Exmos. Senhores,
Em 17 de Abril de 2025 adquiri, uma Máquina de Lavar Louça da marca MIELE (G5110SC BRWS) por 799,99€, com prolongamento de garantia de + 2 anos por 109€, resultando no total de 908,99€. A referência da encomenda é 0/25023439 + 0/25023442). A compra foi feita da Rádio Popular das Caldas da Rainha.
Em 25 de Abril de 2025 recebi o vosso produto, mas sucede que este apresenta defeito: a máquina apresentou desde o início um erro antes de iniciar a lavagens, mas procedia de seguida à lavagem normalmente. Após poucos ciclos de lavagem, passou a apresentar definitivamente um erro (F78) sempre que accionado o botão start, e deixou de funcionar por completo.
Após várias tentativas, dias seguidos, para conseguir contactar a Rádio Popular (a espera telefónica prolongada obrigou várias vezes ao fim da chamada antes de ser atendida) consegui comunicar o problema para que actuassem em conformidade. Recebi como resposta que seria enviado um técnico da MIELE ao local. Após alguns dias de espera o técnico veio ao local, realizou vários testes ao equipamento e conclui que a máquina tinha um defeito de origem, grave, que implicava a desmontagem quase total e substituição de peças.
Perante essa resposta, recusei o arranjo proposto pela loja e comuniquei que queria então que me trocassem o artigo por outro igual, e que esta substituição deveria ser feita o mais breve possível.
Após vários telefonemas, sem resolução, sendo sempre dada a indicação para o arranjo do equipamento, a Rádio Popular informou que apenas poderia proceder à substituição da máquina se a MIELE se responsabilizasse. Foi-me ainda pedido que enviasse um email directamente à marca a fazer uma reclamação. Fiz o envio da reclamação à MIELE, e recebi como resposta da marca que a compra foi feita na Radio Popular e por isso a responsabilidade era da loja e não da marca.
Voltámos a contactar a Rádio Popular por telefone, sem sucesso, o que nos obrigou a, no dia 24 de Junho de 2025, deslocar à loja da compra, nas Caldas da Rainha (a 20km de distância da minha residência), e qual foi o espanto quando percebi que não havia qualquer registo da nossa reclamação e do processo. Supostamente, a situação foi então exposta e reclamada, dando início ao processo de resolução. Voltámos a pedir a substituição da máquina, sendo o nosso direito receber o equipamento novo em total condição de funcionamento, como adquirido e prontamente pago.
Fomos contactados por telefone a partir da Radio Popular das Caldas da Rainha cerca de três semanas depois para avisar que continuavam a tentar resolver o problema, na tentativa de fazer a substituição da máquina.
Qualquer prazo para a resolução do problema já foi ultrapassado, sem que me tivessem substituído o artigo defeituoso, e também sem qualquer comunicação da vossa parte, o que não é admissível.
Exijo que procedam à substituição imediata do artigo defeituoso, ou tomarei as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos.
Cumprimentos.