Exmos. Senhores,
Em 21 de janeiro fiz compras no Supermercado Continente de Ferreira do Alentejo.
Ao verificar o recibo detetei uma desconformidade entre o preço efetivamente pago e o anunciado no respetivo expositor.
Trata-se de iogurtes Bio Continente de aroma de baunilha. Conforme foto que anexo, este produto estava com o preço reduzido para cerca de metade, por proximidade do fim da data de validade.
De acordo com o recibo cuja cópia junto, o preço cobrado na Caixa foi o preço normal sem qualquer desconto.
Ao detetar o erro reclamei junto da empregada da Caixa que chamou a responsável.
Expus o assunto à senhora que de forma um pouco agastada me explicou que a responsabilidade cabia inteiramente à empregada da Caixa que tinha passado o produto pelo lado errado.
Não aceitei a explicação já que, no meu entendimento, a empregada da Caixa não tem que estar a ver qual o lado certo ou errado do produto. Se o Continente prevê, como sistema de trabalho habitual, que a sua empregada da Caixa tenha que conferir se os produtos possuem dois ou mais diferentes códigos de barras legíveis, e tenha que escolher o certo, então o sistema está completamente errado já que potencia o erro.
Se for essa a explicação real, o Continente está a cobrar indevidamente e para seu benefício à esmagadora maioria dos seus clientes que compram produtos nestas circunstâncias.
Não sequer coloco a possibilidade de os empregados do Continente estarem a cometer este erro de forma deliberada. Não é isso que está em causa. De qualquer modo, é sempre uma situação de flagrante publicidade enganosa!
Foi isto que tentei transmitir à responsável que me atendeu e a resposta foi inaceitável:
- Eu não lhe vou explicar mais porque você não entenderia!
Além de não me endereçar qualquer pedido de desculpas como a situação exigia, pese embora de uma forma eufemística, a senhora estava ainda a tratar-me como uma pessoa com reduzidas faculdades mentais, para não utilizar uma palavra mais feia!
No final, depois de ser ressarcido da quantia paga indevidamente, transmiti-lhe a minha indignação.
Apesar disso não se registou por parte da senhora qualquer retratação. Pelo contrário, apenas tentou negar o que instantes antes tinha afirmado!
Há dois aspetos para mim intoleráveis. A cobrança de um valor ilegítimo penalizada por lei e a atitude completamente desadequada da sua empregada.
Solicito ao Continente que se pronuncie sobre o assunto.
Cumprimentos.