Ex.mos Senhores1. No dia 16 de Junho p. p. dirigi-me ao balcão de entrega de exames do Hospital da Luz Lisboa para levantar exames de imagiologia que ali fizera a 13 de Maio p.p. (um rx e uma ecografia a um ombro).2. A funcionária do balcão de entrega de exames entregou-me um envelope onde só estavam duas folhas A4 impressas com os relatórios dos exames, mas sem as imagens dos mesmos. Mas só me dei conta disto já em casa.3. Assinei o impresso do levantamento de exames, que não li, por achar que é mera formalidade...4. No dia 20, pensando que teria sido lapso da funcionária que me atendera no dia 16, voltei ao mesmo balcão para pedir as imagens em falta.5. Fui, então, informada de que para obter as imagens em papel ou CD teria que pagar mais 3 euros, além do que já pagara pela realização do exame, uma vez que o Hospital disponibiliza os resultados na aplicação MyLuz.6. Referi que não fora informada desse custo acrescido no dia em que realizara o exame, quando ainda podia ter optado pelo serviço de outro prestador desses serviços.7. Pedi que gravasse as imagens numa pen que levava comigo e disse que tal não era possível.8. Disse que não tinha autoridade para me dar as imagens sem pagamento.9. Pedi para falar com a responsável pelo serviço que apareceu. Não se identificou e eu não pedi identificação porque ainda achei (ingenuamente) que resolvia tudo ali, e que também confirmou que a entrega das imagens só seria feita mediante o pagamento extra.10. Exigi a entrega das mesmas, sem pagamento, uma vez que não fora informada aquando da realização dos exames, ao que respondeu também que não tinha autoridade para isso e que exporia a situação superiormente.11. Ficou com os meus dados e disse me contactaria.12. Esperei até hoje e ninguém me contactou.13. É inaceitável que tenha de pagar uma taxa adicional por algo que é meu por direito a partir do momento que paguei pelos exames a quantia que o Hospital me exigiu.14. O Hospital da Luz não respeita as relações contratuais que estabelece com os clientes quando estes contratam uma prestação de serviços e altera-as sem dar conhecimento prévio dos utentes.15. Aqui há meses, decidiu, sem informar os utentes, não entregar relatórios dos RX ali realizados.16. Quando isso me aconteceu, exigi a entrega do relatório em falta e, a partir daí, no acto do check in para um exame desse tipo, peço sempre “com relatório”.17. Agora, o Hospital decidiu só entregar as imagens dos exames, que os clientes já pagaram, a troco de um pagamento suplementar, o que é abusivo e inadmissível!18. Para mais, e segundo me foi dado ver no dia em que fui levantar os meus exames, o Hospital atrasa cada vez mais a entrega dos mesmos, pelo que os clientes, com consultas marcadas e já pressionados pela necessidade de levar os exames aos seus médicos assistentes fora do hospital da Luz, acabam por pagar o que lhe exigem, muitos deles sem contestarem.19. É uma falta de respeito e de lisura nas relações com os clientes e duvido da sua legalidade.20. Até porque não há preços diferentes para a realização de exames com e sem relatório ou com entrega física de imagens ou sem entrega das mesmas.21. Os utentes têm direito a poder levar os seus exames, bem visíveis, a outros médicos que não sejam os do Hospital da Luz.22. Os funcionários do balcão de entrega de exames tentam convencer os clientes que reclamam dizendo-lhes que podem partilhar as imagens com os seus médicos através do telemóvel e do mail! Mas como avaliar imagens tão pequenas?23. Além do mais, os utentes não são obrigados a ter literacia digital que lhes permita usar os meios digitais disponibilizados24. Que as autoridades competentes ponham cobro à descarada extorsão aos utentes do Hospital da Luz.Com os melhores cumprimentos