back

Prazo para substituição

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Garantias

Reclamação

R. O.

Para: FEIRA DOS SOFÁS

15/02/2025

Exmos. Senhores, Em 09/03/2024 foi encomendado e pago na vossa loja do Montijo, um sofá "Carlos GPM - Sofá Chaise long c/ 2 relax (240 cm), sob a nota de encomenda n.º PC 1024/24018513. A 11 de maio de 2024, foi entregue na minha residência o referido artigo. Após uns dias de uso, foi verificado o aparecimento de um vinco no assento do chaise long, bem como vincos nas almofadas, sendo tal facto sido reportado à loja da Feiras dos Sofás do Montijo. A 22 de maio de 2024, foi efetuada a impermeabilização do sofá pela empresa Protec. No dia 02 de junho vieram à minha residência dois elementos da transportadora da Feira dos Sofás e levaram para reparação o assento do chaise long. Estes elementos ao serem questionados sobre também não levaram as almofadas, disseram que mais tarde iriam pedir o seu enchimento ou reparação. No dia 31 de agosto, de 2024, o assento do chaise long foi entregue na minha residência pela transportadora ao serviço da Feiras dos Sofás. Questionados os funcionários sobre as almofadas, os mesmos disseram que apenas tinham indicação da entrega do assento do chaise long. Que após a montagem do assento do chaise long, foi verificado que o mesmo ainda se encontrava com o mesmo defeito (vinco no assento) e que trazia um outro defeito na ponta (o tecido estava todo enrolado e vincado), sendo esta situação mencionada na folha de entrega da empresa transportadora. Mais tarde e no mesmo dia, foi detetado também que o assento do chaise long tinha perdido a impermeabilização, devido à sua tonalidade ser diferente do resto do sofá. Para o efeito e para testar a impermeabilização do assento do chaise long, foi feito um pequeno teste com um pouco de água e verificou-se que a mesma foi absorvida rapidamente, enquanto em outra área do sofá, a água formou uma bolha de água. Tendo sido constatado desta forma, que o assento do chaise long não fora impermeabilizado. Esta situação foi relatada à Feira dos Sofás no dia 01-09-2024, por email, tendo a referida entidade respondido em 05/09/2024, às 09h35, o seguinte: "Acusámos a receção do email de V/Exa. que, de resto, mereceu a N/ melhor atenção. Sobre o assunto, informamos que procedemos à abertura do processo de ocorrência, cujo nº é PC 1021-24018513 Atendendo às pretensas desconformidades alegadas e após análise com a fábrica, esclarecemos que será efetuada a recolha do módulo chaise para ir a fábrica e que o tratamento será feito nas instalações da mesma. Com efeito, V/Exa. será contactada para o aludido agendamento, com a brevidade que se mostre possível atentas as atuais circunstâncias. Disponibilizamo-nos a prestar quaisquer esclarecimentos adicionais, lamento o sucedido." Posteriormente, em data que não sei precisar, a transportadora da Feira dos Sofás, recolheu na minha residência, uma vez mais o assento do chaise long para reparação. No dia 06 de dezembro de 2024, a transportadora da Feira dos Sofás deixou na minha residência o assento do Chaise long e foi verificado uma vez mais que o defeito na parte de baixo da almofada continua igual (o tecido estava todo enrolado e vincado). E para além disso, detetei ainda uma pequena mancha (risco talvez provocada no transporte) no assento da almofada do chaise long. De imediato relatei uma vez mais via email esta sitaução à Feira dos Sofás, não tendo obtido qualquer resposta por escrito até à presente data. No entanto, no dia 06-12-2024, em resposta à minha reclamação, a minha esposa foi contatada via telemóvel por um funcionário da Feira dos Sofás do Montijo, que a informou que iriamos receber um sofá novo. Porém, até à presente data, (já lá vão mais de 60 dias), ainda não foi entregue o referido sofá a substituir o que possuo com defeito. A Lei das Garantias diz que o bem com defeito, tem de ser substituído no prazo de 30 dias. Tudo isto já ultrapassou os mínimos aceitáveis!! Exijo, portanto, que procedam à substituição imediata do artigo defeituoso, ou à restituição do valor pago. Se tal não acontecer, considerarei o contrato incumprido da vossa parte, pelo tomarei todas as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos. Rui Oliveira


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.