Dia 29 de maio pelas 8h45 dirigimo-nos eu e minha esposa até a Caetano Fórmula (Maia), para expor novamente o mesmo “defeito” da viatura. O Chefe da mecânica, Paulo, atendeu-nos com cordialidade e compreensão, e diante da nossa indignação e “desconfiança” mostrou-nos as fichas de trabalho, relatórios e arquivos das fotos enviadas à Dácia Portugal, dando conhecimento da avaria e reparação das peças “danificadas”, enquanto a viatura esteve sob os cuidados da sua equipa (de 05 a 19 de maio). Diante da situação o responsável e eu andamos com a viatura e claramente foi possível constatar que se mantinha a enorme dificuldade de engrenar as velocidades. Assim, a viatura FICOU NOVAMENTE PARA REPARO DE 29 a 31 DE MAIO. Dessa vez, disponibilizaram-nos uma viatura de substituição, que, contudo, não pode ser utilizada para a atividade de TVDE, razão pela qual adquiri a viatura em questão. Segundo informaram através de contatos telefónicos, inclusive do Serviço de Apoio ao Cliente da Dácia Portugal, a questão, segundo os engenheiros responsáveis, ocorreu devido a um conflito entre as peças que foram substituídas e o software, o que demandou uma atualização desses componentes. Crente de que dessa vez, o problema estaria definitivamente ultrapassado, voltei ao trabalho de 01 a 12 de junho, de salientar que foi o maior período ininterrupto de trabalho desde 27 de abril, quando comecei (1 mês após a retirada da viatura do Stand). Para o meu desespero, em 12 de junho, 4 horas antes de terminar o meu suposto turno de trabalho, já havia regressado à casa, devido a “dificuldade acentuada de engrenar as velocidades, bem como um barulho forte ao pisar no pedal da embraiagem” Pareceu-me viver um Déjà vu pela terceira vez consecutiva… Dia 13 de junho logo pela manhã, a mesma experiência… O chefe Paulo e eu estivemos vários minutos a andar com a viatura e novamente ele pode constatar o mesmo problema, “inclusivamente o barulho forte ao pisar no pedal da embraiagem”. Dessa vez nem carro de substituição foi possível, uma vez que não dispunham de nenhuma viatura, mas foram sensíveis e me deixaram em casa… Novamente a ansiedade e desespero diante da situação de não poder trabalhar, liguei 4ª feira para o responsável Paulo da Caetano Fórmula, que ainda não tinha nenhum ponto de situação para facultar-me, sendo que na sexta-feira 16 de maio ligou a informar que a Dácia Portugal, havia acionado a Dácia França e que teríamos de esperar por novos desenvolvimentos. Volto a frisar: 1. Adquiri a viatura seminova Dácia Jogger para dar início a uma empresa de TVDE, pelo que me despedi do anterior emprego e agora não tenho outras fontes de rendimentos 2. Tenho um financiamento associado a essa viatura de 19.623,94€ fora os 5.000,00€ que paguei de entrada 3. Desde que comecei a laborar em 27 de abril até agora (quase dois meses), pude efetivamente trabalhar e ganhar o meu sustento apenas 24 dias!!! 4. Eu não posso ter esse prejuízo e a Dácia terá de responsabilizar-se! 5. Não preciso ser especialista para perceber que a viatura tem um defeito de fabrico, e que nem mesmo os engenheiros, seja da Dacia-PT ou Dacia-França sabem como resolver a situação atempadamente 6. A minha questão não é arranjarem a médio ou longo prazo, a anomalia da viatura, mas sim eu não poder trabalhar e pagar às custas de uma empresa que acabei de abrir, por um problema que não me diz respeito! 7. O correto seria a Dácia ficar com a viatura para “estudo de caso” e possível reparação, e devolver-me o valor de 23.900,00€ que paguei por ela 8. Somente assim posso quitar o financiamento e adquirir outra viatura para voltar a trabalhar rapidamente e com dignidade! Vou novamente à Caetano Fórmula na próxima terça-feira 20 de junho, e de lá não vou sair enquanto não me derem uma solução definitiva para o problema! Compreendo que eles não são os responsáveis pela situação, mas uma vez que eu não tenho outros meios, como acesso à ouvidoria, ou ao CEO José Pedro Neves, terei que apelar aos que estão mais acessíveis.