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Morosidade e falta de clareza do processo para revenda de energia excedente (autoconsumo)

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

C. M.

Para: Produção Autoconsumo - Energia Simples

19/01/2022

No decorrer do ano de 2019, colocámos na nossa habitação painéis foto-voltaicos para produção de energia para auto consumo.Depois da instalação do equipamento, iniciámos os trâmites para alteração do contador para um contador bidirecional e contactámos a entidade Energia Simples para a revenda do excedente produzido. No mês de Julho, foi enviada a informação solicitada a fim de se estabelecer o contrato e o contrato, devidamente reconhecido por cartório notarial, foi igualmente enviado.Assim, foi com surpresa que a 19 de novembro de 2020, recebemos um mail da Energia Simples comunicando que, afinal, o contrato de venda de excedente não tinha sido aceite, propondo a transferência dos clientes em situação idêntica à nossa para a Energia Simples de Espanha.Não tendo plenamente entendido o teor da comunicação enviada, enviei um mail a 25 de novembro com algumas perguntas. Este mail nunca teve resposta.- Serve esta para reclamar da morosidade e da falta de clareza do processo. Depois de instalados os painéis foto-voltaicos, o processo para operacionalizar o auto consumo e a revenda de excedente é moroso e pouco claro: há várias entidades envolvidas e é difícil perceber as funções de cada uma.- Por outro lado, solicitamos uma resposta ao às perguntas colocadas no mail de 25 de novembro (transcrição do mail: 1- Gostava de perceber melhor o que entendem por a aplicação do fornecimento supletivo aos seus cliente. 2 - Está a dizer-me que não existe nenhuma entidade em Portugal que compre o excedente de produção de quem tem panéis fotovoltaicos?3 - Está a dizer-me que, se eu quiser vender o meu excedente, terei de fazê-lo através de uma empresa espanhola?4 - Ou seja: estes meses todos, o meu excedente de energia tem sido injectado na rede gratuitamente?)- Gostávamos de saber em que ponto se encontra a situação.Em anexo, encontrem a cópia da nossa resposta à vossa comunicação de 19 de Novembro de 2021, assim com o vosso mail a que se reporta a nossa resposta.

Mensagens (3)

Produção Autoconsumo - Energia Simples

Para: C. M.

19/01/2022

Bom dia,Agradecemos desde já o seu contacto.Confirmamos a receção do seu e-mail e o mesmo será respondido tão breve quanto possível.Obrigada

Produção Autoconsumo - Energia Simples

Para: C. M.

24/01/2022

Exmos. Senhores,Os meus melhores cumprimentos.Antes de mais, a Energia Simples lamenta os transtornos decorrentes da situação descrita, informando desde já que a reclamação enviada foi alvo da melhor atenção por parte dos nossos serviços, sendo que dessa análise concluiu-se que: 1. Relativamente à morosidade do processo:- O atraso verificado não é da responsabilidade da Energia Simples, uma vez que para a ativação da unidade de produção de autoconsumo (UPAC), após a submissão de toda a documentação necessária para o efeito, é necessário duas entidades se pronunciarem, primeiramente a REN (rede elétrica Nacional) que tem de autorizar a ativação dessa mesma UPAC, e seguidamente o OMIE (operador de mercado elétrico), terá de ativar efetivamente a UPAC, o que não o fez. 1. Relativamente ao pedido de alteração da titularidade do contrato da simples energia para a simples energia es:- A OMIE não ativou o contrato, por questões alheias à aqui cliente, e a Simples Energia, por forma a resolver a situação, propôs à aqui Cliente que ativasse com outra empresa pertencente a 100% pela Energia Simples, permanecendo tudo igual, essa alteração seria totalmente gratuita.Lamentamos contudo os constrangimentos da presente situação,Ao dispor para o que se afigurar necessário.Com os melhores cumprimentos,Energia Simples[cid:image008.png@01D81138.DA6A4CF0]A Simples 2.0 está a chegar.Veja o Vídeo:[XhCsVePA66A][cid:image005.gif@01D81136.D4A774C0][cid:image006.gif@01D81136.D4A774C0][cid:image007.gif@01D81136.D4A774C0]Facebook Linkedin TwitterRua Aleixo da Mota 86 R/C B4150-044 PortoT.: (+351) 220 046 136Este e-mail, assim como os ficheiros eventualmente anexos, pode conter informação confidencial e/ou privilegiada, e é reservado ao(s) seu(s) destinatário(s). Se não é o seu destinatário, ou se recebeu esta mensagem por erro, solicitamos que notifique imediatamente o expedidor, que não faça qualquer uso ou divulgação do seu conteúdo e que proceda à sua eliminação permanente e dos respetivos anexos, se existirem. Qualquer cópia não autorizada, divulgação ou distribuição do conteúdo deste e-mail são estritamente proibidas.This message, together with any attachments, may contain confidential and/or legally privileged information intended only for its recipient(s). If you are not the intended recipient, or have received this message in error, please email it back to the sender and permanently delete it from your computer system. Please do not read, print, re-transmit, store or act in reliance on it or any attachments. Any unauthorized copying, publication or distribution of this message and/or its attachments is strictly prohibited.

C. M.

Para: Produção Autoconsumo - Energia Simples

11/02/2022

Bom dia,Agradeço a V. resposta.O cerne da minha reclamação foi a dificuldade em retirar informação clara da vossa comunicação.Assim:- qual o ponto da situação?: a OMIE já activou o contrato?O processo para revenda está em curso?É junto da OMIE que devo reclamar ou cane à Energia Simples fazê-lo?Cordialmente,


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