Exmos. Senhores,
Comprei a minha viatura Peugeot 2008 1.6 HDI (diesel) em Agosto de 2020.
A data de hoje, um carro com poucos mais de 4 anos, menos de 30.000km a diesel, podemos considerar que é um carro novo.
Ora, sei que o meu caso não é o único e que outras viaturas Peugeot de 2020, portanto com os mesmos anos de vida e com mais ou menos a mesma quilometragem, acusaram problemas semelhantes, defeito no injetor de adblue e no catalisador.
Tal como acontece com os depósitos de adblue em algumas viaturas Citroen e Peugeot.
No meu caso foram várias situações:
Em 24/06/2024 aos 26.942Km acendeu a luz do motor, segundo a oficina foi actualização do software. Como estava dentro da garantia na foi debitado o “arranjo”.
Em 04/10/2024 aos 29.332km, detetei fumo a sair no capô do carro, sem qualquer aviso, por via das dúvidas foi para a oficina. Mais um “arranjo” absurdo, com a substituição do injector de liquido do Adblue, ao que tive de pagar o valor 220,08€.
Em 18/09/2024 aos 28.832km, foi efectuada a revisão habitual do veiculo e nesta intervenção nada foi detectado de anormal.
Em 24//11/2024 aos 29.838km, dois meses depois acendeu novamente a luz do motor, segundo a oficina problemas no catalisador que tinha de ser substituído. Mais um “arranjo” absurdo ao que tive de pagar o valor de 791,00€.
Parece óbvio que estamos perante mais um defeito de fabrico numa viatura Peugeot e portanto, a Stellantis devia assumir a totalidade do custo da reparação, o que infelizmente não aconteceu. Limitando-se a um desconto de 50% na substituição do catalisador, um tímido reconhecimento de que não é normal que uma viatura com menos de trinta mil quilómetros tenha necessidade de substituir tal peça.
Creio que é desprestigiante para a marca Peugeot permitir que casos como o meu se acumulem sem que a Stellantis assuma as suas responsabilidades.
Não é vergonha uma marca assumir o problema e recolher viaturas que saem da fábrica com defeito, vergonhoso é atirar para o cliente os custos da reparação de viaturas com defeito de fabrico.
Nada a dizer do atendimento dos funcionários da Stellantis em Paço d’Arcos que, dentro das suas competências, se mostraram prestáveis e céleres na resolução do problema.
Gostaria que a marca em questão assumisse a totalidade destes "arranjos", que como já disse são completamente absurdos numa viatura nova.
Cumprimentos.