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Mudança de comercializador por falha de segurança

Em curso Pública

Problema identificado:

Problemas na prestação do serviço

Reclamação

A. R.

Para: Endesa Energia, S.A.

28/11/2025

A Endesa, não explicou como foi possível, alguém estranho ao contrato de eletricidade, aceder com email e telemóvel desconhecidos, o que denota uma falha "muito grave" de segurança, mudar os acessos e por conseguinte cancelar o serviço com penalização do cliente. A Endesa não enviou qualquer fatura a partir de 02/08/2025 para o email associado, como habitualmente. A Endesa não enviou a referencia de pagamento MB para o telemóvel associado, como habitualmente. A Endesa está a cobrar juros de mora por faturas não enviadas. A Endesa pode informar como é possível aceitar a transferência de comercializadora e que documentos aceitou e reconheceu como validos? A Endesa escusou-se a responder à maior parte das perguntas que quero ver esclarecidas. Pretendo que o contrato seja reposto nas condições que estavam em vigor, se entendam com a outra comercializadora, confirmem a reposição da legalidade e enviem as faturas sem taxinhas para o email correto. Espero que a potência não seja reduzida, não haja corte de energia, nem que o contrato cancelado até averiguarem o motivo que expôs a proteção de dados "RGPD". Gostaria de ter conhecimento do email e telemóvel que a Endesa aceitou, visto não serem os do contrato e terem sido aceites às 03:43 e 03:44 da madrugada, de forma fraudulenta. A Endesa permitiu a um estranho registar-se do "my endesa" e apropriar-se de dados pessoais. Houve corte de energia com prejuízos a calcular. Os meus respeitosos cumprimentos Armando Ribeiro

Mensagens (6)

Endesa Energia, S.A.

Para: A. R.

02/12/2025

A/C: Serviço de informações Processo Endesa: CA-26321294 Refª DECO: 13898863 Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Armando Ribeiro Exmos. Senhores, Acusamos a receção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Armando Ribeiro a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-26321294. No seguimento da exposição efetuada informámos o(a) Exmo(a). Senhor(a) Armando Ribeiro que por questões de confidencialidade e segurança, pedidos de informação ou modificação contratual, devem ser dirigidos aos nossos serviços pelo titular do contrato. Informamos igualmente que se considera legitima a representação do titular do contrato por qualquer pessoa/entidade, apresentando para os devidos efeitos uma procuração assinada pelo titular. Para que seja possível darmos seguimento do pedido, solicitamos que nos remeta, no prazo de cinco dias, cópia da certidão de óbito do titular do contrato. Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(à) Exmo(a). Senhor(a) Armando Ribeiro, a 02 de dezembro de 2025. A Endesa permanece à disposição para qualquer questão adicional. Sem mais assunto e com os melhores cumprimentos, Endesa Energia Sucursal em Portugal

A. R.

Para: Endesa Energia, S.A.

02/12/2025

Por questões do RGPD e tal como a Endesa, por questões de confidencialidade, não irei enviar a certidão de óbito. O titular do contrato já não pode enviar nem assinar qualquer documento. A Endesa esquiva-se sempre às perguntas. Quando tiverem concluído o processo interno voltem a comunicar. A moradia continua sem energia pela tal falha de segurança na proteção com consequência de prejuízos ao consumidor. Cumprimentos Armando Ribeiro

Endesa Energia, S.A.

Para: A. R.

12/12/2025

Processo Endesa: CA-26321294 Refª DECO: 13898863 Exmos Senhores, Após análise da sua exposição, informamos que a situação exposta se encontra a ser gerida pelos nossos serviços, através do processo interno nº CA-26321959. Procuraremos ser breves na resolução da mesma e agradecemos desde já a sua compreensão. Sem mais assunto e com os melhores cumprimentos, Endesa Energia Sucursal em Portugal

Endesa Energia, S.A.

Para: A. R.

17/12/2025

A/C: Serviço de informações Processo Endesa: CA-26321959 Refª DECO: 13898863 Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Armando Ribeiro Exmos. Senhores, No seguimento da exposição apresentada no dia 26/07/2024 com o n.º CA-20975598 pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Armando Ribeiro, informamos que, devido à complexidade da situação apresentada, será fundamental confirmar vários dados necessários para a sua correta resolução. De todo o modo, asseguramos uma resposta às questões do(a) Exmo(a). Senhor(a) Armando Ribeiro no prazo máximo de 15 dias desde a data de emissão desta comunicação. A Endesa está à inteira disposição para o esclarecimento de quaisquer dúvidas adicionais. Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito à(ao) Exmo(a). Senhor(a) Armando Ribeiro, a 6 de janeiro de 2022. Sem mais assunto e com os melhores cumprimentos, Endesa Energia Sucursal em Portugal

A. R.

Para: Endesa Energia, S.A.

17/12/2025

Processo Endesa: CA-26321959 Refª DECO: 13898863 A reclamação foi efetuada em novembro de 2025, relativa a falta de segurança registada em 30/08/2025 que originou o corte de energia desde 24/11/2025. A Endesa responde em 17/12/2025 a referir que uma exposição de 26/07/2024 que na verdade foi efetuada em 28/11/2025 e à qual Endesa afirma que respondeu em 06/01/2022. É vergonhosa a resposta dada pela Endesa que mais parece o "regresso ao passado". Devo ainda informar, que me telefonaram da Endesa, no dia 15/12/2025 e que rejeita a responsabilidade da falta de segurança notável que tem na na matéria. A falha da Endesa, que permitiu que alguém registasse o CPE na comercializadora G9, sem conhecimento do cliente, e que por sua mandou efetuar o corte de energia desde 24/11/2025 e prevalece. Esta empresa enviou uma carta a informar que ira pedir o corte de energia a partir de 22/12/2025, ao CPE que já cortaram a energia em 24/11/2025. Por sorte não havia ninguém com aparelho de oxigénio neste CPE. Houve prejuízos originados financeiros e psicológicos pela "FALHA DE SEGURANÇA DA ENDESA" e que despoletaram a situação que a família está a viver. A Endesa deveria pensar em reforçar a segurança e repensar dar formação a quem responde às reclamações. Continuo a aguardar a reposição do serviço à data de 30/08/2025. Cumprimentos

A. R.

Para: Endesa Energia, S.A.

17/12/2025

Processo Endesa: CA-26321959 Refª DECO: 13898863 A reclamação foi efetuada em novembro de 2025, relativa a falta de segurança registada em 30/08/2025 que originou o corte de energia desde 24/11/2025. A Endesa responde em 17/12/2025 a referir uma exposição de 26/07/2024 que na verdade foi efetuada em 28/11/2025 e à qual Endesa afirma que respondeu em 06/01/2022. É vergonhosa a resposta dada pela Endesa que mais parece o "regresso ao passado". Devo ainda informar, que me telefonaram da Endesa, no dia 15/12/2025 e que rejeita a responsabilidade da falta de segurança notável que tem na na matéria. A falha da Endesa, que permitiu que alguém registasse o CPE na comercializadora G9, sem conhecimento do cliente, e que por sua iniciativa mandou efetuar o corte de energia desde 24/11/2025 e prevalece. Esta empresa enviou uma carta a informar que irá pedir o corte de energia a partir de 22/12/2025, ao CPE que já cortaram a energia em 24/11/2025. Por sorte não havia ninguém com aparelho de oxigénio neste CPE. Houve prejuízos originados financeiros e psicológicos pela "FALHA DE SEGURANÇA DA ENDESA" e que despoletaram a situação que a família está a viver. A Endesa deveria repensar a segurança e repensar dar formação a quem responde às reclamações. Continuo a aguardar a reposição do serviço à data de 30/08/2025. Cumprimentos


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