Venho por este meio formalizar uma reclamação referente ao sinistro 22MR069914/001 da Companhia de seguros Fidelidade.Resumindo, o sinistro ocorreu aquando das inundações de dezembro de 2022, danificando várias zonas comuns do condomínio onde se insere a minha fração. O sinistro foi então participado à congénere Zurique, que segura o edifício e por lei, todos os condomínios do Condómino também o fizeram às respetivas Companhias, pelo que, assim o fiz, à Fidelidade.Posteriormente, foram-me solicitados diversos documentos nomeadamente, orçamentos, registo fotográfico dos danos etc, os quais de imediato enviei, dado que o presente sinistro já tinha sido regularizado pela congénere Zurique e o administrador do condomínio facultou-me tudo.Após esse envio recepcionei o email que copio e anexo em seguida:Estimado Cliente,Porque é em si que pensamos, assumimos este compromisso consigoNo prazo máximo de 30 dias úteis vamos comunicar-lhe a nossa decisão relativamente a esta ocorrência. Se não cumprirmos este compromisso, por motivos da nossa responsabilidade, como compensação pela demora vamos pagar-lhe o valor da anuidade desta apólice.A sua colaboração ao longo deste processo é essencialPara lhe assegurarmos o melhor serviço possível é importante que, quando solicitado, nos disponibilize todos os elementos necessários, nos prazos indicados.Estamos ao seu dispor para o esclarecimento de qualquer dúvidaCom os nossos cumprimentos,Vanessa AlmeidaApós este email, nunca mais soube de nada do processo, nunca ninguém estabeleceu contacto, nada. Até que recebo novo email que também anexo:Estimado Cliente,Estamos empenhados em garantir a regularização do seu processo de sinistro n.º 22MR069914 / 001Contudo, apesar do esforço desenvolvido, não nos será possível concluir o processo nos 30 dias úteis a que nos comprometemos, por motivos alheios à nossa responsabilidade.Ainda não foi possível concluir a instrução do processoPara o apuramento das circunstâncias da ocorrência participada encontram-se em curso um conjunto de diligências que dilatará o prazo de regularização do processo.Lamentamos o atraso na resolução do seu processoEstamos a tomar todas as medidas necessárias para concluir o processo o mais rapidamente possível. Estamos disponíveis para qualquer questão adicionalCom os nossos cumprimentos,Vanessa AlmeidaAquando da recepção deste email, respondi à gestora Vanessa Almeida, e questionei-a acerca do porque da não conclusão do processo e quais os motivos alheios à Companhia para a não resolução do mesmo. Até à data não obtive qualquer resposta a esta minha questão.No dia seguinte ou no mesmo, não sei precisar mas tenho a chamada que o comprova, fui contactada por um perito, Nuno Vitorino, que solicitou peritagem ao local passado quase 2 meses da minha participação, referindo o local do risco como rua Açores??!!! Não sei onde foram buscar esta morada e o mesmo mostrou total desconhecimento do processo, mostrando-se baralhado. Após minha explicação, disse saber do que se tratava, dado que já tinha feitos diversas peritagens referentes ao mesmo sinistro no meu condomínio. Solicitou-me apenas o NIB dizendo que já tinha o relatório feito e não era então necessário qualquer peritagem e deslocação ao local e a indemnização iria muito provavelmente ser efetuada na semana seguinte.Anexo mail que o comprova.Exma. Ana Catarina Araújo,No seguimento do processo de sinistro no Alcântara - Rio, Lisboa, venho solicitar elementos adicionais, para instrução do processo.* Comprovativo atualizado do NIB, obtido via Homebanking ou em agência, do titular da caderneta predial.Os melhores cumprimentos,Nuno Vitorino Raimundo+351 964148223Perito Avaliador PatrimonialTitular da credencial emitida por GEP Entretanto, como nada aconteceu, enviei novo email à gestora Vanessa Almeida, que mais uma vez não me respondeu.Dia 17.04.2023, dada a ausência de respostas, liguei para o apoio ao cliente, onde me disseram que o departamento correto me iria contactar, o que não aconteceu.No dia 18.04 recebi novo email que anexo.Estimado Cliente,Acusamos a receção da sua comunicação, cujo teor notamos. Considerando a extensão dos danos reclamados, e ausência de envio de parte da documentação solicitada, nomeadamente Orçamento discriminativo por tipo de trabalho, áreas e respetivos custos unitários de substituição/reparação dos danos, entendemos ser necessária a deslocação de perito ao local, de modo a avaliar os danos existentes, e extensão correspondente, para que seja possível a correta regularização do sinistro.Estamos ao seu dispor para o esclarecimento de qualquer dúvidaCom os nossos cumprimentos,Vanessa Almeida Pergunto o que se passa, que trapalhada é esta, que serviço é este que a Companhia presta? Trabalhei vários anos num gabinete de peritagem e tendo o sinistro ocorrido numa zona comum e já tendo sido regularizado pela apólice do Condomínio, o perito tem praticamente o trabalho feito. É um copy paste do processo e depois supostamente irei receber o valor mediante a minha permilagem. Como é que passado mais de 2 meses o sinistro não está fechado?Como é que dizem que tem de ser feita peritagem, quando o perito disse que já tinha tudo em seu poder solicitando-me apenas o NIB para receber a indemnização?Acho vergonhoso a Companhia não assumir o compromisso, uma vez que motivos da sua responsabilidade o sinistro não foi ainda fechado e acho que me deviam pagar o valor da anuidade.Eu não pedi nada à Companhia, apenas quero que façam corretamente o seu trabalho, o que até à data não ocorreu.Continuo a enviar mail a reiterar a minha reclamação sem resposta.