Não houve forma de fazer pagamento de portagem electrónica
Problema identificado:
OutroReclamação
R. D.
Para: ASCENDI GROUP
Exmos. Senhores, Numa viagem de férias a Portugal, entrei sem querer numa autoestrada com portagem electrónica, A29. Quando me apercebi já estava dentro dessa autoestrada e não podia sair sem passar pelo lance com portagem electrónica. Quando pude, saí, e posteriormente fiz pesquisa para proceder ao pagamento. Fiz chamadas, pesquisei por internet na página da Ascendi e a única resposta que me deram foi que teria de esperar mais de um mês para fazer o pagamento dos dois lances por onde passei (0,45€ cada um). E também me informaram que teria de pagar uma taxa, daí a minha indignação. A minha reclamação é no sentido de que, ao viajar com um carro com matricula espanhola (porque sou portuguesa, mas resido em Espanha) não posso fazer o pagamento nos CTT, como sería com um carro português. Ou seja, automaticamente sou obrigada a pagar uma taxa (como se fosse uma multa) por ter entrado numa autoestrada de portagem electrónica, sem querer. Devia haver forma de pagar manualmente no caso de não ter via verde ou não poder ser feito o pagamento nos CTT. Agradeço a vossa ajuda, Cumprimentos. Rita Domingues
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R. D.
Para: ASCENDI GROUP
Aguardo a vossa resposta. Cumprimentos, Rita Domingues
ASCENDI GROUP
Para: R. D.
Estimado Cliente, Acusamos a receção da sua comunicação que nos foi encaminhada através do Portal da DECO Proteste, a qual mereceu a nossa melhor atenção. Na sequência da mesma, gostaríamos de esclarecer que em Portugal há algumas autoestradas com portagens exclusivamente eletrónicas, existindo as seguintes opções para pagamento de viagens realizadas por veículos de matrícula estrangeira: - identificador eletrónico Via Verde, com o qual o pagamento é efetuado através da sua conta bancária Portuguesa (pagamento automático Via Verde) ou descontado no saldo do seu identificador eletrónico pré-pago (pré-pagamento Via Verde). Ao usar a Via Verde, paga só o valor das portagens. Para mais informações sobre a Via Verde: - para veículo espanhol com dispositivo VIA-T, pode consultar o seu operador para saber se o seu identificador é válido para pagamentos em Portugal. - para um utilizador frequente das autoestradas portuguesas, pode alugar um dispositivo temporário Via Verde Visitors e associá-lo a um cartão de crédito. Com o sistema Via Verde Visitors, as portagens são automaticamente descontadas da sua conta bancária. Para mais informação sobre estes produtos contacte a Via Verde: consulte o site (www.viaverde.pt) ou visite uma loja Via Verdeligue 210730300 nos dias úteis (das 8:30 às 20:30) - relativamente ao uso do serviço EASYToll, este sistema permite-lhe associar a matrícula do seu veículo a um cartão de crédito (Mastercard ou Visa) durante um período de 30 dias. Sempre que passar por um pórtico de cobrança eletrónica de portagens, a sua matrícula é fotografada e o valor das portagens é descontado da sua conta bancária. - se preferir, pode recorrer ao sistema Tollcard que lhe permite associar a matrícula do seu veículo a um cartão carregado com 5 €, 10 €, 20 € ou 40 €. Sempre que passar por um pórtico de cobrança eletrónica de portagens, a sua matrícula é fotografada e o valor das portagens é descontado do saldo do cartão. Para mais informações sobres estes serviços, aceda a www.portugaltolls.com. Por último, e a fim de confirmar a existência de valores em dívida associados ao seu veículo, que ainda não tenham transitado para alçada da entidade de cobrança de estrangeiros, sugerimos a consulta do Portal Ascendi. Aceda a portal.ascendi.pt, indique a matrícula do veículo e o período de utilização da viatura, saiba quais as portagens que tem em dívida e pague-as com cartão bancário, MB WAY ou Referência Multibanco. Agradecemos antecipadamente a sua compreensão e estamos disponíveis para eventuais esclarecimentos adicionais. Com os nossos cumprimentos, Maria Carvalho Equipa de Apoio a Clientes
R. D.
Para: ASCENDI GROUP
Bom dia, Obrigado pelo esclarecimento. De facto existem todas esas formas de compra/ pagamento por antecipado, que fiquei a conhecer após ter estado numa situação desagradável e de desespero por me ter enganado e ter entrado numa das vossas autoestradas. Devia também haver uma forma de pagamento posterior à passagem por portagem electrónica no caso de veículo estrangeiro. Quando viajo a Portugal, evito, precisamente, as autoestradas que têm portagem electrónica. Porque não tenho via verde nem nenhum tipo de aparelho desse tipo. O que eu não entendo é porque tive que pagar uma taxa para além das portagens pelas quais passei. É possível saber porque tive que pagar uma taxa? E se não me engano passei por duas portagens de 0,45€ cada, o que dá um total de 0,90€, e paguei mais do que isso. Aguardo resposta Cumprimentos Rita
R. D.
Para: ASCENDI GROUP
Bom dia, Obrigado pelo esclarecimento. De facto existem todas esas formas de compra/ pagamento por antecipado, que fiquei a conhecer após ter estado numa situação desagradável e de desespero por me ter enganado e ter entrado numa das vossas autoestradas. Devia também haver uma forma de pagamento posterior à passagem por portagem electrónica no caso de veículo estrangeiro. Quando viajo a Portugal, evito, precisamente, as autoestradas que têm portagem electrónica. Porque não tenho via verde nem nenhum tipo de aparelho desse tipo. O que eu não entendo é porque tive que pagar uma taxa para além das portagens pelas quais passei. É possível saber porque tive que pagar uma taxa? E se não me engano passei por duas portagens de 0,45€ cada, o que dá um total de 0,90€, e paguei mais do que isso. Aguardo resposta Cumprimentos Rita
R. D.
Para: ASCENDI GROUP
Bom dia, Obrigado pelo esclarecimento. De facto existem todas esas formas de compra/ pagamento por antecipado, que fiquei a conhecer após ter estado numa situação desagradável e de desespero por me ter enganado e ter entrado numa das vossas autoestradas. Devia também haver uma forma de pagamento posterior à passagem por portagem electrónica no caso de veículo estrangeiro. Quando viajo a Portugal, evito, precisamente, as autoestradas que têm portagem electrónica. Porque não tenho via verde nem nenhum tipo de aparelho desse tipo. O que eu não entendo é porque tive que pagar uma taxa para além das portagens pelas quais passei. É possível saber porque tive que pagar uma taxa? E se não me engano passei por duas portagens de 0,45€ cada, o que dá um total de 0,90€, e paguei mais do que isso. Aguardo resposta Cumprimentos Rita
ASCENDI GROUP
Para: R. D.
Estimada Cliente, Acusamos a receção da sua mais recente reclamação que nos foi encaminhada pela Deco Proteste, a qual mereceu a nossa melhor atenção. Nesta medida, e atendendo ao reportado por V. Exa., cumpre-nos prestar os devidos esclarecimentos: Em primeiro lugar, importa referir que impende sobre a Ascendi a obrigação legal de cobrança das taxas de portagem devidas pela utilização das infraestruturas rodoviárias sob a sua responsabilidade, sendo que para tal procede à deteção da prática das contraordenações, emissão dos autos de notícia e notificação dos responsáveis pelo pagamento em estrita observância da legislação em vigor, nomeadamente da Lei n.º 25/2006, de 30 de junho. Isto dito, e respondendo às questões colocadas, informamos que: Os valores cobrados, além das taxas das portagem, reportam-se a custos administrativos, valores que estão previstos na Portaria n.º 314-B/2010, de 14 de junho, na versão atual. Ou seja, caso não adira a nenhum método de pagamento existente para veículos de matrícula estrangeira, será cobrado o valor de 2.21€ por viagem acrescido do valor da taxa de portagem, se efetuar o pagamento diretamente com a Ascendi. Salientamos também que nas pesquisas de valores em divida efetuadas no Portal Ascendi, só irão aparecer as viagens realizadas há mais de 15 dias para matrículas portuguesas ou 30 dias úteis para matrículas estrangeiras. Por razões de ordem operacional, as viagens tornam-se passíveis de cobrança, apenas quando verificados, todos os pressupostos de cobrança primária. A título adicional reiteramos ainda que existem as seguintes opções para pagamento de viagens realizadas por veículos de matrícula estrangeira: - identificador eletrónico Via Verde, com o qual o pagamento é efetuado através da sua conta bancária Portuguesa (pagamento automático Via Verde) ou descontado no saldo do seu identificador eletrónico pré-pago (pré-pagamento Via Verde). Ao usar a Via Verde, paga só o valor das portagens. Para mais informações sobre a Via Verde: - para veículo espanhol com dispositivo VIA-T, pode consultar o seu operador para saber se o seu identificador é válido para pagamentos em Portugal. - para um utilizador frequente das autoestradas portuguesas, pode alugar um dispositivo temporário Via Verde Visitors e associá-lo a um cartão de crédito. Com o sistema Via Verde Visitors, as portagens são automaticamente descontadas da sua conta bancária. Para mais informação sobre estes produtos contacte a Via Verde: consulte o site (www.viaverde.pt) ou visite uma loja Via Verde ligue 210730300 nos dias úteis (das 8:30 às 20:30) - relativamente ao uso do serviço EASYToll, este sistema permite-lhe associar a matrícula do seu veículo a um cartão de crédito (Mastercard ou Visa) durante um período de 30 dias. Sempre que passar por um pórtico de cobrança eletrónica de portagens, a sua matrícula é fotografada e o valor das portagens é descontado da sua conta bancária. - se preferir, pode recorrer ao sistema Tollcard que lhe permite associar a matrícula do seu veículo a um cartão carregado com 5 €, 10 €, 20 € ou 40 €. Sempre que passar por um pórtico de cobrança eletrónica de portagens, a sua matrícula é fotografada e o valor das portagens é descontado do saldo do cartão. Para mais informações sobres estes serviços, aceda a www.portugaltolls.com. Em face do exposto, validamos que agimos em cumprimento dos preceitos legais em vigor aplicáveis à cobrança de portagens,pelo que não podemos reconhecer fundamento à sua reclamação. Na expectativa de termos sido suficientemente esclarecedores, ficamos ainda assim ao dispor para os esclarecimentos adicionais que entenda necessários. Maria Carvalho Equipa de Apoio a Clientes
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