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Prescrição de divida incorreta

Em curso Pública

Problema identificado:

Fatura e cobrança

Reclamação

L. S.

Para: Intrum Portugal

25/10/2025

Exmos. Senhores, Venho apresentar reclamação contra a empresa Intrum Portugal, S.A., que me tem contactado insistentemente por e-mail a propósito de uma alegada dívida antiga à MEO. A referida dívida remonta a anos de 2007-2013 e encontra-se inequivocamente prescrita, nos termos do artigo 10.º da Lei n.º 23/96, de 26 de julho (Lei dos Serviços Públicos Essenciais), que estabelece que as dívidas relativas à prestação de serviços de comunicações eletrónicas prescrevem no prazo de 6 meses após a sua prestação, caso não sejam judicialmente reclamadas. Já desde janeiro pedi à meo que me enviassem as faturas ou qualquer tipo de comprovativo que me indique claramente estas dívidas, mas continuo a obter somente recusa de me enviarem estes documentos sem qualquer explicação. A única coisa que me dizem é que se for um caso fraudulento tenho de lhes apresentar um comprovativo de morada à data reclamada com data de emissão correspondente ao período de faturação - como é que é suposto fazer isso se não me indicam em que morada eram faturadas essas faturas? Para além de que o número de telemóvel que me indicam que está endividado, claramente nunca foi meu , pois mantenho o mesmo número desde 2000. Solicito, assim, a intervenção da ANACOM, para que sejam apurados os factos e sejam tomadas medidas adequadas contra a Intrum, com vista à cessação imediata destes contactos abusivos e à eliminação dos meus dados pessoais relativos à alegada dívida prescrita. Já invoquei formalmente a prescrição da dívida, com base no artigo 10.º da Lei n.º 23/96, de 26 de julho, que determina um prazo de prescrição de 6 meses para serviços públicos essenciais, incluindo as telecomunicações. Apesar disso, continuo a ser pressionada através de comunicações via sms ameaçadoras, incluindo menções a “penhora de ordenado no prazo de 5 dias”, o que constitui uma ameaça sem fundamento legal e uma violação dos direitos do consumidor. Peço que a Direção-Geral do Consumidor intervenha junto da empresa Intrum Portugal, S.A., para pôr termo a este comportamento abusivo, assegurando o respeito pelos direitos do consumidor e pela legislação aplicável. Com os melhores cumprimentos, Larysa Savchuk

Mensagens (1)

Intrum Portugal

Para: L. S.

24/11/2025

Exmos. Senhores, Acusamos a receção da reclamação apresentada pela Senhora D. Larysa Savchuk, relativa a contactos efetuados pela Intrum Portugal Unipessoal, Lda. sobre uma alegada dívida comunicada pela MEO – Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A. Antes de mais, esclarecemos que a Intrum atua exclusivamente ao abrigo de um contrato de prestação de serviços celebrado com a MEO, limitando-se a proceder à gestão administrativa dos processos que lhe são transmitidos pelo Cliente credor. A Intrum não tem competência para definir, alterar, validar ou discutir os elementos contratuais ou faturação associados ao serviço prestado pela MEO, uma vez que toda a informação é integralmente fornecida por aquela entidade. Relativamente às questões de prescrição invocadas, importa esclarecer que a apreciação e declaração de prescrição, incluindo a determinação do prazo aplicável, da contagem desse prazo ou da existência de eventuais causas de interrupção, é da exclusiva responsabilidade do credor, ou, em última instância, das entidades judiciais ou arbitrais competentes. A Intrum, enquanto prestadora de serviços, não tem legitimidade para declarar uma dívida prescrita nem para emitir decisões que têm natureza jurídica constitutiva. Com os melhores cumprimentos, ______________ Carla Rodrigues DPO - Data Protection Officer PT www.intrum.pt Intrum Alameda dos Oceanos, 59 Edifício Espace - Piso 1, Bloco 2 A/B Parque das Nações 1990-207 Lisboa Intrum Portugal, Lda _______________ This e-mail and any attachments are confidential and may also be privileged. If you are not the named recipient, please notify the sender immediately and do not disclose the contents to another person, use it for any purpose, or store or copy the information in any medium. Thank you for your cooperation. Please consider the environment before printing this e-mail Informação sobre como processamos dados pessoais


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