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Problema com accionamento da garantia do sofá

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

D. V.

Para: Conforama Portugal SA

03/01/2024

Exmos senhores,No passado dia 2 de janeiro recebi uma resposta a um pedido de accionamento da garantia de um sofá comprado na loja da Conforama de Sintra. Já teriam sido enviados os elementos para o efeito, nomeadamente, fatura e fotos do dano e do sofá, conforme solicitado pelo fornecedor.Pelo que depreendo, o fornecedor indicou que a minha reclamação deriva da utilização indevida do sofá. A questão que se coloca é a seguinte:Tendo em conta que apenas foram enviadas as fotos da deficiência do sofá, o que julgará o fornecedor um utilização indevida do sofá? Não seria mais razoável questionar o cliente como se partiu a estrutura interna do sofá? Creio que só desta forma é possível estabelecer um nexo de causalidade entre o que consideram uso indevido e o dano apresentado. Todo o processo me pareceu somente um descarte de hipóteses que seria entre uso indevido ou desgaste de utilização sem nunca existir a real intenção de perceber o que originou o dano ou de ajudar o cliente.Acrescento ainda que o sofá apresenta sinais evidentes de estima, sem cortes, borbotos, costuras descosidas ou flacidez ao nível dos enchimentos ou molas. não existe igualmente um traumatismo que explique o facto do sofá ter cedido naquela zona. É importante reforçar que estamos a falar de um sofá que foi comprado em abril de 2022, sendo que apenas tem a utilização de 1 ano, pois a casa esteve fechada durante o período de abril a dezembro.Quando pude esclarecer ao telefone com uma funcionária da Conforama o que me foi explicado é que estes casos dependem muito dum parecer qualitativo do fornecedor, sem nunca me ter sido dada a conhecer a matriz daquilo que consideram uso indevido, ou desgaste, ou quais as peças que estão fora da garantia ou até mesmo quais as peças que vão ficando fora da garantia. Aliás, a conclusão que retiro é que a garantia só funciona realmente nos primeiros meses de vida do sofá , sendo que grande parte das reclamações ao final dos 3 anos são rejeitadas. Então para que existem garantias com essa longevidade se a intenção não é realmente ajudar o cliente? Fica também a questão, há muita gente que paga extensões de garantias, será para depois ter este tipo de respostas? Por outro lado nem sequer consideraram o voto de confiança enquanto cliente com um histórico de compras na Conforama com um valor considerável, ou seja, querem ser dignos de confiança e depois não confiam nos clientes.Tenho também a acrescentar que o serviço pós venda não é dignificante para o cliente, e nem sequer e compara a outras entidades onde realmente o cliente paga e sente confiança a voltar. Cumprimentos,


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