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NISAN LEAF - Defeito de conceção

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

S. L.

Para: Nissan Iberia

05/10/2023

Venho por este meio, apresentar à Deco a seguinte reclamação, pois considero estarmos perante um caso de extrema gravidade que, para além do âmbito particular, poderá consubstanciar uma situação de erro/defeito de conceção que coloca em causa a segurança de pessoas e bens. Passo a expor:Sou proprietária de uma viatura NISSAN LEAF com matrícula de março de 2019 e no passado dia 19 de setembro vi-me envolvida com um incidente, que classifico de inexplicável e até inusitado. A viatura encontrava-se estacionada no parque subterrâneo de um hipermercado e quando a tento retirar do lugar de estacionamento, a mesma entra em aceleração máxima (sem que tenha carregado no acelerador) e começa a andar em frente sem que eu a consiga controlar por instinto, travei a fundo e a viatura parou, desliguei o botão de arranque e a mesma continuou em aceleração máxima, isto é, o motor a produzir um barulho com se de um veículo a combustível se tratasse, e a produzir um cheiro que ainda hoje não consigo identificar. Mais acrescento que a porta do condutor não abria e só quando liguei novamente o arranque é que consegui abrir a porta.Pedi ajuda à equipa de segurança do hipermercado, sem que ninguém tivesse conseguido desligar o carro. Entretanto a temperatura do mesmo começou a aquecer e a equipa de segurança começou a preparar o perímetro de segurança, extintores, etc.Nesse momento de pânico tentei contactar o meu concessionário NISSAN (com o qual tenho contrato de manutenção) e só após 10 (dez) tentativas de contacto é que consegui estabelecer contacto. Relatei a situação de emergência que estava a acontecer e limitaram-se a dizer que “eram necessários códigos para desligar a caixa e que esses códigos não os podiam disponibilizar” e que desligar “a caixa” era um risco de alta tensão.Coloquei em contacto com eles um mecânico, de uma oficina limítrofe ao hipermercado que nos veio socorrer, e nem a essa pessoa deram indicações sobre a forma como se devia atuar pois, alegadamente, não tinha formação em alta tensão e correria risco de morte.Solicitei que me enviassem um mecânico habilitado para a situação e foi-me respondido que “não tinham mecânicos disponíveis”.Entretanto o tempo foi correndo e tinha já passado mais de uma hora, sem qualquer tipo de solução ou auxílio e a viatura em estado de sobreaquecimento e estando na iminência de um incêndio num parque de estacionamento subterrâneo cheio de viaturas e pessoas.Em desespero, ainda fiz um contacto para outro concessionário e obtive a mesma resposta a única sugestão que me fizeram foi a de contactar o Apoio ao Cliente, que nada mais fez do que enviar um reboque.Volvidas cerca de uma hora e quarenta minutos, alguém no local se lembrou de chamar um eletricista auto, que prontamente veio ao local e com umas luvas especiais acedeu à caixa e desligou a fonte de alimentação da viatura, conseguindo desligar o carro.A viatura foi rebocada para o Concessionário, onde ainda se encontra.No mesmo dia, 19 de setembro, registei uma reclamação no site da Nissan, reclamação essa à qual foi atribuído o número de expediente 01856192.Fui contactada pela marca a informar que iria ser nomeada uma comissão de análise e volvidas mais de duas semanas nada me foi dito, excetuando os contactos que tenho tido com a oficina que me tem transmitido que procederam a uma avaliação diagnóstica da situação e que aguardam a validação, por parte da marca.Entretanto, foi-me atribuída viatura de substituição por três dias. Solicitei, de forma fundamentada, a prorrogação da atribuição da viatura de substituição no passado dia 26 de setembro e até hoje, dia 5 de outubro não me foi dada qualquer resposta.Informo ainda que toda a factualidade que descrevo se encontra gravada nas câmaras de segurança do parque de estacionamento e que existem várias testemunhas da situação.Questões a serem esclarecidas:- Não estamos perante uma avaria que avaria é esta que coloca em risco a vida do condutor, com a viatura a andar “sozinha” a alta velocidade sem que seja possível controlá-la?- Que sistemas de segurança são estes que bloqueiam as portas e ninguém consegue desligar a viatura?- Os referidos “códigos” não deveriam ter sido transmitidos ao proprietário no momento da aquisição da viatura?- Qua assistência é esta que perante a iminência de uma catástrofe, nada faz ou nenhuma instrução dá para resolução do problema?- A marca procedeu, em fase se conceção e/ou fabrico, à elaboração de procedimentos a serem implementados em casos de emergência como este? O Manual de Instruções da viatura nada refere.Situação atual:Encontro-me sem viatura, facto que me origina graves danos e despesas (que apresentarei em momento próprio) a nível pessoal e profissionalNão me foi dada qualquer informação sobre o diagnóstico efetuadoNão me satisfarei com uma eventual reparação da minha viatura pois o esforço em que o motor esteve e o sobreaquecimento a que foi sujeita a viatura colocará em risco, com toda a certeza, a resistência de todos os componentes da mesmaPara além de todo o exposto supra, subsiste a necessidade imperativa desta situação ser dada a conhecer ao público em geral para que sejam tomadas medidas preventivas de ocorrências análogas, por parte da NISSAN.Agradeço a vossa colaboração para resolver esta situação de uma forma justa e clara.

Mensagens (1)

Nissan Iberia

Para: S. L.

26/10/2023

Estimados Srs,Pela presente, indicamos que procedemos a dar resposta mediante correio electrónico a Sra. SANDRA GARCIA segundo o indicado na nossa base de dados.Atentamente,Atenção ao Cliente de Nissan--------------- Mensaje original ----------------- Disclaimer ------------------------------------Ce message ainsi que les eventuelles pieces jointes constituent une correspondance privee et confidentielle a l'attention exclusive du destinataire designe ci-dessus. Si vous n'etes pas le destinataire du present message ou une personne susceptible de pouvoir le lui delivrer, il vous est signifie que toute divulgation, distribution ou copie de cette transmission est strictement interdite. Si vous avez recu ce message par erreur, nous vous remercions d'en informer l'expediteur par telephone ou de lui retourner le present message, puis d'effacer immediatement ce message de votre systeme.*** This e-mail and any attachments is a confidential correspondence intended only for use of the individual or entity named above. If you are not the intended recipient or the agent responsible for delivering the message to the intended recipient, you are hereby notified that any disclosure, distribution or copying of this communication is strictly prohibited. If you have received this communication in error, please notify the sender by phone or by replying this message, and then delete this message from your system.ref:!00Db00Hg9Z.!5003V0ccj9m:ref


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