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PROBLEMAS COM BATERIA / PROPAGANDA ENGANOSA

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. P.

Para: Mercedes - Benz Portugal, S.A.

24/06/2022

Ex. Srs,Venho por este meio expor a minha indignação perante um veiculo da marca Mercedes, modelo Classe E 300 de, que encomendei a 23 de Novembro de 2018, logo após o seu lançamento.No ano de 2017 já era minha vontade adquirir um Merces Classe E 220 d, no entanto, quando fui ao stande Carclasse em Viana do Castelo para o fazer, o vendedor orientou-me a esperar um pouco, uma vez que a Mercedes iria lançar veículos híbridos plug-in com motorização a diesel do Classe C e do Classe E, como anunciado em Março de 2018. A marca, num dos seus parágrafos sobre “a motorização híbrida de terceira geração: mais potente e mais compacta” refere que: “um dos principais factores que contribuiu para o aumento da autonomia do modo eléctrico (Agora cerca de 50km) é a capacidade nominal do novo conjunto de baterias de iões de lítio, que cresceu para 13.5 kWh, apesar de as dimensões do conjunto de baterias não se terem mantido inalteradas. (…)”. Em 21 de Novembro de 2018, a Mercedes lançou na sua plataforma digital os valores da comercialização em Portugal do carro que eu já idealizava, referindo que a carga a 100% “ A sua autonomia em modo elétrico é de aproximadamente 50km’s tanto na versão limousine como na station.”Perante esta divulgação e por ser um amante da marca, apenas 2 dias após o lançamento do veiculo dirigi-me ao stande Caetano Star SA, para personalizar o meu veiculo e proceder à encomenda do mesmo (estes documentos podem ser consultados em anexo). Paguei pelo meu carro 70.802,00€, valor que teria de fazer jus às especificações do carro.Após alguns meses de espera, no dia 15 de Março de 2019 fui levantar o veículo. O vendedor informou-me que era um dos primeiros cidadãos portugueses a ter este carro. Contudo, quando me sentei ao volante, de imediato me apercebi e alertei o vendedor que o carro só marcava 35 km de autonomia em modo elétrico mesmo com 100% de carregamento, o que para mim foi uma surpresa. Ele rebateu informando que esse valor iria sendo alterado conforme a minha condução. Apesar de não ter ficado totalmente convencido com a explicação, vim embora feliz por ter conseguido o carro que almejava.Durante um ano, fiz vários contactos telefónicos com o vendedor para comunicar que a situação se mantinha inalterável. Cheguei a ir novamente ao stande para mostrar que a situação continuava igual, e sempre a resposta era que o carro não apresentava qualquer tipo de problema na bateria.Os meses foram passando, fui usando o meu carro, sempre com atenção ao meu modo de condução, não só para ver alterado os km’s de autonomia em modo eléctrico, mas também porque transportava sempre comigo o meu filho que tinha nascido em Janeiro de 2019. Partindo do principio que tenho um carregamento a 100%, o painel do carro deveria contemplar os 50 km de autonomia, como acontece em carros de outros colegas meus e como mostram relatos de quem possui este carro. No entanto sempre apareceu no meu painel os 35 km de autonomia em modo elétrico apos o carregamento a 100%.Mesmo com uma condução regrada( modo ECO ),sozinho, sem carregar nada na bagageira não consigo fazer mais que 25 km em modo elétrico, situação esta que me tem consumido psicologicamente.Na primeira revisão em 2020(Ano crítico da Pandemia) na Carclass em viana do Castelo, alertei que o carro apesar da minha boa condução nunca ultrapassou os 35 km de autonomia em modo elétrico apos carregamento a 100%. Feita a revisão disseram-me que estava tudo em conformidade com a bateria do carro, e que a situação se regularizava com o tempo.Na segunda revisão em 2021(Ainda com Restrições da Pandemia) na Carclass em Viana do Castelo, mantive o mesmo discurso que apesar da minha boa condução nunca ultrapassou os 35 km de autonomia em modo eletrico e que os valores estavam mais reduzidos que os 35 km que marcava inicialmente após o carregamento a 100%.Na terceira revisão em 2022 na carclass em Viana do castelo, exigi que fosse feito um teste às baterias, e que me fosse dado um relatório sobre a conclusão a que teriam chegado.Após ter ficado sem o meu carro durante uma semana, fui informado pelo Eng. Fábio Lima que as baterias estão em perfeito estado e carregam a 100%. Fui informado também que a situação foi reportada aos serviços técnicos da mercedes e foram enviadas uma série de actualizações para tentar reverter esta situação.O que é facto, é que após todos os testes e actualizações, o carro não excede os 35 km’s de autonomia em modo elétrico com carregamento a 100%, valor muito abaixo ao que foi anunciado aquando do seu lançamento. Este facto foi constatado pelo eng. Fábio Lima que também concluiu que esta situação não é normal pelo que tem de haver algo a ser feito em prol do cliente.Quanto ao relatório que eu pedi, o mesmo não me foi facultado, e fui orientado a expor o caso à mercedes para que depois o eng responsável, faça o referido relatório para a própria mercedes e assim posteriormente o meu problema ser solucionado definitivamente.Acredito que possa ter havido algum tipo de lapso na montagem do meu carro, uma vez que foi um dos primeiros a ser montados e talvez, por engano possam ter sido colocadas as baterias antigas da geração anterior, as que realmente tinham uma capacidade de 35 km de autonomia em modo elétrico carregadas a 100%.Em suma, o vendedor fez-me esperar por um carro plug-in aproximadamente por um ano, paguei cerca de 10.000 € a mais em relação á versão normal a diesel, por uma falsa promessa de 50 km de autonomia em modo elétrico e consumos mais reduzidos, e hoje tenho consumos de 7l/100km, bem diferente do anunciado.Solicitei, muito respeitosamente, à marca que fizesse a substituição das minhas baterias que ainda estão na garantia, visto que o meu carro apesar de ser do ano de 2019 está novo, tem apenas 18200 km, mas a Mercedes Benz Portugal, NEGOU-SE fazer a substituição das baterias ( Na Garantia). NÃO ESTOU A RECLAMAR QUANTO CONSIGO FAZER DE ALCANCE E SIM O QUANTO DE CARGA AS BATERIAS AGUENTAM!!!


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