Exmos. Senhores,
Venho por este meio apresentar uma reclamação formal relativamente ao serviço de verificação de medidas de cozinha, já pago no valor de 50 €, e agendado para o dia 20 de janeiro de 2026, o qual não foi realizado, sem qualquer aviso prévio.
Esta situação surge no seguimento de um processo que, infelizmente, já acumula vários constrangimentos:
Inicialmente, realizei uma planificação da cozinha através do website do IKEA, que já se encontrava praticamente concluída.
Essa planificação foi apenas ajustada numa reunião online com uma colaboradora vossa, conforme facilmente poderão confirmar no histórico.
Após essa reunião, aguardei cerca de duas semanas pelo orçamento final resultante da planificação, tendo apenas recebido essa documentação depois de duas chamadas para a vossa linha de contacto, uma vez que me tinha sido garantido o envio atempado da mesma.
Apesar deste atraso, compreendi a situação, refiz novamente a planificação no vosso sistema e voltei a contactar a vossa colaboradora, Beatriz, solicitando o agendamento da verificação de medidas da cozinha.
Foi então agendada a verificação para o dia 20 de janeiro de 2026, sem indicação de hora concreta, mas sim com uma janela horária extremamente alargada, entre as 9h00 e as 19h00, o que me obrigou a tirar um dia de folga do trabalho, de forma a poder estar presente — algo indispensável, uma vez que é necessário prestar informações técnicas relativas à obra e aos eletrodomésticos a instalar.
No próprio dia, após aguardar desde a manhã, liguei por volta das 10h30 para a vossa linha de apoio, apenas para tentar perceber se a visita ocorreria durante a manhã ou à tarde. Foi então que fui informado de que a empresa responsável pela verificação de medidas ainda iria reportar que não seria possível realizar a visita nesse dia.
Ou seja:
Não fui avisado antecipadamente de qualquer cancelamento;
Perdi um dia de trabalho desnecessariamente;
Caso não tivesse ligado, apenas teria percebido que a visita não iria ocorrer após as 19h00, quando já tivesse passado toda a janela horária definida por vós.
Esta situação, somada aos constrangimentos anteriores, torna-se completamente lamentável, inaceitável e financeiramente prejudicial, uma vez que resultou em custos diretos para mim, sem qualquer responsabilidade da minha parte. Em momento algum faltei aos compromissos assumidos, nem causei qualquer prejuízo ou inconveniente à vossa organização.
Mais grave ainda, vejo-me agora obrigado a tirar novamente outro dia de trabalho, nomeadamente sexta-feira, dia 23 de janeiro, para uma nova tentativa de verificação de medidas, acumulando ainda mais prejuízo pessoal e profissional.
Solicito, assim, uma explicação formal para o sucedido, bem como uma resolução adequada, que deverá necessariamente passar pela reavaliação do valor pago pelo serviço, pela garantia de cumprimento do novo agendamento e pela reposição mínima da confiança num processo que, até ao momento, tem sido marcado por falhas sucessivas.
Fico a aguardar uma resposta célere.
Com os melhores cumprimentos.