O meu Pai possui uma 2 habitação, fruto de herança, situada em espaço rural e que possui um contracto de fornecimento de energia eléctrica com a EDP comercial. Esta pequena habitação é apenas utilizada esporadicamente, não tendo utilização actual e cujo consumo de energia é residual. O meu pai é uma pessoa idosa, de 83 anos e sem capacidade para lidar com contractos ou formalidades jurídicas no que respeita a estas situações, no entanto para efectuar o fornecimento de energia pela EDP, foi incluído por esta, no contrato de fornecimento de energia o PACK EDP SMART, que representa um valor fixo mensal, e que corresponde a hipotética prestação de serviços de manutenção e apoio em electricidade de 300€ anuais, mas que não inclui peças e inclui 1hora de electricista... Este serviço é anual e renova automaticamente, não podendo ser cancelado antecipadamente, sob pena de implicação de encargos para o cliente por falha de condição contratual. este serviço não tem qualquer utilidade para esta habitação, pelo que pretendemos cancelar o mesmo.Como representante legal do meu pai, fiz o contacto para a linha de apoio da EDP, e onde me foi indicado que o contracto é anual e válido até Março do próximo ano, e para anular este contracto teria que ser o proprietário a ligar para a linha e dar essa indicação verbalmente, não sendo aceite o cancelamento por descendentes....Isto é deveras ridículo.Verifico que a EDP não possui qualquer email, ou outro meio, onde possa ser efectuado o envio de qualquer documentação correspondente a contractos ou reclamação relativamente a mesma. Para esse efeito, será necessário sempre, a utilização do portal da EDP para efectuar qualquer diligencia, mas que na realidade remete para formulários semi automáticos de auto-ajuda não sendo possível resolver qualquer situação, sobretudo por pessoas que de idade avançada ou sem literacia digital estabelecem contractos com esta entidade. Não compreendendo este critério, uma vez que para ser feita a renovação automática deste serviço, ninguém ligou ao meu pai a pedir autorização verbal para esse efeito, sobretudo para a facturação de um serviço que não tem qualquer utilidade e que esta entidade impõe aos seus clientes, utilizando o subterfugio de um serviço gratuito, mas que na realidade é pago pelo consumidor. Apresento desta forma á reclamação á EDP na medida em que este tipo de situação é injusto para as pessoas com menores conhecimentos, e representam despeças que são impostas pela EDP para cobrar serviços que não são necessários aos clientes. reclamo por não existir um meio directo onde proceder a uma reclamação ou envio de documentação, como um email, pois a utilização de portais e espaços de clientes no site da empresa, não são acessíveis a todas as pessoas. Em nome do meu pai, que mal sabe escrever, muito menos usar um computador ou um smartphone, pretendo cancelar este serviço, não sendo autorizado pêlo meu pai a renovação á EDP do pack no próximo ano.sem mais de momento me despeço.Carlos Ferreira