Boa noite.Agradeço que tornem pública a resposta do senhorio pois os critérios devem ser iguais para os dois lados.Relativamente ao arrendatário e cliente em causa, devo informar o seguinte:Foi enviado um mail a este cliente no dia 29 /12/2023 que vos envio:Boa tarde sr. Yann,Espero que se encontre bem.O contrato não foi enganoso não. Foi feito segundo a lei e voces viram a casa antes de arrendarem.Informo que nessa casa, apesar de ter alguns anos e não ser nova, nunca choveu aí dentro. Aliás a casa está fechada à 6 ou 7 anos e nunca nestes anos entrou água aí. Se na cozinha entrou água foi devido às alterações da lareira/salamandra, e que se resolveram. Na sala nem sequer passam canos nesse teto mas enfim eu já percebi que voces mudam de casa muitas vezes e para isso encontram todas as justificações que vos convém.Na verdade , nem consigo compreender que pessoas tão sensíveis ao frio venham do sul viver para o norte mas voces la sabem da vossa vida.Relativamente à máquina de lavar, funcionou até agora.Podem sair desde que avisem com 90 dias de antecedencia conforme consta no contrato, b) Os arrendatários podem impedir a renovação automática do contratomediante comunicação aos Senhorios com a antecedencia mínima de 90 diasatravés de carta registada com aviso de receção. _______________________________Relativamente as cauções que vos foram exigidas no contrato por não terem fiadores (procedimento habitual para os arrendamentos,) serão devolvidas no dia em que me entregar as chaves, ou seja daqui a 90 dias após a receção da carta de não renovação. No que diz respeito à primeira fatura da luz, o sr. Jaime já lhe disse que pagaria 60 Eur ou podem abater este valor na renda.Após este mail, o cliente não respondeu, não me contactou nem contactou o Senhorio. Se pretendia abdicar do aviso prévio devia ter respondido de imediato ou contactar o senhorio, coisa que não fez.Relativamente ao conteúdo da reclamação devo acrescentar o seguinte:1.Estas casas foram divididas em partilhas recentes e por isso teve de ficar um contador para cada lado.2.Foi solicitado a um eletricista certificado, a instalação de um segundo contador. Relativamente ao r. chão, o arrendatário raramente vem ao local arrendado e por essa razão, o senhorio sugeriu deixar a água de fora, a ser paga pelo senhorio para não prejudicar o Sr. Yann (arrendatário do 1° andar) e este, sr. Yann foi informado disso desde o início e nunca contestou. Por isso devia estar satisfeito por nunca pagar água. Relativamente à luz, como referi o arrendatário do r.chão vem poucas vezes, alias, desde que o sr. Yann arrendou o 1° andar, o do r. chão dormiu apenas uma noite. As despesa em água do sr Yann foram com certeza muito superior ao consumo de luz no r. chão.3.Os contratos de arrendamento estão registados nas finanças e o senhorio tem os impostos em dia.4.O Senhorio não vive de rendas nem é explorador pois arrendou um andar moradia T2+ 1 com logradouro e quintal por 475 Eur é já lhe tinha baixado à renda para os 450 Eur.5.O Senhorio não está preocupado nem nunca esteve com tentativas desesperadas de solucionar algumas coisas. Era o sr. Yann que mandava mensagens a pedir ao senhorio para ir arranjar esses biscates porque ao que parece o Sr. Yann não tem jeito para nada e o senhorio tem habilitações suficientes para solucionar essas pequenas coisas. Acho até ridículo, o arrendatário não ser capaz de desentupir uma banca da loiça. Mas tudo isso foi feito sem qualquer obrigação por parte do senhorio.6.O senhorio chamou um trolha (construtor) para colar as tijoleiras e resolver a infiltração na chaminé da lareira. Relembro que se trata de um imóvel que embora tenha sido pintado e limpo, é usado e já tem alguns anos.7.Quanto aos coupins, trata-se de uma casa na aldeia com quintal e terreno,. O senhorio informou nunca os ter visto mas informa que a casa nunca foi sua residencia.8.Compreende-se esta atitude do arrendatário, aliás trata-se de uma pessoa que parece andar a brincar as casinhas, com pouca ética, provavelmente, na aldeia alguém se aproveitou deste cliente remax, no sentido de o desviar para outro imóvel com renda inferior. Nós comercias da Remax já estamos habituados a que isto aconteça. Não me surpreende nem me incomoda pois não posso controlar as atitudes das pessoas.9.O senhorio vai entrar em contacto com o Sr. Yann, ainda este mes para se encontrarem, verificarem a casa e acertarem as contas. Fica resolvido.Cordiais Cumprimentos.Helena Pereira