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Pontos de luz azul nas lentes bluecontrol impedem visão, causam dores e cansaço

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

C. M.

Para: Opticália

03/11/2023

No passado dia 11/10/2023 procedi ao levantamento de óculos graduados na Opticália Arcozelo (SFME, Lda.), elaborados de acordo com a graduação prescrita pela Optometrista associada, e que foram vendidos como possuindo lentes Hoya com tratamento anti-reflexo e BlueControl, tendo pago 289€ (valor 2 lentes 214€). Não foi entregue nem exibido certificado de autenticidade das lentes e as mesmas não se encontram faturadas como sendo da marca Hoya (nem qualquer outra). Não possuem qualquer marca ou sinal distintivo. Motivo pelo qual, desconheço, por ora, qual a marca das mesmas.Apesar do exposto, até ao passado dia 1/11/2023 conseguia ver com os óculos conforme foram entregues. A visão não era perfeitamente nítida, mas permitia trabalhar. Sucede porém que no dia 31/10/2023, após colocar os óculos comecei a ver pontos de luz azuis, pequenos e de formato circular numa das lentes e uma mancha azul e pontos azuis na outra. Tais pontos azuis distraem-me ao trabalhar e causam cansaço extremo dos olhos, além de dor de cabeça persistente, que apenas melhora (e acaba por desaparecer) quando retiro os óculos. Ainda assim, de boa-fé, utilizei os óculos até à manhã de 03/11/2023, tendo o problema sempre persistido.Os pontos de luz não se devem a riscos (que não são visíveis nas lentes), nem a pó/sujidade. Porém, uma observação cautelosa permite ver que as lentes apresentam pontos transparentes, circulares, nos quais a luz incide e reflete, que não apresentam a cor do alegado tratamento BlueControl mas são antes transparentes e refletores. Não existiam até ao dia 31/10. Na limpeza dos óculos apenas foi usado pano seco e limpo fornecido pela óptica. Os óculos são desconformes ao fim a que se destinam, uma vez que não permitem ver com eles, atendendo ao elevado cansaço e graves dores de cabeça que causam graças aos pontos de luz que sempre estão a incidir nos olhos quando se está com eles colocados, olhe-se para onde se olhar. Ótica mandou para o fabricante e não ofereceu solução satisfatória, dizendo que a Hoya iria substituir as lentes, caso entendesse que possuíam defeito ou enviar carta a explicar a situação, nada mais se fazendo. De todo o modo, alegaram que: tal nunca tinha sucedido/ nunca tinham visto isso não viam o problema a Hoya não envia certificado de autenticidade com lentes monofocais, que era normal ver azul (sempre), que podia acontecer ver azul no período de adaptação (apesar de terem decorrido mais de 3 semanas, e nunca esse efeito se ter verificado até dia 31/10).O produto cuja marca associada por ora desconheço por falta de comprovativo, encontra-se com defeito notório e completamente desconforme ao fim a que se destina, o que legalmente confere o direito à restituição integral do valor pago mediante entrega/restituição do produto desconforme, direito que o consumidor pode exercer - caso queira - livremente, não podendo a ótica forçar ou obrigar à reparação, muito menos contra a perda de confiança na qualidade do produto e contra a vontade do cliente.Ademais, além dos transtornos inerentes a deslocações e dispêndio de tempo, encontro-me sem óculos para trabalhar até obter feedback, com todos os prejuízos que tal implica.

Mensagens (4)

Opticália

Para: C. M.

15/11/2023

Porto, 15 de novembro de 2023Exm.A reclamante solicita a devolução do dinheiro por nãoconformidade das lentes pois ve pontos azuis com as mesmas. As lentes foram por nós enviadas para o fabricante a fim deserem testadas, o relatório do fabricante é claro não deixando qualquer margempara duvida sobre a qualidade do artigo, não existindo qualquer nãoconformidade.A reclamante alega ainda que foi enganada quanto a origemdas lentes, certificado de origem e características técnicas, solicitado aofabricante e entregue a reclamante.  Os documentos originais do relatório de conformidade ecertificado de origem foram entregues a cliente, copias anexadas a esta cartaassim como a guia de compra ao fornecedor das lentes.  Dado a reclamante ver pontos azuis, e no intuito de resolvera situação propusemos a troca das lentes compradas pela cliente por umas degama superior sem tratamento blue control, assumindo nós a diferença do custo,pois poderia ser essa a origem do desconforto visual que a cliente reclama, nãosendo um defeito da lente, mas sim um problema adaptativo ao uso do oculo. A reclamante coloca em causa a veracidade dos documentosentregues apesar de os mesmo estarem identificados com o número da guia decompra, guia que tambem anexamos a esta carta.A reclamante alega ainda que as lentes que foram paraanalise não são as mesmas que lhe estamos a entregar o que é de todo falso,acusando de má-fé e colocando em causa a nossa ética profissional.Somos uma empresa com 10 anos no mercado e nunca tínhamostido uma reclamação que colocasse em causa o nosso bom nome ou éticaprofissional.Esgotamos todos os recursos para provar a proveniencia daslentes, a sua conformidade com as normas em vigor apresentamos várias soluçõesinclusive a troca por lentes de qualidade e preço superior sem qualquer custopara a reclamante, soluções todas elas recusadas pela reclamante.  Sempre ao dispor para qualquer esclarecimento adicionalFrederico Rodrigues administrador da SFME ldaopticalia arcozelo opticalia.arcozelo@gmail.com escreveu no dia sexta, 3/11/2023 à(s) 12:58:---------- Forwarded message ---------

C. M.

Para: Opticália

15/11/2023

Ex.mos Senhores,A Reclamante acusa a recepção e conhecimento da resposta supra. Entende a Reclamante que qualquer pronúncia acerca do teor destas declarações, qualquer matéria que constitua objeto de prova e, no mais, tudo o que se prenda com a questão que constitui o objeto do litígio deverá ser reservada para outra sede. Pelo que não se irá pronunciar.Cordialmente,Cátia Matos

C. M.

Para: Opticália

05/12/2023

Por não ter sido dada resposta final ao litígio em apreço, a Reclamante pretende manter, na íntegra, por ora, a reclamação apresentada nesta sede, cujos termos também mantém.Sem nada a acrescentar por ora.

C. M.

Para: Opticália

01/01/2024

Por não ter sido dada resposta final ao litígio em apreço, a Reclamante pretende manter, na íntegra, por ora, a reclamação apresentada nesta sede, cujos termos também mantém, realçando que se encontra na presente data sem o montante pago e sem os óculos.


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