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Prática comercial agressiva Perfumes & Companhia - contatos telefónicos persistentes não solicitados

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

C. M.

Para: Perfumes e companhia

07/11/2025

Após o contacto presencial com devolução em loja de encomenda adquirida na loja online (não manuseada, nem aberta pois não chegou a sair do balcão da P&C), fui contactada 9 (nove) vezes pela P&C, sendo que 3 das chamadas foram efetuadas pela P&C do Arrábida, 3 via telemóvel que surge associado à P&C e 3 via telefone fixo 217513616, também associado à P&C. Quatro destes contactos foram efetuados em período noturno, sendo o último pelas 21h15 e apesar das sucessivas recusas em atender. Possuindo a P&C toda a informação necessária, encomenda devidamente identificada, dados do comprador, fatura e a embalagem em si - ainda por abrir e com todos os produtos que tenham sido enviados - na loja P&C do Arrábida e de acordo com os T&Cs publicamente divulgados no website da empresa, qualquer contacto telefónico adicional revela-se completamente desnecessário. Ora, nos termos do DL n.º 57/2008, de 26 de Março (Práticas Comerciais Desleais), artigo 11.º, numero 1, "É agressiva a prática comercial que, devido a assédio, coacção ou influência indevida, limite ou seja susceptível de limitar significativamente a liberdade de escolha ou o comportamento do consumidor em relação a um bem ou serviço e, por conseguinte, conduz ou é susceptível de conduzir o consumidor a tomar uma decisão de transacção que não teria tomado de outro modo. ". Realce-se que o momento, local, natureza e persistência da prática comercial são de sobremaneira relevantes, e que se trata sem dúvida alguma de prática comercial considerada agressiva, em qualquer circunstância, nomeadamente por ter enquadramento na alínea c) do artigo 12.º, nos termos da qual são consideradas agressivas, em qualquer circunstância, as seguintes práticas comerciais: "Fazer solicitações persistentes e não solicitadas, por telefone, fax, e-mail ou qualquer outro meio de comunicação à distância, excepto em circunstâncias e na medida em que tal se justifique para o cumprimento de obrigação contratual". A violação do disposto nos artigos 4.º a 12.º constitui contraordenação económica grave, punível nos termos do Regime Jurídico das Contraordenações Económicas (RJCE). Atendendo à prática hostil e pretensamente intimidatória, não estabelecerei contacto com a empresa senão por meio formal escrito e adequado. No caso de não se concretizar a restituição atempada do montante pago, na íntegra e nos termos legais, através do meio utilizado para o pagamento, irá ser intentada ação junto dos meios de resolução de litígios competentes para a questão em apreço. Prova em anexo.

Mensagens (2)

Perfumes e companhia

Para: C. M.

11/11/2025

- Não escreva abaixo desta linha - Bom dia Reclamacao, A sua solicitação (147086) foi atualizada. Carla Santos (Perfumes Companhia) 11 de nov. de 2025, 14::36 GMT Boa tarde, Exmos. Srs. Acusamos a receção do vosso email e gostaríamos de informar que já enviamos a nossa resposta por email á cliente. Lamentamos desde já a insatisfação da cliente e pelas tentativas de contacto que a cliente refere. Os mesmos foram realizados na tentativa de explicar toda a situação cliente e a preocupação com que a nossa loja ficou assim como o nosso departamento de apoio ao cliente. Resposta para a cliente: Gostaríamos de informar que no próprio dia a nossa responsável de loja a tentou contactar para o número 914688109 sem sucesso de forma a poder explicar a situação e nós apoio ao cliente desde que tivemos conhecimento da sua reclamação que estamos a tentar contactar por diversas vezes e sem sucesso e no dia de hoje tentamos uma vez mais. Lamentamos desde já a situação e o incómodo causado com a situação. A colaboradora que a atendeu é uma colaboradora nova e por lapsos passou uma informação incorreta. Contudo, gostaríamos de informar que terá de ser o próprio cliente a solicitar o cancelamento da encomenda quando se dirige á nossa loja. Em relação ao email que nos enviou pedimos desculpa pela demora na nossa resposta, temos tido muitas solicitações e não conseguimos responder ao mesmo no devido tempo. O nosso departamento Financeiro irá realizar o reembolso para a cliente no decorrer do dia de amanhã e pela mesma via de pagamento e contamos que receba o mesmo muito em breve. Agradecemos a vossa atenção. Muito obrigado. Atentamente, Carla Santos Reclamacao 7 de nov. de 2025, 21:15 GMT

Perfumes e companhia

Para: C. M.

12/11/2025

- Não escreva abaixo desta linha - Olá Reclamacao, Queremos saber a sua opinião sobre o nosso atendimento ao cliente. Dedique alguns instantes para responder à seguinte pergunta clicando num dos links abaixo: Qual a sua avaliação sobre o suporte recebido? Bom, estou contente Ruim, estou descontente Este é um lembrete sobre o assunto do ticket: Carla Santos (Perfumes Companhia) 11 de nov. de 2025, 14::36 GMT Boa tarde, Exmos. Srs. Acusamos a receção do vosso email e gostaríamos de informar que já enviamos a nossa resposta por email á cliente. Lamentamos desde já a insatisfação da cliente e pelas tentativas de contacto que a cliente refere. Os mesmos foram realizados na tentativa de explicar toda a situação cliente e a preocupação com que a nossa loja ficou assim como o nosso departamento de apoio ao cliente. Resposta para a cliente: Gostaríamos de informar que no próprio dia a nossa responsável de loja a tentou contactar para o número 914688109 sem sucesso de forma a poder explicar a situação e nós apoio ao cliente desde que tivemos conhecimento da sua reclamação que estamos a tentar contactar por diversas vezes e sem sucesso e no dia de hoje tentamos uma vez mais. Lamentamos desde já a situação e o incómodo causado com a situação. A colaboradora que a atendeu é uma colaboradora nova e por lapsos passou uma informação incorreta. Contudo, gostaríamos de informar que terá de ser o próprio cliente a solicitar o cancelamento da encomenda quando se dirige á nossa loja. Em relação ao email que nos enviou pedimos desculpa pela demora na nossa resposta, temos tido muitas solicitações e não conseguimos responder ao mesmo no devido tempo. O nosso departamento Financeiro irá realizar o reembolso para a cliente no decorrer do dia de amanhã e pela mesma via de pagamento e contamos que receba o mesmo muito em breve. Agradecemos a vossa atenção. Muito obrigado. Atentamente, Carla Santos Reclamacao 7 de nov. de 2025, 21:15 GMT


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