back

problema arrendamento

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

Y. W.

Para: Re/max Portugal

25/01/2024

Mudamo-nos para este novo alojamento em Novembro de 2023, e assim que entrámos as anomalias começaram:- A chamine esta apoiada, e durante a tempestada, agua entrou. Nao e possivel usa lo.- A pia está constantemente entupida e vazando pelo ralo.- A Torneira da pia e vazando tambem.- O exaustor não funciona.-O forno e os queimadores a gás não estão todos funcionando- O esquintador e vazando em duas partes, e tem que ser trocando.- Uma janela da quarta do fundo nao pode fechar. Colocamos fita porque ela abre em caso de vento (tempestade).- Os azulejos da sala e do corridor estão soltos em vários lugares e correm o risco de quebrar.- falta uma janela do armário de canto da sala.As anomalias continuaram apesar das tentativas desesperadas de reparação do proprietário:acabamos de descobrir, enquanto fazíamos os reparos com o proprietario, que o contador elétrico em nosso nome também é usado pelo outro arrendamento abaixo, um certo Sr. Ignacio.Ao falar com o proprietario, este diz-me que não pode fazer um segundo pedido de contador porque é um alojamento único aos olhos do Estado e dos impostos.A solução é que tenho que pagar a electricidade das 2 casas?Isto sem ter em conta as novas anomalias da casa: a rampa exterior não está devidamente vedada e ameaça soltar-se, não está terminada e grande parte está sem qualquer segurança.E, claro, a instalação elétrica não está de acordo com os padrões.Não podemos abrir o contrato de água em nosso nome porque também diz respeito aos 2 alugueres.Descobrimos também que a casa está infestada de cupins. Temos grandes buracos no teto de madeira e vivemos sob azulejos como nosso único isolamento.E por fim, nossa instalação de gás apresenta vazamentos e não está de acordo com os padrões.Como a agência não quer saber de nada e nos julga inadequados, obrigado de dizer-nos o que fazer para fazer valer os nossos direitos.cumprimentos.

Mensagens (1)

Re/max Portugal

Para: Y. W.

25/01/2024

Boa noite.Agradeço que tornem pública a resposta do senhorio pois os critérios devem ser iguais para os dois lados.Relativamente ao arrendatário e cliente em causa, devo informar o seguinte:Foi enviado um mail a este cliente no dia 29 /12/2023 que vos envio:Boa tarde sr. Yann,Espero que se encontre bem.O contrato não foi enganoso não. Foi feito segundo a lei e voces viram a casa antes de arrendarem.Informo que nessa casa, apesar de ter alguns anos e não ser nova, nunca choveu aí dentro. Aliás a casa está fechada à 6 ou 7 anos e nunca nestes anos entrou água aí. Se na cozinha entrou água foi devido às alterações da lareira/salamandra, e que se resolveram. Na sala nem sequer passam canos nesse teto mas enfim eu já percebi que voces mudam de casa muitas vezes e para isso encontram todas as justificações que vos convém.Na verdade , nem consigo compreender que pessoas tão sensíveis ao frio venham do sul viver para o norte mas voces la sabem da vossa vida.Relativamente à máquina de lavar, funcionou até agora.Podem sair desde que avisem com 90 dias de antecedencia conforme consta no contrato, b) Os arrendatários podem impedir a renovação automática do contratomediante comunicação aos Senhorios com a antecedencia mínima de 90 diasatravés de carta registada com aviso de receção. _______________________________Relativamente as cauções que vos foram exigidas no contrato por não terem fiadores (procedimento habitual para os arrendamentos,) serão devolvidas no dia em que me entregar as chaves, ou seja daqui a 90 dias após a receção da carta de não renovação. No que diz respeito à primeira fatura da luz, o sr. Jaime já lhe disse que pagaria 60 Eur ou podem abater este valor na renda.Após este mail, o cliente não respondeu, não me contactou nem contactou o Senhorio. Se pretendia abdicar do aviso prévio devia ter respondido de imediato ou contactar o senhorio, coisa que não fez.Relativamente ao conteúdo da reclamação devo acrescentar o seguinte:1.Estas casas foram divididas em partilhas recentes e por isso teve de ficar um contador para cada lado.2.Foi solicitado a um eletricista certificado, a instalação de um segundo contador. Relativamente ao r. chão, o arrendatário raramente vem ao local arrendado e por essa razão, o senhorio sugeriu deixar a água de fora, a ser paga pelo senhorio para não prejudicar o Sr. Yann (arrendatário do 1° andar) e este, sr. Yann foi informado disso desde o início e nunca contestou. Por isso devia estar satisfeito por nunca pagar água. Relativamente à luz, como referi o arrendatário do r.chão vem poucas vezes, alias, desde que o sr. Yann arrendou o 1° andar, o do r. chão dormiu apenas uma noite. As despesa em água do sr Yann foram com certeza muito superior ao consumo de luz no r. chão.3.Os contratos de arrendamento estão registados nas finanças e o senhorio tem os impostos em dia.4.O Senhorio não vive de rendas nem é explorador pois arrendou um andar moradia T2+ 1 com logradouro e quintal por 475 Eur é já lhe tinha baixado à renda para os 450 Eur.5.O Senhorio não está preocupado nem nunca esteve com tentativas desesperadas de solucionar algumas coisas. Era o sr. Yann que mandava mensagens a pedir ao senhorio para ir arranjar esses biscates porque ao que parece o Sr. Yann não tem jeito para nada e o senhorio tem habilitações suficientes para solucionar essas pequenas coisas. Acho até ridículo, o arrendatário não ser capaz de desentupir uma banca da loiça. Mas tudo isso foi feito sem qualquer obrigação por parte do senhorio.6.O senhorio chamou um trolha (construtor) para colar as tijoleiras e resolver a infiltração na chaminé da lareira. Relembro que se trata de um imóvel que embora tenha sido pintado e limpo, é usado e já tem alguns anos.7.Quanto aos coupins, trata-se de uma casa na aldeia com quintal e terreno,. O senhorio informou nunca os ter visto mas informa que a casa nunca foi sua residencia.8.Compreende-se esta atitude do arrendatário, aliás trata-se de uma pessoa que parece andar a brincar as casinhas, com pouca ética, provavelmente, na aldeia alguém se aproveitou deste cliente remax, no sentido de o desviar para outro imóvel com renda inferior. Nós comercias da Remax já estamos habituados a que isto aconteça. Não me surpreende nem me incomoda pois não posso controlar as atitudes das pessoas.9.O senhorio vai entrar em contacto com o Sr. Yann, ainda este mes para se encontrarem, verificarem a casa e acertarem as contas. Fica resolvido.Cordiais Cumprimentos.Helena Pereira


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.