back

Perda do Vale de Desconto

Em curso Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

T. D.

Para: H&M

08/09/2025

Exmos. Senhores, Recebi recentemente um vale de desconto por atingir a pontuação estipulada no vosso Programa de Fidelização, o qual utilizei numa compra de um par de sapatos. Infelizmente tive de realizar a devolução do mesmo, tendo em conta que constatei não ser confortável o suficiente para uma utilização longa, por exemplo, para um dia de trabalho. Apesar de ser cliente frequente há muitos anos e ter realizado outras compras com vales, nunca ocorreu a situação de uma devolução integral do objeto da compra. Entranhei o facto de após a devolução, não ver na minha página a restituição do vale. Contactei o apoio ao cliente por correio eletrónico, e recebi um contacto telefónico a explicar que neste caso o vale não é devolvido. Ou seja, só devolvem o vale se: i) a compra não for entregue ou ii) se trocar o mesmo produto por outro tamanho, por exemplo. Fiquei bastante indignada, afinal, o vale de desconto foi adquirido num programa de pontos, ou seja, preenchi critérios para o receber. Não se tratava de um desconto para todos os membros plus, como frequentemente ocorre. Na página do Programa de Fidelização, encontrei a seguinte explicação: ***Se fizer uma devolução, serei reembolsado com o meu vale de desconto? Os vales de desconto não serão reemitidos se fizer uma troca ou devolução. O valor do vale de desconto é distribuído equitativamente por todos os artigos da sua compra, por isso, se devolver um ou vários artigos, ser-lhe-á reembolsado o valor pago por cada um dos artigos. As trocas apenas se podem realizar nas lojas físicas e, nesse caso, poderá trocar o artigo devolvido por outro de valor igual. Bom, percebo perfeitamente e considero justo que num contexto de uma devolução parcial não cabe o retorno do vale, exatamente pelo facto de que os demais produtos estão a se beneficiar do vale, e o comprador manteve a posse desses e consequentemente dos seus benefícios. Agora, e neste caso em específico? Apenas o par de sapatos recebeu o benefício do vale. Não se aplica uma situação de distribuição do benefício. No momento em que houve a devolução, qualquer vantagem adquirida pelo cliente se perdeu. Esta reclamação não é sobre o valor em si. É sobre um direito adquirido por mim, mas que me foi tirado sem qualquer base para isso. Afinal, nitidamente o meu contexto de devolução não se enquadra no que está descrito acima. Pensem, é contraproducente! Premeiam um cliente por escolher a H&M em detrimento a tantas outras opções — uma forma de valorizar a sua escolha. Mas nesta situação o cliente fica sem nada, nem produto, nem prémio… Basicamente "um tiro no pé". A única pessoa penalizada nesse processo fui eu, pelo simples facto dos sapatos não serem confortáveis. Com os melhores cumprimentos.

Mensagens (1)

H&M

Para: T. D.

09/09/2025

‍ ‍ Olá, ‍ Agradecemos o seu contacto e o tempo que dedicou a comunicar connosco. Na HM, valorizamos profundamente a confiança dos nossos clientes e tratamos com o máximo rigor todas as situações que nos são reportadas, especialmente através de entidades como a DECO Proteste. Relativamente à reclamação apresentada, informamos que estamos a acompanhar diretamente a situação com a cliente em questão, com o objetivo de encontrar uma solução justa e satisfatória. Reiteramos a nossa total disponibilidade para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais através da nossa linha de atendimento ao cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados das 9h às 17h, através do número gratuito 800 780 330. Agradecemos a sua atenção e reiteramos o nosso compromisso em garantir a melhor experiência possível com a HM. ‍ Adoramos opiniões, partilhe a sua aqui ‍ Votos de um ótimo dia, Filipe Serviço de Atendimento ao Cliente HM ‍ ‍ From: Sent: Monday, September 8, 2025 2:54 PM +02:00 To: atendimentoaocliente.pt@hm.com Subject: Perda do Vale de Desconto ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.