Venho por este meio apresentar reclamação contra a seguradora SPB Ibérica, no âmbito do contrato de seguro contra dano acidental associado à compra de um drone na FNAC, referente ao sinistro nº 1294481, participado no dia 26 de abril de 2025.
Após participação e pagamento imediato da franquia (120 €) a 30 de abril, fui informada de que a transportadora iria contactar-me no prazo de 72 horas úteis para recolha do equipamento, conforme e-mail oficial da seguradora.
Esse contacto nunca aconteceu, tendo eu enviado diversos e-mails a solicitar urgência, e a indicar a morada de recolha correta
Dias mais tarde, apenas quando tomei a iniciativa de telefonar à seguradora, fui informada de que a recolha “não foi feita por morada incorreta”.
Importa referir que a plataforma de participação do sinistro nem sequer permite inserir morada manualmente, e que, por engano, no campo “local do sinistro”, indiquei o local do embate — informação que, por si só, nunca poderia justificar o não agendamento da recolha.
Se a seguradora foi capaz de enviar um e-mail a dizer que a recolha iria acontecer, então também tinha a responsabilidade de informar prontamente sobre qualquer impedimento, o que não aconteceu em momento algum.
Esta falha de comunicação, aliada à inércia processual, está a causar prejuízos reais e continuados na minha atividade profissional, uma vez que o drone é ferramenta de trabalho diária.
Face a este incumprimento contratual e à gestão ineficaz do processo, solicito a vossa intervenção para que me seja emitido um vale de compras FNAC no valor do equipamento segurado (deduzida a franquia), de forma a que possa adquirir imediatamente um novo drone e retomar a minha atividade profissional.
Estou disponível para fornecer toda a documentação de suporte, incluindo comprovativos de participação, pagamento e comunicações enviadas.