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perda de qualidade de serviço

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

R. V.

Para: Fertagus

13/11/2019

Sou cliente Fertagus e há mais de 16 anos, que utilizo este transporte entre a estação do Pragal e Lisboa, com o passar dos anos sinto que tenho vindo por inúmeras situações distintas, a perder qualidade no serviço, sem que isso alguma vez se tenha refletido no valor que se paga, tais como as que passo a descrever por ordem de acontecimento 1. inicialmente, há 16 anos atrás, nas horas de ponta a frequência dos comboios era de 7 em 7 minutos, algo que foi alterado com a extensão da linha até Setúbal e que passou a ser de 10 em 10 minutos e nunca mais foi reposto (e que tanta falta faria sobretudo agora que com a diminuição dos preços dos passes e consequente aumento de numero de passageiros, era algo que é mais do que justificado), as únicas razões que justificam tal acontecimento será talvez a falta de investimento em material circulante, que aliás foi já noticia por diversas ocasiões e a falta de preocupação com os utilizadores/clientes e com a qualidade do serviço prestado. 2. A segunda perda de qualidade prende-se com a inutilização de uma das 2 portas do projeto inicial, de acesso ao silo de estacionamento do pragal, passando a existir apenas uma porta de entrada, com os constrangimentos que só por si se adivinhavam e que já têm acontecido. Esta medida obriga a quem se dirige vindo de Almada a percorrer uma distância extra de cerca de 1,1km, e que ainda por cima obriga, quem faz esse trajeto a passar à porta da estação contribuindo para dificultar o transito e provocar situações de stress relacionados com a paragem à porta da estação para largadas e recolhas de passageiros que como sabemos neste país se faz tudo menos ordeiramente e com a falta de civismo, característica. Sendo que esta alteração foi decidida e executada sem qualquer consulta e sem qualquer explicação aos utilizadores/clientes, toda a forma como isso se processou só se justifica, pelas razões obvias, o suspeito do costume, a redução de custos, ao fechar a porta do silo que funcionava de forma autónoma, mas com um longo registo de dificuldades quase diárias dos ditos equipamentos autónomos pôde ser dispensado o funcionário que existia no silo e que tantas vezes tinha de se dirigir as portas com problemas. O curioso é que isso nunca se refletiu nos preços praticados pelo estacionamento no silo, antes pelo contrario, que no caso do Pragal custa quase tanto como o passe para o comboio, sendo que estamos a falar de negócios com custos de investimento e de manutenção bastante diferentes, chega a surgir a duvida sobre qual será o principal negócio da Fertagus. 3. O encerramento das bilheteiras, a partir das 18h00, que é precisamente, quando a grande maioria dos utilizadores/clientes estão de volta e não se encontram condicionados pela falta de tempo que os horários laborais impõem, mais uma vez aparece o suspeito do costume redução de custos como única explicação, e cada vez é mais claro para o utilizador/cliente que só pode ser esse o único foco de quem está por de trás destas decisões. 4. Agora a gota de água, e a principal razão para o descontentamento atual e motivação adicional para escrever esta reclamação. O estado atual do serviço sobretudo nas horas de ponta desde que se verificou a redução dos preços dos passes sociais, e os consequentes aumento de numero de passageiros que faz as composições andarem sobrelotados situação ainda mais agravada quando como ontem (dia 12/11/2019) ao final da tarde se junta a tudo isto atrasos nos comboios que estão a tornar-se cada vez mais comuns. Mais ainda, acho insultuoso a solução já apresentada para as atuais dificuldades relacionadas com o aumento do n.º de passageiros e não quero acreditar que vá para frente a desinstalação da maioria dos bancos das composições, mais uma vez claramente se percebe, que a qualidade do serviço prestado aos utilizadores/clientes, é de facto a última das preocupações da Fertagus.

Mensagens (1)

Fertagus

Para: R. V.

13/12/2019

Boa tarde.No passado dia 1 de abril a Fertagus passou a integrar o 'Programa de apoio à redução tarifária nos transportes públicos (PART)', ou seja, o seu tarifário foi alterado, passando o Passe Navegante a substituir todos os Passes e Assinaturas existentes até à data, em cumprimento do Regulamento n° 278-A/2019, da Área Metropolitana de Lisboa, publicado em 27 de março de 2019.A aplicação deste novo regime tem tido um impacto significativo na procura dos serviços da Fertagus e SulFertagus, face à significativa redução de preços. De facto os preços passaram a ser de 40Eur (Metropolitano) e 30Eur (Municipal), com total abrangencia de todos os Operadores da AML, para além das restantes tarifas sociais e gratuitidades.A Fertagus, ao ser confrontada com estas alterações, tem vindo a preparar um conjunto de medidas que possam dar resposta, a curto prazo, dentro das suas competencias e responsabilidades, a esta nova realidade.Com vista a dar resposta à crescente utilização do serviço prestado, com a introdução dos novos Passes Navegante, e tendo em conta o material circulante disponível (18 Unidades Quadruplas Elétricas ao todo), assim como os constrangimentos de operação existentes, nomeadamente as necessidades de efetuar diariamente a manutenção corrente do material circulante, a Fertagus procurou encontrar uma nova formulação de horário que, com o mesmo material circulante, permitisse o reforço da oferta, designadamente a introdução de mais comboios duplos (junção de duas Unidades Quadruplas Elétricas) e a ligação de mais comboios a Setúbal. Realçamos que diariamente das 18 UQE disponíveis são utilizadas diariamente 17, ou seja, a Fertagus opera sem qualquer reserva de exploração.Assim, no passado dia 16 de setembro entrou em funcionamento um novo horário que permite a realização de mais 15 horários com comboios duplos, assim como a extensão de 6 horários de Coina a Setúbal e ainda, a criação de um novo horário entre Lisboa e Setúbal e a eliminação de uma única partida e chegada à estação de Coina (situação objeto da reclamação).Esta oferta procurou responder aos picos de procura da melhor forma, ou seja aos horários com mais procura e, embora com esta penalização em Coina num horário, permitiu globalmente vários benefícios adicionais na oferta realizada.Por outro lado, continuaremos a apelar aos Clientes que, em função das necessidades de deslocação, possam ser avaliados os comboios antes ou depois dos horários normalmente utilizados, ou seja, 10 minutos antes ou depois, (desde que o destino não seja nenhuma estação após Coina,) os quais poderão apresentar uma maior disponibilidade de capacidade de transporte. Assim como, no mesmo horário, nas diferentes carruagens também se verificam, por vezes, níveis utilização diferentes, podendo haver mais capacidade numas carruagens que noutras. Também os Clientes que viajam para Setúbal, poderão optar por apanhar um comboio para Coina, com mais disponibilidade, e efetuar o transbordo nessa estação para um comboio seguinte, com destino a Setúbal, onde entrarão já sem dificuldades. A este respeito juntamos alguns dos panfletos informativos que temos distribuído aos nossos Clientes.Adicionalmente, também em resposta a este novo enquadramento, avançou-se com a reformulação do layout interno de uma UQE, cujo principal objetivo é o de melhorar a circulação e a distribuição no interior dos comboios, de forma a facilitar as entradas e as saídas dos passageiros e melhorar a acomodação e o conforto na sua utilização, especialmente por parte dos passageiros que viajam de pé. Chamamos à atenção que das alterações que serão introduzidas o peso dos lugares sentados passa de 38% para 30%, sendo a redução muito pouco significativa, ao contrário do referido, mas com fortes ganhos para os utilizadores. Assim, tendo-se comprovado as vantagens deste novo layout, o mesmo irá avançar progressivamente para todas as restantes UQE.Simultaneamente foi solicitado ao fabricante do material circulante que avalie a possibilidade do fabrico de uma quinta carruagem que poderá vir a aumentar a capacidade do material circulante existente. Trata-se no entanto de uma medida que implicará alterações no tamanho das plataformas de algumas estações e que nunca poderá ser operacionalizada em menos de 2 anos.Gostaríamos ainda de referir que a Fertagus reforçou recentemente os seus serviços de atendimento, com o alargamento do horário de funcionamento de várias bilheteiras, entre as quais a bilheteira do Pragal, que aos dias úteis funciona até às 21h.Umas breves notas relativamente às referencias bastantes longínquas que foram efetuadas: Inicialmente a Fertagus operava à hora de ponta de 7/7minutos, situação que foi alterada para 10/10 minutos para permitir a extensão do serviço a Setúbal em 2004, com o mesmo material circulante, situação que decorreu de uma prerrogativa do Estado Concedente. No entanto, em alternativa, a maioria dos horários da hora de ponta passou a ser realizada com comboios duplos, ou seja o dobro da capacidade, o que globalmente se traduziu em maior capacidade de transporte nos períodos de ponta.Relativamente ao encerramento de uma entrada do Auto-Silo do Pragal em 2012, a mesma inseriu-se num processo de restruturação dos sistemas de acessos e videovigilância dos parques, que trouxe várias melhorias operacionais nas entradas e saídas dos mesmos.Cumprimentos,Vanda Carvalho Condições geraisCONFIDENCIAL: Esta mensagem destina-se exclusivamente a quem nela conste como destinatário, contém informação confidencial, encontra-se protegida por segredo profissional e a sua divulgação é proibida por lei. 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