Exmos. Senhores,
No passado dia 28/04/2024 viajei (Lisboa-Ponta Delgada) com a Ryanair.
Como residente equiparada nos Açores, tenho o direito de fazer um pedido de Subsídio de Mobilidade ao governo português. Para o efeito, é-me solicitado, entre outros documentos, a entrega do cartão de embarque, bem como do recibo detalhado da compra do bilhete.
Por detalhado, note-se, falo dos meus dados pessoais com número de identificação fiscal, mas, também, da informação desagregada das diversas componentes do custo elegível para o subsídio de mobilidade, nomeadamente: as tarifas aéreas, taxas aeroportuárias (código YP), taxa de segurança (código PT), taxa de emissão de bilhete (código XP ou YR) e a sobretaxa de combustível (código YQ).
Assim, no dia 29/04/2024 (dia seguinte ao voo), contactei o serviço de apoio ao cliente da Ryanair a solicitar a emissão do recibo detalhado. Aguardei os 14 dias úteis que me foram indicados como os necessários para que a contabilidade emitisse o documento. Tal não aconteceu.
A 21/05/2024, voltei a contactar o serviço de apoio ao cliente e foi me dito que teria havido algum problema e que iriam novamente fazer o pedido de emissão do recibo.
Aguardei até dia 31/05/2024, dia em que voltei a contactar o apoio ao cliente para perceber o estado do meu pedido. Disseram-me que não tinham como saber, que realmente os pedidos estavam feitos e que não sabiam a que se devia o atraso. O colega que me atendeu, informou que iria falar com o seu supervisor e solicitar um envio com urgência do documento, uma vez que era a Ryanair que estava em falta comigo. Disse-me que sendo um pedido urgente, que deveria ter o recibo até dia 03/06/2024 ou 04/06/2024.
Novamente o documento não chegou, pelo que a 05/06/2024, voltei a contactar o apoio ao cliente. Voltaram-me a explicar que é a contabilidade que faz a emissão do recibo. No apoio ao cliente não têm como resolver o assunto e que não sabem o estado atual do meu pedido. Disseram-me, também, que iriam submeter novo pedido à contabilidade com urgência. Pedi para falar com alguém superior e disseram-me que não tinham como me passar a chamada a ninguém recomendando-me contactar por email.
Foi o que fiz, a 05/06/2024 submeti por email, para o contacto de correio eletrónico questoes@ryanair.com, um email muito semelhante ao que consta desta reclamação.
Como resposta, no dia 06/06/2024, obtive uma resposta automática a direcionar-me para questões que não correspondiam ao meu pedido (emissão de recibo detalhado), direcionando-me para a perda ou danificação de bagagens, recibo de comprar a bordo do avião, perda de artigos no avião ou pedido de eliminação de dados pessoais. O email terminava dizendo que, se a resposta não fosse adequada ao meu pedido, deveria responder ao email. Foi o que fiz no momento (assumo que não o fiz de uma forma detalhada, pois encontrava-me bastante frustrada). Rapidamente obtive nova resposta automática que me encaminhava, novamente, para assuntos não adequados ao meu pedido e terminando dizendo que o meu pedido de reclamação/questão estava concluído.
Contudo, o meu problema não estava resolvido e continuo sem recibo detalhado.
Assim, a 06/06/2024, volto a contactar telefonicamente o apoio ao cliente da Ryanair. Sugerem-me a submissão da minha reclamação diretamente no site da Ryanair, que submeto exatamente igual à que enviei a 05/06/2024. Sou também informada que irão falar com os superiores para que resolvam a minha situação. Irei ficar a aguardar (admito que já sem grandes esperanças) que o meu problema seja resolvido.
Concluindo, para além de o meu problema, após várias tentativas, não se encontrar resolvido, não me tem sido possível falar diretamente com alguém responsável ou alguém que tenha informação atualizada sobre o real estado do meu pedido, nem falar com alguém que consiga efetivamente resolver a minha situação.
Não me têm sido apresentadas soluções.
Careço da emissão do recibo para poder submeter o meu pedido de subsídio de mobilidade - que tem prazos.
Sinto-me descontente com os serviços prestados pela Ryanair (não só por questões das condições de bagagem - mas será assunto para outra eventual reclamação e essas imagino que recebam bastantes), mas principalmente pela incapacidade de acederem a um pedido meu em tempo útil e com base nos tempos que a própria companhia indica como limite para o pedido específico (14 dias úteis) e pela incapacidade de contacto direto com a companhia, ou seja, alguém que verdadeiramente resolva o meu problema.
Ficarei a aguardar (sem expectativas) a resolução do problema,
Cumprimentos.