Reclamação
M. B.
Para: Nabalia Energia
Venho por este meio reclamar a V.Ex(as) o seguinte: Sou proprietário de uma empresa de Restauração de nome Alves e Vas Restauração Lda na Urb. Fernando Dias Bloco 3-loja 3 5400-59 Chaves. Contrai um contrato de Luz com a comercializadora Nabália no início de Janeiro de 2021, com a potência de 34,50 Kva, aceite a proposta dos tarifários da empresa, enviaram-me o contrato junto com as condições gerais do contrato particular . Recentemente em Novembro de 2021 recebi uma fatura no valor de 3402,52 euros e em Dezembro outra fatura de 2522,43 euros, achei valores fora do comum e fiz uma análise a toda a faturação desde janeiro de 2021 a Dezembro de 2021 e verifico que a comercializadora não cumpriu com os valores acordados no início do primeiro trimestre do contrato começou a fatura valores superiores ao acordado e foi aumentando a cada trimestre os valores sem enviar informação ao cliente dos valores a faturar por cada trimestre, com a obrigação segundo a condições gerais do contrato teriam que avisar com 30 dias de antecedência o cliente das alterações das tarifas. Ao receber estas duas últimas faturas fiz euma reclamação diretamente à Nabália por email para que me esclarecessem do aumento das tarifas sem me avisarem do que teria que pagar. A resposta não foi do meu agrado e julgo que a empresa em causa teria que me avisar da alteração dos tarifários e eu teria que responder a informar que não aceitava e terminaria o contrato com a comercializadora. Poderei comprovar toda a documentação necessária para poderem avaliar o meu pedido. Depois da respostas da Nabália voltei a reclamar através do Livro de Reclamações via online no qual a Entidade reguladora também teve conhecimento da minha reclamação. Já tive respostas da Nabália a indicar que não houve nenhuma alteração do tarifário de forma unilateral. Aguardo informação da ERSE, entidade reguladora dos serviços energéticos à minha reclamações. Não concordo com as respostas enviadas pela comercializadora porque tenho o direito e deveres a cumprir com o que foi estabelecido inicialmente no contrato com a Nabália. Solicito da vossa parte que analisem o meu caso e vejam se existe matéria para avançar judicialmente comtra a comercializador.Aguardo informação com a maior brevidade possível visto enviaram-me carta a informar que teria que pagar as duas últimas faturadas em divida.Com os meus cumprimentosMário Barrigas
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M. B.
Para: Nabalia Energia
Acabo de receber um email da comercializadora sobre a minha reclamação, continuo a não entender o que está estabelecido nas condições gerais do contrato e as condições particulares, para os direitos a favor do cliente e contra a comercializadora a mesma indica que nas condições particulares a empresa não é obrigada a comunicar ao cliente os aumentos trimestrais do ano civil, sempre como referência aos preços publicados pelo Operador de Mercado Ibérico (OIMP). Pelo que diz a Nabália nas condições gerais do contrato já o cliente tem que cumprir todas as normas estabelecidas no contrato. Venho solicitar mais uma vez à comercializadora e através do site da DECO uma resposta capas de me esclarecer onde se deve cumprir com as condições gerais do contrato e as as condições particulares. Eu celebrei um contrato com a Nabália Energia verde ERGENN, estabeleceram um valor a pagar de tarifário conforme apresento cópia do contrato nos primeiros três meses nunca faturaram o que ficou estabelecido, mas sim um valor mais elevado, conforme fiz chegar nas reclamações anteriores. Nos primeiros 4 meses faturaram sempre por estimativa no 5 e 6 mês fui eu que comuniquei as leituras, e só em Outubro de 2021 é que existe uma leitura da ORD. Como é possível que a Nabália tenha um tarifário que nas condições particulares informa que poderá ser alterado cada 3 meses e não consegue informação da E Redes para faturar valores reais. Se eu como cliente tenho acesso às leituras e consumos através do site da E Redes. No contrato estabeleceram nas condições particulares que se optasse por débito direto teria um desconto de 3% mês no termo de energia, em todas as faturas enviadas ao cliente nunca foi descontado os 3%. As condições gerais do contrato não tem que ser cumpridas, pelas duas partes? Pelas minhas reclamações efetuadas a ERSE não terá que se pronunciar se as comercializadoras não cumprirem com o estabelecido pelos regulamentos estabelecidos pela Entidade Reguladora. Será que tenho que levar isto a tribunal para poder prevalecer os meus direitos como consumidor. Já expos o que estou a descrever neste e-mail e a Nabália não me responde o porquê ter faturado valores nos primeiros 3 meses superiores ao contratado, o de não faturar os consumos reais mensalmente tendo eu um contador inteligente na minha instalação tendo acesso a toda a informação. O desconto dos 3% nuca foram descontados a tudo isto a Nabália até á data nada foi esclarecido.Continuo aguardar resposta sobre a faturação por estimativa, os 3% de desconto nas faturas.Vou aguarda mais uma vez a respostas sobre o que estou a expor, se não tiver respostas serei obrigado a levar a tribunal todos os envolvidos neste setor. Com os meus cumprimentosMário Barrigas
Nabalia Energia
Para: M. B.
EXMO. SR. MARIO BARRIGAS (ALVES E VAZ RESTAURAÇaO LDA)DECO PROTESTE,PROPENSALTERNATIVA UNIPESSOAL, LDA., sociedade comercial unipessoal por quotas, matriculada na Conservatória do Registo Comercial sob o número único de matrícula e NIPC 513492097, com sede na Avenida do Forte 8 Fração 1N Carnaxide, 2790 - 072 Carnaxide, comercializadora elétrica, devidamente registada junto da ERSE e demais entidades, que atua com a marca comercial 'NABALIA', sempre com a intenção da melhor satisfação/esclarecimento dos nossos clientes, após análise dos N/ departamentos competentes, cumpre-nos esclarecer o seguinte:Reiteramos a N/ resposta do passado dia 31.01.2022 facultada à exposição do cliente junto da ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS (ERSE), onde foram esclarecidos todos os temas reclamados.O clausulado presente nas Condições Gerais não se sobrepõe às Condições Particulares que adaptam o contrato à situação concreta. Não existe aviso prévio na revisão do tarifário em questão, uma vez que as datas de revisão se encontram previamente definidas e constam do contrato específico e particular do Cliente, ou seja, com data certa (a cada trimestre do ano civil). Assim, primam as condições particulares sobre as condições gerais, uma vez que as primeiras, preveem o tarifário e como o mesmo se aplica e se processa, tanto no momento, como no futuro com as respetivas revisões.Confirmamos que o cliente contratualizou com a Nabalia um tarifário 'EGREEN', e que os documentos de facturação não se encontravam corretamente emitidos, pelo que nos prontificámos a proceder à correção destes valores na emissão da fatura de rescisão, inclusive, a devolução do desconto de 3% no termo de energia associado ao pagamento realizado através da modalidade de Débito Directo.Ficamos desde já inteiramente ao V/dispor para qualquer esclarecimento adicional.Com os melhores cumprimentos,[cid:image001.png@01D8192D.B024E3E0][cid:image002.png@01D8192D.B024E3E0][cid:image003.png@01D8192D.B024E3E0]Dpto. Apoio ao ClienteT-210518954clientes@nabaliaenergia.ptnabaliaenergia.ptAv. do Forte, 8, Fração N, 2790-072 CarnaxideEsta mensagem, assim como os ficheiros eventualmente anexos, é confidencial e reservada apenas ao conhecimento da(s) pessoa(s) nela indicada(s) como destinatária(s). Se não é o seu destinatário, não deverá usar, distribuir ou copiar este e-mail sem a expressa autorização. Se recebeu esta mensagem por engano, por favor informe o emissor e elimine-a imediatamente.A divulgação, por qualquer meio, do conteúdo desta mensagem e/ou anexos poderá ser considerada ilegal de acordo com a legislação em vigor em Portugal. É expressamente proibida o uso dos endereços do emissor ou do destinatário para fins comerciais ou incorporação em arquivos automatizados.Em conformidade com o disposto na legislação em vigor relativamente à protecção de dados pessoais, designadamente o Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de Abril de 2016 e a Lei 58/2019, de 8 de Agosto, informamos que os dados pessoais e endereço de correio electrónico obtidos do próprio interessado serão tratados sob a responsabilidade de PROPENSALTERNATIVA UNIPESSOAL, LDA. com a finalidade de gerir a relação que nos vincula. Os dados serão conservados durante o período estritamente necessário para a finalidade com que foram recolhidos e não se comunicarão a terceiros, salvo imposição legal. Pode exercer os direitos de acesso, rectificação, portabilidade e supressão dos seus dados, para além dos de limitação e oposição, mediante comunicação escrita remetida para a seguinte morada: Avenida do Forte, n° 8, Fração 1N, 2790-072 Carnaxide, ou mediante envio de mensagem electrónica pra o seguinte endereço: info@nabaliaenergia.pt. Se considerar que o presente tratamento de dados não está de acordo com a legislação aplicável nesta matéria, poderá apresentar reclamação perante a respectiva autoridade de controlo mediante o preenchimento de formulário disponível em www.cnpd.pt.-------- Mensagem reencaminhada --------Return-Path:Delivered-235667.ip-151-106-32.eu by ns31235667.ip-151-106-32.eu with LMTP id GM95ITEO5GHQpgAAf83WoQ (envelope-from ) for Sun, 16 Jan 2022 13:23:13 +0100Return-path:Envelope-to:legal@nabaliaenergia.ptDelivery-date:Sun, 16 Jan 2022 13:23:13 +0100Received:from postfix4.conseur.org ([213.246.236.110]:53768) by ns31235667.ip-151-106-32.eu with esmtp (Exim 4.94.2) (envelope-from ) id 1n94Yy-000BB8-1M for legal@nabaliaenergia.pt Sun, 16 Jan 2022 13:23:13 +0100Received:from co-dosvc-powap1 (unknown [10.11.2.19]) by postfix4.conseur.org (Postfix) with ESMTP id C9CA05F0EF for Sun, 16 Jan 2022 13:23:15 +0100 (CET)DKIM-Filter:OpenDKIM Filter v2.11.0 postfix4.conseur.org C9CA05F0EFDKIM-Signature:v=1 a=rsa-sha256 c=relaxed/relaxed d=deco.proteste.pt s=mailgate t=1642335795 bh=nn+9KXByQ6St9Bji/ynQrJcz/dHG4l2eIeJb5nM/+W8= h=
M. B.
Para: Nabalia Energia
Vou aguardar a correções das faturas em causa. Verifico que foram efetuados notas de crédito nas três últimas faturas. Espero que realizem corretamente as novas faturas com os devidos preços estabelecidos no primeiro trimestre conforme estabelecido no contrato e os 3% nas faturas totais. Até ver não poderei dar a reclamação como encerrada. AtenciosamenteMário Barrigas
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