back

Prepotência e abuso de direito

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. R.

Para: ActivoBank

10/04/2024

Em Junho de 2017 abri uma conta no Activo Bank utilizada em permanência (minha conta principal).Escolhi um banco “on line” para não ter que ir às lojas e poder tratar todas as operações desde o meu domicílio por intermédio da Internet ou por telefone.Recentemente recebi vários SMS pedindo-me de atualizar os meus dados, ora como nenhum dado mudou não respondi pois desconfiei uma tentativa de “pishing”.No dia 8 de Abril liguei ao Banco e após uma espera que durou uma eternidade consegui falar com uma “conselheira” e manifestar o meu desagrado em receber esses SMS que nada justifica.Foi-me então explicado que era uma imposição do Banco de Portugal e que eu tinha a obrigação de atualizar o que está ipso facto atualizado – Kafka puro !….Expliquei à conselheira que no site do Banco nada permitia de proceder à atualização.Respondeu-me que :- ou fazia a atualizaçãocom a App do Banco,- ou tinha de me deslocar a uma loja,Tudo isto unicamente para apresentar uma fatura recente de água, eletricidade ou gás.Que eu saiba nenhuma lei me obriga a possuir um smartphone permitindo a utilização das App e a exigência do Banco constituí um abuso pois se abri uma conta num Banco on line foi precisamente para evitar as deslocações às lojas. O banco está ao serviço dos clientes que lhe permitem de subsistir não são os clientes que estão ao serviço do banco.Assim exijo poder transmitir a fatura pedida como justificativo de residência via Internet a partir do meu computador.A atitude de prepotência do Activo Bank é inaceitável – é sua a obrigação de por à disposição dos clientes os instrumentos de comunicação indispensáveis , neste caso a possibilidade de transmitir o scan de uma fatura.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.