Exmos. Senhores,
No dia 04 de agosto de 2024 efetuei a compra do equipamento smartwatch XIAOMI S3 Black na loja XIAOMI Store Coimbra, pelo valor de 129,99€;
No dia 22 do referido mês, voltei à loja com o equipamento porque, 5/6 dias antes, o anel do mostrador do equipamento tinha saído, originando a perda do mesmo. Uma vez que não houve mau uso do equipamento, a não ser o fim para o qual se destina, não compreendo como é que de um equipamento novo se solta uma peça sem razão aparente;
A solução apresentada pelo colaborador de loja seria eu comprar um novo anel, não tendo a garantia de que o mesmo poderia voltar a acontecer;
Solicitei então que fosse feita a avaliação do equipamento, devido aos factos apresentados anteriormente;
A resposta dada por parte do reparador oficial da Marca (TAMET) foi a de que o problema apresentado não estava abrangido pela garantia e que teria de pagar um orçamento no valor de 80,23€, sem especificar qual o problema do equipamento e em que é que se baseavam ao fazer um orçamento daquele valor;
Depois de vários telefonemas e enviado email para a TAMET a solicitar que fosse revista a solução dada pelos mesmos, fui informado que teria de ser a loja a fazer qualquer tipo de contacto com eles;
Algum tempo depois desloco-me à loja, depois de contactado pela colaboradora, que me informa que posso levantar o equipamento, mas se quiser o anel mostrador terei de ser eu a custeá-lo, e que o reparador oficial da Marca – TAMET me retira a garantia do equipamento por mau uso do mesmo, referindo que apresentava riscos e falta de tinta;
Informei que não faria o levantamento do equipamento mediante tais justificações e condições apresentadas, pois foram tiradas fotos ao equipamento na própria loja, e o mesmo não apresenta qualquer dano, a não ser a falta do anel mostrador;
Face ao exposto, e depois de ser “empurrado” da loja que representa a Marca para o reparador oficial da Marca e vice-versa, coloco as seguintes questões, que gostaria de ver esclarecidas:
1. Como é possível o cliente ser posto em causa, depois de acusado de fazer mau uso do equipamento, sendo que o uso que foi dado consistiu na colocação e uso no pulso (supostamente é esse o propósito de um relógio)?
2. Pode o reparador oficial da marca fazer um orçamento sem discriminar o que é orçamentado e retirar a garantia de um equipamento com base em declarações que não correspondem à verdade (falta de tinta e riscos)?
3. Tenho de ser eu, como cliente, a ficar lesado, uma vez que, passados três meses em que estive sem o equipamento e sem o valor dele, me deparo com o problema inicial – um relógio sem o anel do mostrador porque sai sem razão aparente, não havendo garantia de que possa vir a acontecer novamente o mesmo?
Solicitei tirar fotografias ao equipamento em loja, uma vez que referem que o mesmo apresenta arranhões e falta de tinta, e foi-me negado o pedido, a menos que efetuasse o levantamento do relógio nas condições que me colocaram ( sem o anel mostrador e PERDA DA GARANTIA)
De referir, que continuo sem o relógio em meu poder.
Cumprimentos.
Marco Matos