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Multa injusta

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. C.

Para: TST - Transportes Sul do Tejo, SA

21/12/2018

Na passada na segunda-feira dia 3 de dezembro de 2018, por volta das 13:30 horas, foi multada indevidamente no Metro de Almada. Sinto-me na obrigação de defender a minha posição, pois não considero de todo que o meu comportamento seja merecedor da multa que recebi. O que se passou foi que apanhei o metro na estação do Pragal, e quando entrei não tinha o bilhete na mão, pois quando cheguei à estação o metro estava também a chegar, pelo que entrei a correr. O meu destino era a estação de São João Batista. Quando entrei, sentei-me, tirei a minha mochila das costas e comecei logo a procurar o meu bilhete, que sabia que tinha carregado da última vez que andei de metro. A mochila que trazia estava bastante cheia de papéis, computador e outras coisas do meu estágio que estou este ano a fazer no centro de saúde de Almada. Quando consegui encontrar o bilhete, voltei a colocar a mochila às costas e tinha aí a intenção de o ir validar. No entanto, nesse instante recebi uma mensagem urgente no telemóvel, da minha orientadora de estágio, e comecei a lê-la imediatamente pois esperava notícias importantes dela. Quando terminei de ler a mensagem, dirigi-me à máquina para validar o bilhete e foi o que fiz. Apareceu luz verde, pois o bilhete estava válido, tal como sabia.O meu azar aconteceu depois. No momento em que validei o bilhete, ainda antes da estação da Ramalha, um dos funcionários do metro que verificam os bilhetes dos passageiros viu-me a validar o bilhete e dirigiu-se logo a mim dizendo que teria de sair do metro, pois só agora estava a validar o meu título. Este funcionário estava na estação da Ramalha, e viu-me dentro do metro a levantar-me e a ir validar o bilhete, quando o veículo estava a chegar à estação onde ele estava. O funcionário entrou no metro e disse-me que saí-se, e passou-me uma multa com a infração mais grave de todas, no valor de 120€, o qual poderia ser reduzido para 60€ caso a pagasse nos 15 dias úteis a seguir. Tentei explicar a minha situação ao funcionário, mas este não quis ouvir e foi até um pouco rude e indelicado. Além disso, apreendeu o meu título de transporte que estava válido, não mo tendo devolvido.Considero que houve falta de diálogo pois o funcionário não quis ouvir nenhuma explicação, e que sendo esta a primeira vez que tal coisa me acontece, não acho justo que seja penalizada com a punição máxima. A minha intenção era verdadeiramente ir validar o bilhete, mas como tive os contratempos que expus acima, só o consegui fazer antes de chegar à estação a seguir da de onde entrei. De notar, que a distância entre as estações do Pragal e da Ramalha é percorrida em menos de dois minutos, sendo portanto completamento compreensível que durante esse tempo eu estivesse a procurar o bilhete na mochila, e a ler a mensagem importante que recebi. Apelo ao vosso bom senso e compreensão, pois penso mesmo que a minha situação não encaixa no tipo de comportamentos que realmente poderiam exigir a coima que me foi aplicada.Muita obrigada pela vossa atenção.

Mensagens (1)

TST - Transportes Sul do Tejo, SA

Para: A. C.

04/01/2019

Exmos Srs,Em resposta ao vosso e-mail de 31/12/2018, anexamos resposta a reclamação com v/ refªCPTPT00569988-16.Com os melhores cumprimentos


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