Exmos. Senhores,
No dia 18 nov 2024, pelas 16:28, efetuei uma compra online no site da marca CHiP7, nomeadamente a compra de um monitor LG MONITOR IPS 29".Na opção de envio, existia a opção de entrega ao domicílio gratuita ou de levantamento em loja. Na impossibilidade em casa à espera da entrega da encomenda, selecionei a opção de levantamento em loja. No dia 19, dirigi-me à loja pelas 17h30 para fazer o seu levantamento.
Emcasa, experimentei o monitor e infelizmente não tem luminosidade suficiente. Sou designer gráfica de profissão, o que piora e torna insustentável esta característica do monitor. Neste sentido, e sabendo dos meus direitos, nomeadamente o Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de fevereiro, dirigi-me pelas 10h00 da manhã ao balcão da loja em Aveiro para a devolução do artigo e até com a intenção de comprar um artigo de valor bem superior. Já na loja, informo o funcionário da minha intenção de devolução, e da razão em causa. Perante o exposto, o funcionário informa-me de que não é possível devolver de todo a encomenda por ter sido levantada em loja, apresentando o argumento de que com compra online não tenho direito a arrependimento, e que caso tivesse sido entregue ao domicílio, a devolução da mesma seria possível. Ora, na venda foi online e em momento nenhum me foi indicado este termo, nem na entrega do monitor pelos funcionários da loja, ou sequer me foi dada a opção de experimentar o artigo. Mais acrescento que não é arrependimento, o artigo apenas não tem luminosidade suficiente. A solução apresentada pelo funcionário era de que podia enviar o artigo para a garantia, como se fosse defeito e aguardar pela resposta entre 2 a 3 semanas. resposta que podia ser negativa e assim perderia os 14 dias de direito do consumidor para devolução. De seguida, liguei para a Deco a quem reportei a situação e que me confirmou o meu direito de devoluçãoe aconselhou a fazer a reclamação para resolver a situação antes de a enviarem para a ASAE.
(DESCREVER SITUAÇÃO)
Cumprimentos.