Exmos. Senhores,
Fiz um reserva de um quarto em Lisboa através da SPOTAHOME (quarto no imóvel de propriedade da empresa GABRIEL & PEREIRA CONSTRUÇÕES – representada pela proprietária Cláudia Pereira e Gabriel Pereira), chegando no prédio, já notei que a situação estava longe da ideal, o hall estava infestado de baratas (situação diária) com aparência de sujo e falta de manutenção. Chegando ao quarto, que claramente estava sujo, banheiro com mofo e fungos no box, tentei superar tudo, fiz uma faxina e foi isso. No primeiro dia também já notei outros problemas no apartamento, nas áreas comuns, principalmente na cozinha, que também estava cheia de mofo no teto, e, ainda, a geladeira estava com defeito, bem como o micro-ondas (o que foi comunicado prontamente ao proprietário), que, contudo, estava de férias e informou que só poderia solucionar as questões e realizar a substituição dos aparelhos, quando retornasse (2 semanas depois), ou seja, durante 2 semanas os moradores foram obrigados a viver em um apartamento no qual itens básico de cozinha e de obrigação de fornecimento da proprietária não estavam funcionando simplesmente porque a proprietária estava de férias e não havia ninguém para prestar nenhum tipo de suporte, a situação foi também foi reportada pelos outros moradores (inclusive a SPOTAHOME, que nada fez).
Para piorar e, ainda, o que tornou inviável a minha permanência no local, durante primeiros dias que permaneci no quarto, fui surpreendida com “bedbugs” na minha cama, sendo picada em diversas oportunidades, o que também foi prontamente comunicado a proprietária (com envio de imagens), o que demonstra a total falta de higiene do local e beira ao absurdo. Em sua própria casa, no seu próprio quarto você ser picada.
Foi realizada uma “dedetização”, que, contudo, não resolveu a questão, visto que ainda sentia os “bedbugs” e suas picadas (conforme imagens encaminhadas a SPOTAHOME), tendo em vista que são muito difíceis de serem retirados dos colchões e cama, conforme informado pelo próprio especialista, o que tornou a situação insustentável.
Diante disso, informei a proprietária e a SPOTAHOME que sairia do imóvel, visto que não havia quaisquer condições que permanecer nesse local. A situação toda foi comprovada à SPOTAHOME e a proprietária, que concordaram com a minha saída antecipada, visto que claramente não estava dando causa a situação.
Contudo, para minha surpresa a proprietária se recusa a devolver o depósito caução (600EUR), indo contra a Lei, em que pese o quarto tenha sido alugado antes mesmo da minha saída, de modo que ela não teve qualquer prejuízo, sob a alegação de que EU TERIA QUE PAGAR PELAS DESPESAS DE DESINFEÇÃO!!
A desinfeção do imóvel foi realizada pela proprietária, que somente me comunicou a data e horário agendados, eu não solicitei o serviço e, ainda que tivesse solicitado, ele foi agendado para resolver um problema da propriedade dela!!!
São despesas de manutenção do apartamento, que sob nenhuma hipótese podem ser imputadas ao inquilino, isso não é sequer cabível!! Essas despesas são de responsabilidade do proprietário e da SPOTAHOME.
Além disso, quanto ao valor alegadamente pago pelo serviço, qual seja, 369EUR, inclusive, ele sequer é comprovado, uma visita custa esse valor?
Ou seja, eu estou pagando por um serviço que não solicitei, que não é de minha responsabilidade e que o valor sequer foi comprovado. Como isso é possível? Isso não existe, não pode e não será admitido.
Ressalto que a proprietária, ainda ofereceu fazer uma nova dedetização antes da minha saída, para me convencer a ficar no apartamento, me pergunto se eu teria que pagar por esse serviço também!!!
Toda a situação já foi reportada à SPOTAHOME, que insiste em dizer que nada pode fazer sobre a questão, que a devolução do depósito caução é de responsabilidade da proprietária. Ou seja, o inquilino que fique no prejuízo, problema é dele!!
Ou seja, eu faço uma reserva pelo site da SPOTAHOME, pago MENSALMENTE os aluguéis PARA O SPOTAHOME, mas a responsabilidade pela devolução dos valores é da proprietária? A conta não fecha!
Eu realizei a reserva pelo site confiando no serviço prestado pela empresa, inclusive, pagando uma alta taxa para isso, mas acreditando que a “taxa SPOTAHOME” seria compensada pela segurança e garantia dos serviços prestados pela empresa.
Contudo, vejo que a SPOTAHOME, empresa que escolhi para me dar suporte, na verdade, não presta nenhuma das garantias contratadas, visto que estou completamente desamparada e sem nenhuma solução efetiva para o meu problema.
A responsabilidade civil da SPOTAHOME é evidente como intermediadora dos serviços, ela tem Contrato comigo, inquilina e com a proprietária, e tem a obrigação por responder pelos prejuízos causados.
Cumprimentos.