Comprei passagem ida e volta trecho Lisboa/Recife pela TAP – para eu, meu marido, meu filho de quatro anos passarmos juntos o final do ano no Brasil com os meus pais. Data de retorno para Portugal seria 25/01/2022.Ocorre que estando aqui no Brasil meu pai, 75 anos, foi internado e faleceu cinco dias antes do meu retorno, ou seja, faleceu em 20/janeiro/22.Imediatamente – e exaustivamente – tentei contato com a TAP por telefone para adiar a data do meu retorno para após o período de luto, pois ficaria impossibilitada de retornar no dia 25. Mas, não consegui, sequer, que atendessem ao telefone.Cansada, fui presencialmente sábado (22/01) até a loja TAP aeroporto de Recife-Guararapes para suplicar o adiamento da minha volta e explicar que dado ao ocorrido, sem nenhuma previsibilidade, minha mãe, idosa (73) , não poderia ficar sozinha no Brasil para passar o luto e resolver as questões burocráticas decorrentes. Eu preciso ajudá-la durante esse período muito doloroso e difícil.Mas, a pessoa insensível da TAP que atendeu na loja, em torno das 20h (parece que se chama Sueli) não sugeriu nada e informou que a loja não resolve, que deveríamos ligar para o Call Center, que ela sabe que é difícil atenderem ao telefone mas que a única opção era continuar tentando.Informei que já havia tentado fazer contato antes e por varias vezes, sem sucesso. Então, a atendente orientou-me para telefonar às 4h da madrugada, porque eu poderia ter chance de ser atendida.Minha mãe, idosa (73) – que também esperou na fila da loja TAP comigo, no sábado 22, sem nenhum atendimento prioritário, em pé – mostrou a certidão de óbito para as atendentes, mas nada adiantou.Pior! Nem quiseram olhar a certidão, porque insistiam em falar que a loja TAP não resolvia esse tipo de problema e elas (duas) estavam ali somente para embarcar pessoas... E que a empresa TAP cobraria para mim (1 pessoa) valor em torno de sete mil e pouco reais para voltar para Lisboa caso fosse pedido o adiamento da passagem, além dos 3,5 mil reais já pagos pelo trecho completo ida e volta na compra do bilhete. Absurdo!Finalmente, no dia 23/01 consegui o contato pelo telefone na central de atendimento e foi pedido que enviasse a certidao de óbito do meu pai(o que foi feito no mesmo dia).O atendente chamado Sr. Guilherme Soares, disse que mandando o atestado de óbito para o email: docs@flytap.com, o caso poderia ser resolvido. Pois bem, mandei o email no dia 23/01 e não obtive nenhuma resposta. No dia 24/01, expliquei toda a situação e pedi um retorono. Mandei a seguinte mensagem: Preciso de uma resposta o mais breve possivel, pois meu voo ja seria para amanhã(TP 16) e tenho que saber(ainda hoje) quais medidas irei tomar diante desse ocorrido. Diante disto, sem ter mais o que fazer ou sem saber o que fazer, estou apelando para vocês para tentar a remarcação da passagem de volta para Lisboa dentro de até 15 dias sem custo adicional, devido às circunstancias do evento fortuito no qual se apoiaram os fatos.Fico a disposição e aguardo uma resposta.Nada de resposta. NADANo dia 25/01(como já era o dia da minha passagem), pelo voo TP 16 ás 23h10, mandei outro email, dizendo:Vocês não respondem os emails e forçam a gente a viajar. Vou deixar minha mãe aqui, uma idosa de 73 anos, sozinha no Brasil, por não ter condições de pagar o valor absurdo de R$ 7.000,00 que vocês pedem pra remarcar, por descaso de vocês que não resolvem o problema presencialmente(no aeroporto) e pedem pra ligar pra central de atendimento que também não resolve nada, NADA. Fiz tudo que me pediram e não deram resposta...No dia 25/01, como não obtive nenhuma resposta da empresa, tive que viajar para Portugal, deixando minha mãe sozinha no Brasil. A TAP não teve nenhuma sensibilidade com o meu caso. Trataram com total descaso uma pessoa que estava passando por um luto e só queria a remarcação da passagem sem custo, mais nada. Só uma troca de data. Era um caso de ÓBITO e eles ignoraram. Empresa insensível, sem comprometimento nenhum com o cliente. MUITO INSATISTEITA. EMPRESA INSENSÍVEL. PÉSSIMA EMPRESA PÓS VENDA.