Comprei o meu carro atual em 09/2015 e desde aí que estou muito satisfeita com a minha viatura.Fiz todas as manutenções/revisões na marca até à data de hoje e fiquei sempre satisfeita com os serviços renault, mas o que me aconteceu na passada semana fez-me mudar completamente a ideia que tinha do concessionário e da marca Renault. Sinto que fui ingénua, enganada e que a ideia que tinha estava completamente errada.Este ano é ano de inspecção do meu carro. Ele está em óptimo estado, tem apenas 44.000 Km.Deste modo, apesar de não ser muito entendida, fui eu que o levei ao centro de inspecções. Qual a minha surpresa quando o inspector me informou que o carro não ia passar a inspecção por estar em falta a chapa do construtor (ver anexo nº1).Explicaram-me que na porta traseira do lado do passageiro, havia um autocolante com os dados da viatura e que esses dados já estavam em falta na inspecção anterior de 2019 (ver anexo 2), por esse motivo o carro teria de regularizar essa situação para poderem aprovar a inspecção da viatura.Desconhecia esta obrigatoriedade. Mas esta situação mostrou uma série de problemas que até aí desconhecia:1. Como é que uma informação tão importante quanto esta está presente num autocolante? Porque nunca me foi informado da sua importância?2. Como é que este autocolante tão importante, se deteriorou em menos de 4 anos (uma vez que na inspecção anterior já estava em falta)? Trata-se, como disse, de uma viatura em óptimo estado, com muito pouca utilização e que não foi objecto de qualquer reparação. Disseram-me na JAP automotive, em Paredes, que poderiam ter sido as lavagens do automóvel. E volto a repetir que não faz qualquer sentido. Se o carro for limpo em lavagem automática, que é um pouco mais agressiva, as portas estão fechadas! Se o carro for limpo manualmente, como é que um autocolante de tal importância não sobrevive a esta actividade rotineira ? Não faz sentido nenhum.3 . Em 2019, foi a JAP AUtomotive que levou esta viatura à inspecção quando a deixei para a manutenção anual. Nessa altura, a chapa do construtor já estava em falta e colocaram essa reserva no relatório da inspecção, mas ninguém me informou acerca deste problema quando fiz o levantamento da viatura. Indicaram-me apenas que tinha passado na inspecção.No sentido de resolver esta situação com a maior brevidade possível, dirigi-me à JAP em Paredes. Os funcionários foram prestáveis, mas nenhum consegue responder a estas questões. Ninguém assumiu um erro que não é meu!Informaram-me que teria de pedir uma nova chapa que tem o custo de 184.50€ e fazer o pagamento de imediato (já pedi para resolver a situação brevemente - ver anexo nº3). Que iria demorar cerca de 1 mês e meio e depois disso teria de me deslocar lá novamente para a colocar e depois de novo para me entregarem uma declaração e com essa declaração, posteriormente, tenho de me dirigir ao IMT para fazer a alteração do meu livrete (ainda não sei o custo desta alteração).Ou seja:• Nunca me informaram que a viatura tinha uma chapa (autocolante) que era bastante importante e com a qual deveria ter todo o cuidado. E deviam, deviam mesmo porque já conversei com muitas pessoas que não sabem disto• Essa chapa é demasiado frágil para a importância e o custo que tem. - Mais um motivo pelo qual deveriam ter-me alertado• A JAP Paredes, local onde adquiri o carro e onde fiz todas as manutenções, teve conhecimento da falta dessa chapa em 2019 e não me informou para que pudesse resolver a situação atempadamente. Até porque nessa altura a viatura ainda estava dentro da garantia e no meu entender não há dúvidas que a garantia deveria cobrir esta situação:• O carro não passou na inspecção. Foi-me emitida uma guia com prazo de 1 mês, mas tendo em conta que a renault demora muito mais tempo do que isso para resolver, para além do custo, vou ter de me deslocar ao centro de inspecção para renovar a guia até ter a situação resolvida.• A nova chapa tem um custo de 184.50€ é de um material bastante duvidoso e demora imenso tempo a ser emitida, para não falar do nº de vezes que terei de me deslocar à JAP Paredes (fica a 12km de minha casa) • Vou ainda ter de regularizar o livrete no IMT e suportar o seu custo, ainda não sei qual será.