Em agosto passado fiz a seguinte reclamação, via Portal da queixa, à E-Redes por “oscilação perigosa de voltagem” que documentei com várias fotos dos medidores de voltagem que instalei em tomadas aqui em casa:
"Em março deste ano comprei um carro elétrico que carrega maioritariamente am casa. Em abril, coloquei painéis solares.
Para otimizar os painéis, coloquei tomadas inteligentes em todas as máquinas para medir o consumo e cruzar os dados com a produção solar.
Verifiquei, como comprovo com os registos medidos pelas várias tomadas, que a voltagem da energia que me chega a casa varia entre 160 e 260 volts. Nos 20 anos que vivo nesta casa sempre tive muitas avarias de máquinas, mas nunca consegui relacionar com nenhum fator externo."
Em resposta, a E-Redes informou, vagamente, que a zona onde resido seria intervencionada em 2026.
Não é aceitável aguardar mais tempo. Por segurança, as máquinas param quando não recebem voltagem suficiente para funcionar, então temos constantemente os ciclos de roupa e loiça interrompidos. Desde que comprei o carro elétrico, este perdeu cerca de 70 km no alcance em cheio. Frequentemente o carro deixa de carregar durante a noite, impedindo-me de fazer um dia normal de trabalho no dia seguinte. A máquina de secar avariou.
A E-redes tem de intervencionar a minha zona JÁ.
Reservo o direito de recorrer a todos os meios ao meu alcance para obter uma compensação pelos prejuízos sofridos ou que entretanto venha a sofrer Cumprimentos.
Luísa Brandão