Venho por este meio, apresentar à Deco a seguinte reclamação, pois considero estarmos perante um caso de extrema gravidade que, para além do âmbito particular, poderá consubstanciar uma situação de erro/defeito de conceção que coloca em causa a segurança de pessoas e bens. Passo a expor:Sou proprietária de uma viatura NISSAN LEAF com matrícula de março de 2019 e no passado dia 19 de setembro vi-me envolvida com um incidente, que classifico de inexplicável e até inusitado. A viatura encontrava-se estacionada no parque subterrâneo de um hipermercado e quando a tento retirar do lugar de estacionamento, a mesma entra em aceleração máxima (sem que tenha carregado no acelerador) e começa a andar em frente sem que eu a consiga controlar por instinto, travei a fundo e a viatura parou, desliguei o botão de arranque e a mesma continuou em aceleração máxima, isto é, o motor a produzir um barulho com se de um veículo a combustível se tratasse, e a produzir um cheiro que ainda hoje não consigo identificar. Mais acrescento que a porta do condutor não abria e só quando liguei novamente o arranque é que consegui abrir a porta.Pedi ajuda à equipa de segurança do hipermercado, sem que ninguém tivesse conseguido desligar o carro. Entretanto a temperatura do mesmo começou a aquecer e a equipa de segurança começou a preparar o perímetro de segurança, extintores, etc.Nesse momento de pânico tentei contactar o meu concessionário NISSAN (com o qual tenho contrato de manutenção) e só após 10 (dez) tentativas de contacto é que consegui estabelecer contacto. Relatei a situação de emergência que estava a acontecer e limitaram-se a dizer que “eram necessários códigos para desligar a caixa e que esses códigos não os podiam disponibilizar” e que desligar “a caixa” era um risco de alta tensão.Coloquei em contacto com eles um mecânico, de uma oficina limítrofe ao hipermercado que nos veio socorrer, e nem a essa pessoa deram indicações sobre a forma como se devia atuar pois, alegadamente, não tinha formação em alta tensão e correria risco de morte.Solicitei que me enviassem um mecânico habilitado para a situação e foi-me respondido que “não tinham mecânicos disponíveis”.Entretanto o tempo foi correndo e tinha já passado mais de uma hora, sem qualquer tipo de solução ou auxílio e a viatura em estado de sobreaquecimento e estando na iminência de um incêndio num parque de estacionamento subterrâneo cheio de viaturas e pessoas.Em desespero, ainda fiz um contacto para outro concessionário e obtive a mesma resposta a única sugestão que me fizeram foi a de contactar o Apoio ao Cliente, que nada mais fez do que enviar um reboque.Volvidas cerca de uma hora e quarenta minutos, alguém no local se lembrou de chamar um eletricista auto, que prontamente veio ao local e com umas luvas especiais acedeu à caixa e desligou a fonte de alimentação da viatura, conseguindo desligar o carro.A viatura foi rebocada para o Concessionário, onde ainda se encontra.No mesmo dia, 19 de setembro, registei uma reclamação no site da Nissan, reclamação essa à qual foi atribuído o número de expediente 01856192.Fui contactada pela marca a informar que iria ser nomeada uma comissão de análise e volvidas mais de duas semanas nada me foi dito, excetuando os contactos que tenho tido com a oficina que me tem transmitido que procederam a uma avaliação diagnóstica da situação e que aguardam a validação, por parte da marca.Entretanto, foi-me atribuída viatura de substituição por três dias. Solicitei, de forma fundamentada, a prorrogação da atribuição da viatura de substituição no passado dia 26 de setembro e até hoje, dia 5 de outubro não me foi dada qualquer resposta.Informo ainda que toda a factualidade que descrevo se encontra gravada nas câmaras de segurança do parque de estacionamento e que existem várias testemunhas da situação.Questões a serem esclarecidas:- Não estamos perante uma avaria que avaria é esta que coloca em risco a vida do condutor, com a viatura a andar “sozinha” a alta velocidade sem que seja possível controlá-la?- Que sistemas de segurança são estes que bloqueiam as portas e ninguém consegue desligar a viatura?- Os referidos “códigos” não deveriam ter sido transmitidos ao proprietário no momento da aquisição da viatura?- Qua assistência é esta que perante a iminência de uma catástrofe, nada faz ou nenhuma instrução dá para resolução do problema?- A marca procedeu, em fase se conceção e/ou fabrico, à elaboração de procedimentos a serem implementados em casos de emergência como este? O Manual de Instruções da viatura nada refere.Situação atual:Encontro-me sem viatura, facto que me origina graves danos e despesas (que apresentarei em momento próprio) a nível pessoal e profissionalNão me foi dada qualquer informação sobre o diagnóstico efetuadoNão me satisfarei com uma eventual reparação da minha viatura pois o esforço em que o motor esteve e o sobreaquecimento a que foi sujeita a viatura colocará em risco, com toda a certeza, a resistência de todos os componentes da mesmaPara além de todo o exposto supra, subsiste a necessidade imperativa desta situação ser dada a conhecer ao público em geral para que sejam tomadas medidas preventivas de ocorrências análogas, por parte da NISSAN.Agradeço a vossa colaboração para resolver esta situação de uma forma justa e clara.