Boa tarde.No passado dia 1 de abril a Fertagus passou a integrar o 'Programa de apoio à redução tarifária nos transportes públicos (PART)', ou seja, o seu tarifário foi alterado, passando o Passe Navegante a substituir todos os Passes e Assinaturas existentes até à data, em cumprimento do Regulamento n° 278-A/2019, da Área Metropolitana de Lisboa, publicado em 27 de março de 2019.A aplicação deste novo regime tem tido um impacto significativo na procura dos serviços da Fertagus e SulFertagus, face à significativa redução de preços. De facto os preços passaram a ser de 40Eur (Metropolitano) e 30Eur (Municipal), com total abrangencia de todos os Operadores da AML, para além das restantes tarifas sociais e gratuitidades.A Fertagus, ao ser confrontada com estas alterações, tem vindo a preparar um conjunto de medidas que possam dar resposta, a curto prazo, dentro das suas competencias e responsabilidades, a esta nova realidade.Com vista a dar resposta à crescente utilização do serviço prestado, com a introdução dos novos Passes Navegante, e tendo em conta o material circulante disponível (18 Unidades Quadruplas Elétricas ao todo), assim como os constrangimentos de operação existentes, nomeadamente as necessidades de efetuar diariamente a manutenção corrente do material circulante, a Fertagus procurou encontrar uma nova formulação de horário que, com o mesmo material circulante, permitisse o reforço da oferta, designadamente a introdução de mais comboios duplos (junção de duas Unidades Quadruplas Elétricas) e a ligação de mais comboios a Setúbal. Realçamos que diariamente das 18 UQE disponíveis são utilizadas diariamente 17, ou seja, a Fertagus opera sem qualquer reserva de exploração.Assim, no passado dia 16 de setembro entrou em funcionamento um novo horário que permite a realização de mais 15 horários com comboios duplos, assim como a extensão de 6 horários de Coina a Setúbal e ainda, a criação de um novo horário entre Lisboa e Setúbal e a eliminação de uma única partida e chegada à estação de Coina (situação objeto da reclamação).Esta oferta procurou responder aos picos de procura da melhor forma, ou seja aos horários com mais procura e, embora com esta penalização em Coina num horário, permitiu globalmente vários benefícios adicionais na oferta realizada.Por outro lado, continuaremos a apelar aos Clientes que, em função das necessidades de deslocação, possam ser avaliados os comboios antes ou depois dos horários normalmente utilizados, ou seja, 10 minutos antes ou depois, (desde que o destino não seja nenhuma estação após Coina,) os quais poderão apresentar uma maior disponibilidade de capacidade de transporte. Assim como, no mesmo horário, nas diferentes carruagens também se verificam, por vezes, níveis utilização diferentes, podendo haver mais capacidade numas carruagens que noutras. Também os Clientes que viajam para Setúbal, poderão optar por apanhar um comboio para Coina, com mais disponibilidade, e efetuar o transbordo nessa estação para um comboio seguinte, com destino a Setúbal, onde entrarão já sem dificuldades. A este respeito juntamos alguns dos panfletos informativos que temos distribuído aos nossos Clientes.Adicionalmente, também em resposta a este novo enquadramento, avançou-se com a reformulação do layout interno de uma UQE, cujo principal objetivo é o de melhorar a circulação e a distribuição no interior dos comboios, de forma a facilitar as entradas e as saídas dos passageiros e melhorar a acomodação e o conforto na sua utilização, especialmente por parte dos passageiros que viajam de pé. Chamamos à atenção que das alterações que serão introduzidas o peso dos lugares sentados passa de 38% para 30%, sendo a redução muito pouco significativa, ao contrário do referido, mas com fortes ganhos para os utilizadores. Assim, tendo-se comprovado as vantagens deste novo layout, o mesmo irá avançar progressivamente para todas as restantes UQE.Simultaneamente foi solicitado ao fabricante do material circulante que avalie a possibilidade do fabrico de uma quinta carruagem que poderá vir a aumentar a capacidade do material circulante existente. Trata-se no entanto de uma medida que implicará alterações no tamanho das plataformas de algumas estações e que nunca poderá ser operacionalizada em menos de 2 anos.Gostaríamos ainda de referir que a Fertagus reforçou recentemente os seus serviços de atendimento, com o alargamento do horário de funcionamento de várias bilheteiras, entre as quais a bilheteira do Pragal, que aos dias úteis funciona até às 21h.Umas breves notas relativamente às referencias bastantes longínquas que foram efetuadas: Inicialmente a Fertagus operava à hora de ponta de 7/7minutos, situação que foi alterada para 10/10 minutos para permitir a extensão do serviço a Setúbal em 2004, com o mesmo material circulante, situação que decorreu de uma prerrogativa do Estado Concedente. No entanto, em alternativa, a maioria dos horários da hora de ponta passou a ser realizada com comboios duplos, ou seja o dobro da capacidade, o que globalmente se traduziu em maior capacidade de transporte nos períodos de ponta.Relativamente ao encerramento de uma entrada do Auto-Silo do Pragal em 2012, a mesma inseriu-se num processo de restruturação dos sistemas de acessos e videovigilância dos parques, que trouxe várias melhorias operacionais nas entradas e saídas dos mesmos.Cumprimentos,Vanda Carvalho Condições geraisCONFIDENCIAL: Esta mensagem destina-se exclusivamente a quem nela conste como destinatário, contém informação confidencial, encontra-se protegida por segredo profissional e a sua divulgação é proibida por lei. 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