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Mudança de serviço electricidade e gás sem consentimento

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Mudança de fornecedor

Reclamação

B. D.

Para: Endesa Energia, S.A.

19/07/2025

Bom tarde, Recebi uma mensagem do meu prestador atual de eletricidade e gás natural, onde tomei conhecimento que no dia 11/07 o meu serviço tinha passado para outro prestador. Não dei grande importância, pois não tinha feito qualquer alteração. No entanto, recebo dias depois a fatura de rescisão de contrato com o atual prestador. Contactei o apoio ao cliente desse prestador, onde me informaram que efetivamente o meu contrato teria sido mudado para outro prestador. Indicaram me o número da empresa E-redes para que me informassem qual o novo prestador. Para meu espanto, foi ativado o serviço da Endesa sem o meu consentimento e mudança de fornecedor de luz e gás para a Endesa. Depois de contactar o apoio da Endesa, informaram-me que foi num contacto porta a porta no dia 10 de Julho, dia esse que nem sequer estive em casa o dia todo! No portal da E-redes vejo que foi usado um número de telemóvel que não é o meu e o meu contribuinte. No contacto com a Endesa, pedi que fosse tudo cancelado e que o meu serviço voltasse para o anterior prestador. Pedi ainda toda a documentação por mim assinada, algo que não existe, como prova desta situação. Aguardo essa documentação. A situação está a ser resolvida e reposto o serviço antigo. No entanto, ainda só a electricidade consta no anterior prestador. O gás ainda está por resolver! Isto é uma grave violação dos meus dados e grave violação do meu direito enquanto consumidor, por me ter sido ativado um serviço para o qual não prestei qualquer consentimento. Estes contratos não deveriam poder mudar sem uma assinatura e consentimento por escrito, que não têm como ter meus, uma vez que não o fiz! Com esta reclamação, espero que estes procedimentos de segurança sejam reforçados, pois vi o meu serviço ser alterado para um fornecedor que não tenho qualquer interesse (agora muito menos!), fora o tempo que perdi para resolver a situação e chamadas que efectuei. Sendo que a situação ainda não está totalmente resolvida.

Mensagens (3)

Endesa Energia, S.A.

Para: B. D.

21/07/2025

A/C: Serviço de Informações Processo Endesa: CA-24416279 Refª DECO: @REF_ID Assunto: Exposição apresentada pela Exma. Senhora Bruna Alexandra Andrade David Exmos. Senhores, Acusamos a recepção da reclamação apresentada pela Exma. Senhora Bruna Alexandra Andrade David a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-24416279. No seguimento da exposição efetuada, informámos a Exma. Senhora Bruna Alexandra Andrade David, a mesma encontra-se em análise através do processo Endesa CA-24416198, esperamos ser o mais breves possível. Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito a Exma. Senhora Bruna Alexandra Andrade David, a 21 de julho de 2025. Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir. Sem mais assunto e com os melhores cumprimentos, Endesa Energia Sucursal em Portugal

B. D.

Para: Endesa Energia, S.A.

01/08/2025

Boa tarde. O meu contrato de electricidade já se encontra novamente na EDP, de onde nunca deveria ter saído, uma vez que não autorizei nem assinei nada para esta mudança. O de gás natural ainda não! Em relação ao pedido que fiz à endesa através da linha de apoio ao cliente, para me enviarem os documentos por mim assinados a dia 11/07 (dia em que nem estive em casa) a comprovar a minha aceitação para a mudança de comercializador, até ao momento não recebi nada. Uma vez que foi através de um comercial porta a porta, deveriam ter os documentos por mim assinados para esta alteração! Aguardo com a maior brevidade que ambos os meus serviços, electricidade e gás natural, voltem para a operadora anterior a toda esta trapalhada. Volto a frisar que não efetuei qualquer pedido ou autorização para mudança de comercializador. Grata pela atenção

B. D.

Para: Endesa Energia, S.A.

19/08/2025

Boa tarde. Faz hoje um mês que efetuei esta reclamação. No entanto, o meu serviço de gás continua na Endesa em vez da EDP, sem meu consentimento. Também aguardo receber os documentos por mim assinados (que não existem!), em como autorizei a mudança de comercializador. Grata pela atenção.

Assistência solicitada 04 setembro 2025

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