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Problema na entrega do correio

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. R.

Para: CTT - Correios de Portugal, S.A.

17/12/2023

Foi me enviado um pacote de um familiar (nº do objeto EE064944904RU) como prenda de Natal de um outro país de origem. Quando tal chegou a Portugal, foi parar aos correios de alfândega. Ao receber a notificação para desalfandegar o objeto, a primeira coisa que fiz, foi contactar os correios da alfândega que me indicaram como fazer o desalfadegamento. Contudo, ao começar a fazer tal, reparei que os CTT cometeram um erro na indicação dos meus dados pessoais (especialmente o nome) que foi erro da parte deles número um, e me podia trazer problemas na receção do objeto. Tenho a indicação que foi erro dos CTT de Portugal, pois tenho próva fotográfica de como tudo foi corretamente introduzido na base de dados do país de origem. Seguindo as instruções do funcionário dos CTT fiz o deselfandegamento e fiquei a espera da entrega. Contudo, passado uma semana foi me requerido uma documentação sendo que os CTT da alfândega de Portugal consideraram o pacote enviado como COMERCIAL, apesar de eu ter indicado claramente que não o era. Erro número dois dos CTT de Portugal. Contactei novamente os CTT da alfândega explicando a situação três (sublinho a palavra três) vezes a três funcionárias diferentes, pois fui redirecionada de uma para outra três vezes. A última disse que tenho de preencher a declaração de valor onde explico a situação de que o objeto não é comercial. Imprimi a declaração que preenchi, explicando a situação pela QUARTA vez, e digitalizei, afixando como foi pedido. Quero indicar que tanto nisso, como no contacto dos CTT já gastei dinheiro próprio superior a 5 euros devido a redirecionamento da chamada e o tempo de espera. Dia 27/11/2023 recebi a notificação de que agora tenho de pagar a taxa de IVA de 29%. Contactei já pela quarta vez(!) os CTT da alfândega a perguntar pelo que devo pagar, sendo que não me foi explicado nada de onde veio essa taxa de IVA. Quando disse que tal já foi paga pelo remetente durante o envio do pacote, foi me dito que eles não tem essa informação do país de origem. Após quarto contacto dos CTT da alfândega de Portugal, contactei no mesmo dia - 27/11/2023 - os correios do país de origem (Russia), de modo a obter a documentação que tudo foi pago (IVA, portes e todas as taxas necessárias). Os correios de país de origem, no dia 28/11/2023 contactaram via telefónica os CTT de Portugal, de modo a obter a informação do problema. Após obter informação de que a culpa não é do país de origem, nesse mesmo dia, contactei pela quinta vez os CTT da alfândega de Portugal. Expliquei a situação de que há os 29% de IVA que tenho de pagar, por os CTT continuarem a considerar o meu pacote como comercial apesar de eu ter indicado o contrário já mais de quatro vezes. Terceiro, ou já mais, erro dos CTT. A funcionária que contactei, compreendeu a situação e tentou modificar, sendo que eu realmente NÃO tinha de pagar completamente NADA para receber o meu pacote. Infelizmente ela não o conseguiu fazer recomendando me pagar mas escrever uma reclamação de modo a que o dinheiro me seja devolvido e eu sou quem ficou prejudicada pelo erro dos CTT e outros funcionário, sendo que isto foi mais do que um erro. Continuar a conciderar o objeto como comercial quando tal foi mais do que quatro vezes indicado que não o era e que tudo foi pago já pelo remetente. Após ter escrito 3 reclamações a CTT, eles responderam que todos os pagamentos são da Autoridade Tributária. Fui falar com os AT que disseram que isto não é da parte deles, contactaram a alfândega que outra vez colocaram a culpa no país de orígem desculpando se que este não pertence a UE. Repito, apesar de a prenda me ser enviada de um país que não pertence a UE tudo já foi pago pelo remetente inicialmente. Esperando ainda a resolução deste problema o pacote chegou a Sines para me ser entregue, contudo andou a passear pelo centro de distribuição dos CTT com a desculpa no final do dia que eu não levantei ou não foi possível passar pelo endereço. O que é completamente ridículo pois não me foi deixada nem notificação, nem me ligaram, nem vieram bater a porta sendo que eu estive em casa sempre a espera. E agora, seguindo e objeto em causa, vejo que este foi enviado novamente para Lisboa e talvéz será novamente entregue ao remetente. Vejo toda esta situação como DISCRIMINAÇÃO/RACISMO por ser da Russia, e violação dos meus direitos. Deste modo, peço ajuda a DECO PROTESTE que me seja devolvido todo o valor que eu gastei em todos estes prejuizos da parte dos CTT, e me seja entregue o meu pacote em bom estado o maisbreve possível, pois já gastei muitos nervos nisso e paguei quase o valor todo que a remetente pagou no envio do mesmo para mim.


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