cobranças indevidas e defesa do consumidor

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. S.

Para: Fitness UP

02/07/2025

Exmos. Senhores, Eu e a minha namorada inscrevemo-nos no ginásio Fitness Up, em Moreira da Maia, em abril de 2025. Nos contratos, coloquei o meu IBAN para o débito das quotas de ambos os sócios (eu e a minha namorada). No entanto, o ginásio começou a retirar as quinzenas da conta bancária da minha mãe, sem a sua autorização, mesmo após várias tentativas minhas de corrigir o IBAN, pessoalmente no balcão do ginásio, e tendo assinado os documentos para essa alteração. Mesmo depois de preencher e assinar três vezes a alteração do IBAN, as retiradas continuaram a ser feitas da conta da minha mãe. Esta situação levou a que ela bloqueasse os débitos, gerando uma série de mensagens, e-mails e inúmeras chamadas e mensagens por WhatsApp por parte do ginásio, a informar sobre supostas taxas por falta de pagamento. O ginásio contactou-me repetidamente por WhatsApp e chamadas telefónicas para esclarecer a situação, insistindo várias vezes para que eu enviasse o comprovativo do IBAN correto. No entanto, eu não podia fornecer esse comprovativo na altura, por estar fora da Europa. Achei estranho que, apesar da insistência para que eu enviasse o IBAN, quando deixei de o enviar, o ginásio conseguiu descobrir o IBAN correto e fazer um débito elevado na minha conta, sem que eu tivesse dado essa informação. Além disso, o ginásio continuou a ameaçar-me com a aplicação de taxas por atraso, o que considero injusto, visto que a falha foi da parte deles. Para agravar, houve uma violação grave de privacidade: o ginásio revelou à minha mãe, sem o meu consentimento, que eu frequento o ginásio e os valores que pago. Este facto é ilegal, pois não tinham autorização para partilhar esses dados pessoais. No dia seguinte ao débito, foi retirado da minha conta um valor de 143€, correspondente a pagamentos que não reconheço, acompanhados de mensagens ameaçadoras e acréscimos de taxas indevidas. Acho estranho como o ginásio insistiu tanto para que eu enviasse o IBAN correto, mas, quando viram que eu não o enviava, conseguiram descobri-lo e fazer o débito na minha conta sem a minha autorização. Até à data, não me devolveram qualquer valor indevidamente retirado. Além disso, descobri que outro sócio tem a minha assinatura e os meus dados bancários associados, e estão a ser feitas retiradas da minha conta em nome desse sócio, situação que nunca autorizei. Já pagámos valores superiores ao que deveríamos, pelo que não temos quaisquer pagamentos em atraso. Enquanto a situação não for regularizada, acho ridículo que continuem a retirar dinheiro da minha conta, especialmente depois de já terem retirado valores a mais. Solicitei a devolução dos valores indevidamente retirados e a correção dos dados, mas nada foi resolvido. Contudo, a minha namorada continua a receber notificações de dívidas por quinzenas em atraso. Este caso envolve várias irregularidades graves por parte do ginásio Fitness Up: Débitos não autorizados em conta de terceiros (minha mãe); Retenção indevida de dados pessoais após cancelamento anterior; Falta de correção e atualização adequada dos dados bancários; Violação da privacidade e divulgação indevida de informação pessoal; Débitos ilegítimos e cobranças indevidas; Uso indevido do meu IBAN para débitos de outro sócio; Possível falsificação de assinatura em contratos; Procedimentos suspeitos no tratamento da informação bancária. Exijo a investigação destas práticas, a devolução imediata dos valores retirados indevidamente, a cessação das cobranças injustificadas e a proteção dos meus dados pessoais, bem como a responsabilização do ginásio por estas infrações. Cumprimentos.


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