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Montante de devolução excessivo

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Desistência da compra

Reclamação

M. L.

Para: Worten

16/10/2024

No passado dia 21 de Agosto de 2024 comprei através da Worten Marketplace um colchão da marca Pikolin para substituir o actual da mesma marca. O vendedor que acabei por escolher é espanhol - Colchones Aznar. Sabendo como o processo de escolher um colchão pode ser complicado em termos de experimentar o produto, principalmente devido a dores nas costas, tive o cuidado de ler e reler as políticas de "teste" ao produto e devolução caso fosse necessário. Recebi o colchão no dia 17/09/2024. O colchão vinha embalado num plástico, sem ser em rolo, pelas suas características. Não cheguei a desembalá-lo sequer, e limitei-me a deitar-me em cima dele por um bocado, e percebi rapidamente que não era indicado para mim. Infelizmente o modelo do colchão que tenho actualmente já não existe, então contactei a Pikolin diretamente a pedir uma sugestão para qual seria o modelo novo mais recomendado. Como diferia do modelo que comprei, contactei o vendedor, sempre através da Worten Marketplace a pedir que fosse feita a devolução e a demonstrar o meu interesse em adquirir o modelo correcto (mais caro por sinal). Novamente, tive o cuidado de ir rever a política de devolução e confirmar os valores a pagar em caso de devolução do produto no seu estado original e daquele tamanho. Eram 19eur. Pelo sim, pelo não, tirei print screen da informação. Este contacto foi a 18/09/2024. Na política de devolução constava que caso o produto tivesse sido desembalado e usado diretamente, o custo máximo seria 60Eur. O vendedor respondeu no dia 19/09/2024 a indicar que a devolução teria um custo para mim de 100Eur. Face à minha posterior resposta a indicar que o produto estava na embalagem original, a referir o custo de 19eur da política de devolução, apercebi-me que o vendedor alterou a dita informação para que o valor máximo em caso de desembalamento fosse de facto 100eur. No meu caso, no entanto, voltei a referir que o mesmo não tinha sido desembalado, etc. A partir daqui, o vendedor continuou a insistir no valor máximo, eventualmente baixou para 60eur, mas sempre sem aceitar a devolução pelos 19. Por esta razão, contactei diretamente a Worten a explicar a situação, comprovando tudo o que referi. A Worten assegurou-me que estava absolutamente dentro dos meus direitos e que iriam resolver a situação com o vendedor, mas desde então nada fizeram sem ser justificar ausência de resolução, confundir o processo, em que basicamente tenho de explicar tudo de cada vez que falo com eles, essencialmente sem assumirem também a responsabilidade que tem. Durante este período, tenho o colchão bem guardado para garantir o seu bom estado, bem como comprei um novo colchão, diretamente á Pikolin. Indiquei tanto á Worten, como ao vendedor espanhol que já não pretendia comprar um novo, apenas efetuar a minha devolução, a que tenho direito, no prazo dos 14 dias após a recepção. Prazo esse que entretanto passou, mas que a Worten novamente assegurou que não tinha importância, pois o 1º contacto teria sido no dia seguinte à recepção do colchão. Anexo o print screen da política de devoluções tirado a dia 17/09/2024, bem como as fotos do estado do colchão, enviadas à Worten a comprovar o estado original do mesmo. Acabei por comprar dois colchões, que estou a pagar ainda ambos, e o meu direito de consumidor está a ser ignorado, bem como a Worten não está a tomar a responsabilidade nesta situação. Obrigado.

Mensagens (1)

M. L.

Para: Worten

16/10/2024

Anexo ao processo algumas partes da comunicação entre nós e o vendedor através do serviço de mensagens do Marketplace da Worten. Tive de editar em várias colagens para poder caber facilmente aqui. Mostra claramente a recusa do vendedor em aceitar os termos que ele próprio indica, bem como a mudança de valores entre respostas, que muda a belo prazer. Ordem dos anexos, a terminar em: ...28 ...33 ...39 A comunicação com a Worten tem sido maioritariamente por telefone. Os emails enviados sobre este assumo foi para enviar as fotos do colchão como prova do estado original em que o recebemos. A outra situação foi após ter usado o formulário de pedido de devolução, no qual recebi uma resposta pouco cuidada sem a devida análise da situação, e a minha resposta à mesma. Ordem dos anexos: ...53 - prova fotográfica após a 1ª conversa com a linha de apoio da Worten. ...12 - resposta ao formulário de devolução ...54 - resposta a esse mail, voltando a explicar tudo novamente. Não obtive qualquer resposta da parte da Worten. Obrigado

Assistência solicitada 17 outubro 2024

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