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Problema com viagem

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

C. N.

Para: RYANAIR

02/09/2019

Assunto: Pagamento de bagagem extra indevido e perda de itens pessoais Venho,por este meio, reclamar e demonstrar a minha indignação relativamente a uma viagem que fiz pela companhia Ryanair, no passado dia 8 de Agosto do corrente ano. O voo em causa, FR1536, partiu de Frankfurt com destino ao Porto, no dia 8 de Agosto (agendado para as 6h40). A minha reserva tem como identificação: SZMLVV. A minha queixa tem a ver com a maneira como foi conduzida a política de check-in das bagagens de porão, para o voo em causa, e que acabou por levar à perda de produtos pessoais e a um pagamento extra, a meu ver indevido, da bagagem de porão, por esta ter de passar no balcão/porta de embarque (onde os passageiros embarcam para o voo).A situação: Cheguei ao aeroporto de Frankfurt, às 5h45, 15 minutos antes do fecho do balcão para o envio das bagagens de porão e fiquei na fila à espera que chegasse a minha vez. Quando faltavam 5 minutos para as 6h00(tempo limite para o envio das bagagens de porão), os funcionários do balcão começaram a chamar Passageiros para o Porto! e eu dirigi-me prontamente ao balcão. Para minha surpresa, o funcionário disse-me que já não enviavam mais malas, pois já eram 6h00 (o que era falso) e que eu teria de passar ou tentar passar com a minha mala de porão, nas portas de embarque normais. A razão: o voo estava prestes a partir, pois as portas iam fechar as 6h10 (o voo estava marcado para as 6h40) e eu devia apressar-me.Claro que ao passar nas portas de embarque normais(check-in), com uma mala de porão, com líquidos, não correu bem. Tive de deixar para trás cremes, líquidos e produtos com mais de 100 ml que transportava comigo, na bagagem de porão, pois estes não são admitidos nos portões de check-in normais. Uma garrafa de vinagre, 2 boiões de creme, duas bisnagas de creme e duas embalagens de creme facial ficaram retidas. Num total, cerca de 200 euros ficaram ali retidos.Ao chegar à porta de embarque (cerca das 6h15) e para meu espanto, ainda estava uma fila grande para o embarque. Dirigi-me ao balcão, para explicar a situação da mala de porão. Disse ao funcionário da Ryanair que no balcão de envio das bagagens de porão me tinham dito que não podia enviar a minha mala, pois já estava fechado e que tinha de a enviar diretamente na porta de embarque. O funcionário disse que não havia problema, mas que isso iria custar 50 Euro extra, devido a ser uma bagagem de tamanho irregular. Eu retorqui e disse que não fazia sentido e que era uma bagagem de porão, que supostamente iria no porão e estava destinada a ir no porão e não na cabine, que já estava incluída no bilhete que paguei. Sem sucesso e sem grande vontade para estar a reclamar mais, devido ao que já tinha acontecido, aceitei pagar os 50 Euros pela bagagem e embarcar. Nenhum recibo me foi dado, o pagamento foi feito em dinheiro e só a etiqueta escrita à mão foi colada na bagagem.Ironia das ironias, o voo que supostamente deveria ter levantado às 6h40, só levantou sensivelmente duas horas depois. Ainda não reclamei junto da Ryanair, nem sei se valerá a pena fazer, pois a minha mulher já teve um problema com um atraso de mais de 3 horas e esta empresa recusou-se a reembolsar o voo. A Ryanair, infelizmente, é conhecida pelas práticas pouco transparentes com os clientes e os reembolsos. O que me deixou frustrado, para além das perdas pessoais, foi o pagamento extra por uma bagagem que já estava paga e incluída no bilhete que comprei. Este tipo de política não faz sentido e a meu ver esta cobrança foi indevida. Além disso, já voei em várias companhias e já reparei que várias demonstram ter o cuidado de, minutos antes do fecho do balcão de envio das malas de porão, chamarem os passageiros que ainda estão à espera na fila, de modo a estes poderem enviar as suas malas. Acho que foi indecente este tipo de comportamento.Com os melhores cumprimentos, Carlos Nascimento


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