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Problema com uma viagem

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. J.

Para: TAP-Air Portugal

25/09/2021

Venho por este meio comunicar um problema que tive no dia 22 de setembro no aeroporto Cristiano Ronaldo da Madeira. Desloquei me ate ao aeroporto para fazer o check in num dos balcões da TAP para realizar a minha viagem de Funchal para Lisboa no voo TAP 1690 as 5.30 da manha. Comprei um bilhete extra para o meu instrumento musical (violoncelo) que é um objeto valisoso e frágil por isso costuma viajar ao meu lado na cabine do avião. Ja fiz esta viagem desta forma inúmeras vezes, tanto com outras companhias low cost como ao bordo da TAP também. Cheguei ao balcão do check in com antecedência, por experiência já sei que é necessário contactar a tripulação antes de entrar no avião que vai viajar um instrumento e necessitamos de confirmação da parte deles. A funcionária no check in informou que nao encontra o meu bilhete e do violoncelo e indicou para sair da fila e falar com a colega do Groundforce. Fui atendida pela funcionária chamada Maria João Silva pelas 4.35 da manha, que informou que a reserva para o lugar do violoncelo esta feita de forma incorreta. Em minutos de conversações com os seus colegas do Groundforce transmitiu a ordem que nao poderei viajar e terei de ficar a espera ate as 8h da manha para remarcar os lugares. A funcionária Maria João Silva não me deu opção de mandar o instrumento como bagagem fora de formato para o porão ou viajar sem o mesmo, visto que a minha reserva referente ao meu nome Anna Juhász estava tudo correto. Anualaram os meus dois bilhetes anteriormente comprados. Passado 4 horas de espera no aeroporto, a Maria João Silva passou a informação que foi transmitida pela TAP que para ir no avião seguinte com a remarcação e sobretaxa dos bilhetes vai custar 447 euros. Fiquei desfeita com esta informação, pois pensei que apenas iam remarcar os bilhetes que ja tinha visto que provavelmente houve over booking e por isso mesmo nao pude levar o instrumento. Perguntei se havia possibilidade de reter o dinheiro das passagens ou a TAP transferir o mesmo em voucher. A funcionária Maria João Silva informou que não poderá fazer o mesmo. Como nao ia aceitar a opção dos 447 euros o que seria quase o dobro do valor das passagens que nao pude utilizar por falta de capacidade de resolução e compreensão da parte da funcionária, pedi que passasse uma declaração de que nao foi por falta de documentação,atraso, etc da minha parte é que nao consegui embarcar no avião. A funcionária disse que não lhe é possível passar qualquer comprovativo deste género. Por final a Maria João Silva disse que qualquer reclamação a partir de agora é feita pela linha de apoio da TAP ou por email. O namorado da minha mae pediu e fez queixa no livro das reclamações acerca da funcionária e da situação.Tive que comprar dois bilhetes completamente novos e visto que sou estudante e tenho algumas dificuldades financeiras,para nao falar de que nao ha outra forma de transporte possível da ilha da Madeira para Portugal Continental sem ser via aérea, mesmo assim escolhi uma empresa nacional que pensei que seria de confiança.Ate agora nao tive nenhuma resposta da parte da TAP nem por escrito nem na linha de apoio perante a situação. Além do tempo e dinheiro perdido, é vergonhoso a forma que os funcionários desconhecem as próprias regras acerca do transporte de instrumentos e incompetência de tratar situações. Se nas outras companhias todas é suficiente comprar um bilhete completo extra nao justifica a TAP ser o única empresa que trabalhe segundo outras regras. Se é possível levar uma guitarra, ukele,violino, viola, etc ao bordo sem qualquer problema e prévia marcação não se explica nao poder fazer o mesmo com outros instrumentos mesmo quando seja feita a compra de um bilhete a mais. É desta forma que uma empresa nacional apoia a cultura e a música? É nesta forma de transporte é que posso confiar para viajar para casa ver os meus familiares? Aguardo a resposta e possível resolução, Cumprimentos,Anna Juhász


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