Bom dia!
Venho relatar um incidente infeliz com um motorista TVDE, ocorrido hoje, dia 18 de dezembro de 2025, entre as 9h e as 9h15, entre Sete Rios e a Av. José Malhoa, em Lisboa.
Eu não me encontrava na viatura TVDE, mas na minha viatura particular, a caminho do meu local de trabalho, e estava a passar, como faço todos os dias, em Sete Rios, quando um condutor TVDE num DACIA branco, com matrícula BC-70-CE, buzinou fortemente atrás de mim para eu andar mais depressa, assim que caiu o sinal verde. Eu não podia avançar depressa por ter viaturas à minha frente, mas o dito condutor mudou de faixa e mais à frente guinou intencional e subitamente à minha frente, forçando-me a travar repentinamente, evitando eu uma colisão com essa viatura.
Buzinei para chamar a atenção, mas o condutor agravou a sua conduta perigosa e inqualificável, quando estávamos a virar nas Torres Gémeas para a Av. José Malhoa. Aí, ziguezagueou perigosamente entre as faixas da esquerda e da direita, sem nunca ter feito o pisca para nenhum dos lados. E quando passou por mim, percebi que estava sozinho na viatura e esbracejava energicamente com os olhos esbugalhados de raiva. Verifiquei que manteve esse modo de condução ao longo de toda a Av. José Malhoa, à minha frente, tendo-o perdido de vista, felizmente, porque abrandei prudentemente a velocidade logo no início da avenida e porque ele virou para a R. Dr. Júlio Dantas, que vai dar à clínica dos SAMS, e eu continuei em frente na R. Ramalho Ortigão.
Ressalvo que sou condutora cuidadosa, desde 1990 (há 35 anos), sem sinistros, e também utilizadora dos serviços TVDE, por isso, alerto para a perigosidade deste motorista que certamente trabalha para a Uber e a Bolt, pelo que peço que ele seja rapidamente localizado, sinalizado e castigado, pois colocou em perigo todos os condutores que circulavam no percurso que indiquei, e, como tal, não tem perfil para ter nas mãos as vidas de pessoas- quer passageiros, quer condutores. Excedeu os limites de velocidade, não fez pisca quando mudava de direção e ainda me insultou com gestos. Nem quero sequer imaginar que, um dia, numa viatura TVDE, teria de encarar tal indivíduo.
Não testemunhei nenhum acidente, porque eu e outros condutores adotámos uma condução defensiva e cautelosa para evitar colisões.
Peço receção a esta mensagem e desejo não ter de utilizar outras instâncias legais para penalizar este condutor. Se a polícia se encontrasse no local, este condutor teria sido multado, a ponto de lhe ser apreendida a carta de condução. Apelo para que seja dada formação rigorosa e devida a todos os condutores TVDE.
Melhores cumprimentos,
CG