Exmos. Senhores,
Por ter falecido o meu pai, há cerca de um ano, tomei o contrato que ele tinha com a NOS relativo a 4 telemóveis, TV com vários add-ons, e Net fixa de 200Mbs. Todos os serviços estão na mesma morada, em Oeiras, a sua casa de sempre, onde ainda vivia a minha mãe até há pouco tempo. Ela foi para um lar, e a casa está e vai permanecer vazia.
Liguei para a NOS para desativar todos os serviços agora supérfluos , mantendo apenas o telemóvel da minha mãe e, se isso de algum modo facilitasse o processo, mantendo também o serviço básico de TV e Net. Se conseguisse reduzir para cerca de metade a atual mensalidade de 90€, já ficaria satisfeito, pelo menos até ao final do período de fidelização, daqui a 12 meses.
Logo me explicaram que isso não seria possível devido às regras e procedimentos da NOS e que a redução máxima possível seria de 9,99€ e implicaria nova prorrogação do período de fidelização. Aceitei os argumentos, por respeito pelas "regras e procedimentos", cada um tem os seus.
Assim, comuniquei a minha decisão de cancelar o contrato todo., pagando o valor da indemnização que, à data de hoje, é de cerca de 275 euros. Esse valor fica amortizado ao fim de cerca de três mensalidades atuais e eu resolvo o problema comprando um cartão pré-pago para a minha mãe usar no lar. Aqui começou o verdadeiro problema e o motivo desta minha queixa.
A chamada acabou por durar 1 hora, 30 minutos e 15 segundos. E o absurdo da conversa atingiu níveis inacreditáveis. Melhor mesmo, seria ouvirem a gravação da mesma e julgarem vós mesmos. Eu repeti um sem número de vezes: a minha decisão é cancelar o contrato; se não me perdoarem a indemnização, pagá-la-ei sem resistência pois, como expliquei à ad nauseam, essa opção continuaria a ser mais favorável. Repetidamente manifestei o meu desconcerto e frustração e perguntei porque me faziam perder tanto tempo com argumentos que eu já tinha descartado anteriormente. Senti-me tratado como um pateta que é possível vencer pela exaustão. E senti-me ofendido pelo contraste entre a simplicidade e eficácia com que é possível contratar tudo online e a agressividade quase inultrapassável na hora de desativar um serviço.
Ouçam a gravação. Fiquem bem. Longe de mim.