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PRAZO LIMITE DE ESPERA DE AT ULTRAPASSADO.

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

T. B.

Para: AIMA INTEGRACAO MIGRACOES E ASILO

11/06/2024

Exmos. Senhores, Eu, TELES ATAIDE BASTOS, portador do processo nº 23223549 e NIPC 4495849, venho por meio desta formalizar uma reclamação contra a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) em relação ao atraso na concessão da minha autorização de residência. Anexo o recibo comprovativo de pedido para referência. Realizei o meu trâmite no Instituto dos Registos e Notariado (IRN) de Laranjeiras, Lisboa, no dia 20 de Dezembro de 2023. De acordo com o Artigo 82.º da Lei de Estrangeiros, a decisão sobre o pedido de concessão de autorização de residência deve ser tomada no prazo de 90 dias. Este prazo já foi ultrapassado, ferindo assim o meu direito conforme o estipulado nos incisos 1 e 3 do referido artigo. Artigo 82.º - 1. O pedido de concessão de autorização de residência deve ser decidido no prazo de 90 dias. 2. Na falta de decisão no prazo previsto no número anterior, por causa não imputável ao requerente, o pedido entende-se como deferido, sendo a emissão do título de residência imediata. Até a presente data, não recebi nenhuma comunicação ou decisão a respeito do meu pedido, o que me causa grandes transtornos e prejuízos pessoais e profissionais. Gostaria de destacar que este atraso está trazendo consequências graves no meu dia a dia, como o risco de perder o meu médico de família, em um momento em que me encontro à espera de uma cirurgia e com mobilidade limitada. Sendo assim, solicito a emissão imediata do meu título de residência, conforme determina a lei em vigor, visto que o prazo legal já foi excedido sem qualquer justificativa válida. Agradeço antecipadamente pela atenção e aguardo uma resolução urgente desta situação. Atenciosamente,

Mensagens (1)

T. B.

Para: AIMA INTEGRACAO MIGRACOES E ASILO

25/06/2024

Passaram-se mais de 15 dias desde a formalização desta queixa e, lamentavelmente, ainda não obtivemos qualquer retorno. Apesar dos inúmeros emails enviados para os diferentes contatos disponíveis, permanecemos sem resposta. Esta inércia representa um completo descaso para com os usuários que dependem do novo documento para várias finalidades. A situação torna-se ainda mais preocupante, uma vez que meu banco restringiu as operações que posso realizar até a apresentação do novo documento válido. No ambiente profissional, a empresa em que atuo não pode mais aguardar, e consequentemente, estou em risco de perder meu emprego por incapacidade ou negligência. Decorridos 6 meses, é impossível obter um posicionamento sobre o andamento do processo? Sugiro que revejam seus processos e demonstrem a devida responsabilidade para com aqueles que já honraram o pagamento pelo serviço. A situação atual revela-se um completo absurdo e exige uma solução imediata.


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